Jump to content

Backuprun r1soft

adamkain

Recommended Posts

Bom dia Pessoal...

Este é meu primeiro post aqui. E aloquei ele em Segurança, pois diz respeito tanto a Dedicados como VPS, Clouds etc...

Andei lendo bastante o PDH no último mês e não encontrei nada sobre o Backuprun (R1Soft)...
Pelo que vi, o R1Soft tem um custo elevado, e apesar de ser uma excelente ferramenta, o pessoal acaba não usando, certo?

Sobre a empresa Backuprun, alguem mais pode dizer sobre?

Vou deixar um breve review aqui, pois estou usando o serviço a 5 meses e até agora estou gostando muito...

A instalação do Agent é bem fácil e você não precisa instalar uma VPS com R1Soft Enterprise e gerenciar isso, além do seu servidor.
Ao contratar os planos de armazenamento, a partir de 250Gb a $9 (na minha opinião, é um bom custo) já vem uma licença do Agent R1Soft ($ 2,5).
E aí vc tem acesso ao painel do R1Soft, que eles limitam muito por sinal, mas é conforme consta no contrato dele.

Por exemplo, não dá pra configurar o horário que os backups serão realizados. Eles configuram isso encaixando os horários para não sobrecarregar o servidor deles.
Mas eu entrei em contato e encaixei meu horário as 1h30am... que pra mim, ficou excelente, pois o processo de backup incremental (Manage Replication) roda em média em 30min.
Na hora da contratação vc escolhe entre 5 localizações de DataCenters, USA, NE, CA, GE e RO. 

Outra coisa, é sobre as retenções (RecoveryPoints). Elas não são apagadas automaticamente, o que acaba ocupando o seu armazenamento rapidinho. Mas pra contornar isso, é bem simples, basta se programar para fazer os Merges diariamente ou semanalmente como eu faço, mantendo a quantidade de cópias que deseja.

Para recuperar os dados, quem já conhece o R1Soft, sabe como é fácil. Como o software faz backup de todo o servidor e não somente das contas do cPanel, fica fácil de restaurar qualquer arquivo ou diretório (individual ou não ou do sistema) para o disco do servidor ou compactado para download. Além disso, dá pra restaurar no mesmo diretório ou qualquer outro da sua escolha. Ou seja, é realmente fácil e prático navegar entre os arquivos do servidor dentro dos RecoveryPoints.

A mesma coisa para as bases de dados, no meu caso MySQL. Dá pra navegar entre elas e entre os RecoveryPoints. Recuperar só uma base ou várias, com outro nome ou não.

O primeiro backup é full, ou sempre que o Servidor ou o Agent for reiniciado, os demais backups são incrementais, e por isso rodam beeeemm más rápido.
No meu caso, o servidor está com 450Gb usados, assim o FullBackup leva de 5h a 7h para completar, com compactação que reduz para aproximadamente 250Gb (Ratio 1.5 : 1). Os backups incrementais, rodam de 20m a 40m. E se não me engano tem encriptação do dados tbm.

Normalmente o suporte deles responde em torno de 2 horas.
Eu já precisei para arrumar um erro no banco de dados deles, que fazia com que meu Agent executasse sempre o FullBackup diariamente. Aí arrumaram lá, e voltou ao normal.

Segue alguns prints:

http://prntscr.com/dn120r - Task History (R1Soft)
http://prntscr.com/dn12x7 - RecoveryPoints (R1Soft)

Bom por enquanto é isso.
Fica como sugestão pro pessoal do PDH e quem mais tiver alguma experiencia com eles, comenta aí!

Abraços