Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

F2B - Retorno automático [RESOLVIDO!]


Visitante Malcriado

Posts Recomendados

Visitante Malcriado

É possível que muitos aqui utilizem a F2B como gerenciador financeiro (eu sou um deles). Também acredito que muitos utilizem o WHMCS como gerenciador do negócio em si (hospedagem).

Pois bem, muitos reclamavam da integração entre F2B e WHMCS alegando que o retorno, que eles dizem ser automático, na verdade não é. E isso é verdade. O retorno não é 100% automático e exige um pequeno, porém chato, processo manual.

Como todo mundo reclamava (com razão), mas ninguém fazia nada. Resolvi abordar este assunto diretamente com eles enquanto resolvia outros problemas de integração. Então conversando hoje com o Kleber, área técnica da F2B, expliquei a ele sobre a necessidade de um retorno automático para os usuários do WHMCS e ele me explanou várias coisas a respeito dos motivos do retorno não ser totalmente automático. Um deles seria que se o retorno fosse automático e por algum motivo o servidor onde o WHMCS estivesse instalado não estivesse disponível, o status da cobrança não seria atualizado e a F2B seria responsabilizada.

Entendi a colocação, porém não concordei. Pois neste caso a F2B não teria responsabilidade sobre a falha na comunicação entre os sistemas. Ela emitiu o novo status, o sistema que não o recebeu.

Insisti e sugeri então que este sistema fosse feito de forma que executasse essa função ao menos 2 vezes ao dia, para diminuir a probabilidade deste problema. Ou melhor que isso, que eles desenvolvessem uma rotina CRON que fizesse o WHMCS ir até a F2B, consultar o status das faturas através do serviço Web Services (que eles oferecem) e depois voltar com o status.

Ele gostou da idéia e levou à direção. Qual a boa notícia? Ele voltou e me disse, em primeira mão, que conversou com a diretoria e que até a semana que vem todos os clientes poderiam contar com o retorno 100% automático.

Essa é uma excelente notícia para os usuários do WHMCS e F2B.

De quebra, ainda solucionamos 2 problemas adicionais. A data do vcto e a data do pgto.

A verificação da F2B se fosse feita depois do dia do vcto (por exemplo, 2 dias depois), era entendida pelo WHMCS como se tivesse sido paga naquele dia. Então se a fatura venceu no dia 05, o cliente pagou dentro do vcto , mas vc so fez a verificação no dia 07, o WHMCS entendia que a fatura tinha sido paga no dia 07 e não no 05. Erro crasso que gerava multas indevidas e dores-de-cabeça.

Corrigimos isso e agora o retorno (semi-automático) já está configurado para enviar não apenas o status da fatura, mas tb a data em que foi paga.

Outra coisa que corrigimos é a data de vcto. Antes se a data de vcto era para o dia 10 e o cliente gerasse a fatura no dia 05, a data de vcto dessa fatura era para o mesmo dia (dia em que foi gerada e não para o dia do vcto original). Agora mesmo que o cliente gere a fatura antes, a data de vcto será a mesma do WHMCS.

Então agora acho que vai ficar tudo ajustado para funcionar perfeitamente com o WHMCS.

Boa notícia pra mim e pra vc.

Abs

PS: Para quem quiser, também tem um grupinho bom falando sobre Host aqui:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=42155629

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Malcriado

É possível que muitos aqui utilizem a F2B como gerenciador financeiro (eu sou um deles). Também acredito que muitos utilizem o WHMCS como gerenciador do negócio em si (hospedagem).

Pois bem, muitos reclamavam da integração entre F2B e WHMCS alegando que o retorno, que eles dizem ser automático, na verdade não é. E isso é verdade. O retorno não é 100% automático e exige um pequeno, porém chato, processo manual.

Como todo mundo reclamava (com razão), mas ninguém fazia nada. Resolvi abordar este assunto diretamente com eles enquanto resolvia outros problemas de integração. Então conversando hoje com o Kleber, área técnica da F2B, expliquei a ele sobre a necessidade de um retorno automático para os usuários do WHMCS e ele me explanou várias coisas a respeito dos motivos do retorno não ser totalmente automático. Um deles seria que se o retorno fosse automático e por algum motivo o servidor onde o WHMCS estivesse instalado não estivesse disponível, o status da cobrança não seria atualizado e a F2B seria responsabilizada.

Entendi a colocação, porém não concordei. Pois neste caso a F2B não teria responsabilidade sobre a falha na comunicação entre os sistemas. Ela emitiu o novo status, o sistema que não o recebeu.

Insisti e sugeri então que este sistema fosse feito de forma que executasse essa função ao menos 2 vezes ao dia, para diminuir a probabilidade deste problema. Ou melhor que isso, que eles desenvolvessem uma rotina CRON que fizesse o WHMCS ir até a F2B, consultar o status das faturas através do serviço Web Services (que eles oferecem) e depois voltar com o status.

Ele gostou da idéia e levou à direção. Qual a boa notícia? Ele voltou e me disse, em primeira mão, que conversou com a diretoria e que até a semana que vem todos os clientes poderiam contar com o retorno 100% automático.

Essa é uma excelente notícia para os usuários do WHMCS e F2B.

De quebra, ainda solucionamos 2 problemas adicionais. A data do vcto e a data do pgto.

A verificação da F2B se fosse feita depois do dia do vcto (por exemplo, 2 dias depois), era entendida pelo WHMCS como se tivesse sido paga naquele dia. Então se a fatura venceu no dia 05, o cliente pagou dentro do vcto , mas vc so fez a verificação no dia 07, o WHMCS entendia que a fatura tinha sido paga no dia 07 e não no 05. Erro crasso que gerava multas indevidas e dores-de-cabeça.

Corrigimos isso e agora o retorno (semi-automático) já está configurado para enviar não apenas o status da fatura, mas tb a data em que foi paga.

Outra coisa que corrigimos é a data de vcto. Antes se a data de vcto era para o dia 10 e o cliente gerasse a fatura no dia 05, a data de vcto dessa fatura era para o mesmo dia (dia em que foi gerada e não para o dia do vcto original). Agora mesmo que o cliente gere a fatura antes, a data de vcto será a mesma do WHMCS.

Então agora acho que vai ficar tudo ajustado para funcionar perfeitamente com o WHMCS.

Boa notícia pra mim e pra vc.

Abs

PS: Para quem quiser, também tem um grupinho bom falando sobre Host aqui:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=42155629

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Malcriado

Não, não é uma versão beta.

O arquivo atual do site possui uma pequena modificação. A mudança de fato ocorreu no próprio sistema da F2B. Se vc for em Cobrança F2B > Configuração > WHMCS - Retorno Automático, vai ver que existem 2 caixas que podem ser marcadas: Retorno automático e retorno semi-automatico.

Marque as duas e manda ver!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae Malcriado!

Estavamos conversando no chat outro dia sobre o MoIP vs F2b...

Cara, agora nao tem mais o q falar cheesy.gif

Testei e está funcionando perfeitamente.. muito bom.

Só notei que se vc marcar a fatura como paga manualmente no f2b, não é dado baixa no whmcs, mas isso é detalhe...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Malcriado

Fala Zanin, blz?

Se vc está utilizando o WHMCS como gerenciador financeiro e recebeu de um cliente de outra forma que não o seu sistema de cobrança online (por ex depósito na conta, ou diretamente em mãos) vc tem que fazer esse registro manual de pgto no WHMCS e não na F2B.

Quando se utiliza o WHMCS como gerenciador financeiro, a F2B perde a sua função inicial de controle e funciona apenas como receptor de valores. O controle passa a ser todo no WHMCS.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Malcriado

Mas é como lhe falei. Ou o controle é feito no WHMCS ou na F2B. Se vc escolheu fazer no WHMCS, esqueça a F2B para essa função. Vão haver boletos em aberto? Sim, mas e daí? Se o controle é pelo WHMCS esqueça os boletos em aberto na F2B. Ela vai servir apenas para acumular o montante pago.

Do jeito que vc falou, vc vai fazer o controle em 2 lugares. Desnecessariamente.

Vc deve pensar nisso de forma conceitual e não de forma real. Pq talvez seja bonitinho deixar tudo organizado quando se tem 50 ou 100 clientes, mas como vai ser se vc tiver 20 mil clientes? Vai ficar fazendo dupla conferencia manual?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?