Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de backup incremental


Posts Recomendados

Script de backup incremental remoto de contas cPanel via rsync (necessário ter acesso root por SSH).
Este script permite o uso de um recurso do qual o cPanel (v64) atualmente não dispõe: backup incremental para um destino remoto.

Ele também pode ser integrado a um servidor FTP (precisaria ser feito manualmente por mim), de forma que permite acesso FTP aos dados salvos e cria uma senha para que cada conta de usuário e também os revendedores possam acessar o backup por FTP. Não sei se isso possa ser de algum proveito, mas isto permite que o cliente possa acessar os arquivos dele a qualquer momento.

Adicionalmente, eu posso indicar e implementar uma solução de backup com compactação transparente, que tem a seguinte vantagem: economiza espaço sem ter que descompactar todos os arquivos e combina o backup incremental com a compactação de dados no local de armazenamento.

Características e vantagens

  • Backup de todas as contas do servidor
  • Pagamento único, sem mensalidade
  • Atualizações e suporte por 1 ano
  • Código-fonte aberto que pode ser reutilizado
  • Pode usar compactação transparente
  • Pode ser integrado a um servidor FTP

Valor R$ 60,00 via boleto ou transferência bancária.

 

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jaime,

Poderia informar o que é exatamente a compactação transparente? não compreendi essa questão.

Responda essas perguntas se puder por favor:

O novo backup incremental do cpanel gera uma pasta com data, isso não deve gerar nenhum problema para utilizar seu script via cron?

Esse script pode ser usado via cron, digo no sentido de automatizar a criação desses backups semanalmente por exemplo.

A compactação é feita no servidor destino? cada backup é separado individulamente?

No script existe opção de não compactar os backups?

Existe a possibilidade do script alterar o proprietario dos arquivos de backup compactados ao finalizar todo o processo? digo para que um usuário ftp tenha acesso aos arquivos.

Obrigado

:)

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa não responder antes. Não deixei a senha salva no celular e não pude logar.

1 - Funciona independente do cPanel, você pode especificar outro local onde salvar;

2 - Pode agendar para rodar quando desejar, até mesmo de hora em hora;

3 - Compactação feita no servidor de destino, individualmente, conta por conta;

4 - A compactação é feita a nível do sistema de arquivos. Não é um simples arquivo .tar.gz. Não está ativada por padrão.

5 - Não me lembro se o proprietário é alterado, mas o usuário tem acesso por FTP aos arquivos (public_html, mysql, email).

Vale notar que a compactação (opcional) que eu sugeriria (lhe diria como fazer isso) não seria compactar como um arquivo .tar.gz, mas sim uma solução melhor do que backup compactado da forma tradicional.

 

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?