Daniel Wanderley Postado Julho 24, 2010 Compartilhar Postado Julho 24, 2010 1. Saiba por quê usá-lo O marketing direto é uma estratégia de apoio às campanhas de comunicação. Ele pode ser usado para fidelizar o público-alvo da sua empresa, dar suporte às forças de vendas ou promover vendas diretas. 2. Escolha o mailing correto Este é o primeiro passo para ter sucesso no marketing direto. Estude o mailing (banco de nomes e endereços) a ser utilizado – por melhor que seja, ele nunca estará pronto. Sempre que possível, acrescente dados que ajudem a segmentar o seu público-alvo. 3. Crie um mailing dentro da sua empresa Os melhores mailings são aqueles obtidos na sua própria empresa. Consulte os departamentos de vendas, compras e assistência técnica. Eles são fontes preciosas para conseguir dados sobre seus clientes. 4. Multiplique seu banco de nomes Desenvolva campanhas para obter novos nomes. Eles poderão ser seus futuros clientes. Utilize pessoas de seu mailing como agentes multiplicadores. 5. Busque aumentar o retorno de sua ação Analise os fatores que podem aumentar o retorno das suas ações de marketing direto. Os básicos são o produto, a oferta, a época em que foi feita a ação (mês, dia da semana), a forma de expedição (correio, carta, entrega pessoal), o tipo de retorno esperado (venda direta, pedido de mais informações, respostas a um questionário, vista a um ponto-de-venda), as formas de pagamento (cartão, boleto, cheque), o mecanismo de respostas oferecido (carta-resposta, telefone, fax, e-mail), a ação no ponto-de-venda e o número de vezes que você fez aquela ação para o momento para o mesmo público. 6. Saiba como impactar o público No caso de malas-diretas, estude as técnicas e “macetes” visuais para garantir a leitura e o impacto do material entre o público-alvo. Busque sempre conteúdo e forma diferenciados. 7. Não envie envelopes em branco Se sua mala-direta tiver envelope, crie um com cores e tamanhos diferenciados e chamadas criativas. Você destacará a sua peça entre outras correspondências que uma pessoa recebe diariamente. 8. Destaque as melhores ofertas Em qualquer peça impressa, deixe as melhores ofertas na frente ou em posição de destaque. Assim, você motivará os clientes a ler todo o material buscando novas vantagens. 9. Promova sorteios Segundo estudos, essa prática, especialmente quando associada á compra por impulso, aumenta o índice de respostas dos clientes em pelo menos 35%. 10. Esteja atento ao retorno do cliente Se um mesmo cliente comprar o seu produto ou serviço pela segunda vez, sua ação foi bem sucedida. Estudos indicam que pelo menos 80% das novas compras são feitas por 20% dos clientes que já tiveram uma boa experiência na empresa. Fonte: MP2 comunicação Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
luan122 Postado Dezembro 22, 2010 Compartilhar Postado Dezembro 22, 2010 Muito boa as dicas, embora algumas eu já conheça, tem algumas dicas que nunca utilizei ou pensei em utilizar, valeu! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Dezembro 22, 2010 Compartilhar Postado Dezembro 22, 2010 Ótimas dicas, gosto sempre de dar uma estudada no assunto :) ' Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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