PedroHenrique Postado Abril 20, 2016 Compartilhar Postado Abril 20, 2016 Eu tenho um VPS que está com problemas no DNS reverso. Queria a opnião dos amigos antes de entrar em contato com o suporte, pois a ajuda de todos aqui tem sido muito mais eficaz. É o seguinte Quase todas as mensagens de e-mail que meu servidor envia estão sendo devolvidas com a seguinte mensagem: ***** SMTP error from remote mail server after RCPT TO:<[email protected]>: 450 4.7.1 Client host rejected: cannot find your hostname,[ip secundario do meu servidor] Como podem ver na mensagem de erro acima, o IP que está enviando emails do meu servidor é o IP secundário e não o IP principal. Detalhe: todas as contas no servidor compartilham o IP principal e não o secundário. Então eu consultei o r-dns para o IP secundário em vários sites e os únicos que informaram que está errada a configuração foram: terra.com, ipok.com e wemail.sinos.net. Os demais até mesmo o mxtoolbox aponta a configuração reverso para o IP secundário como OK. No painel de controle no datacenter eu apontei tanto o IP principal quanto o IP secundário para o hostname do servidor. Uma outra informação importante é que, o IP secundário do meu servidor era o IP principal, mas o Datacenter adicionou um outro IP no meu servidor e colocou esse novo como principal e o outro passou a ser secundário e pelo o que estou entendendo, mesmo as contas estando apontando para o novo IP, o exim continua enviado os emails pelo IP antigo, que agora é secundário. Como que resolvo isso sem precisar do suporte do datacenter? Como que configuro o r-dns dentro do servidor no IP secundário? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PedroHenrique Postado Abril 20, 2016 Autor Compartilhar Postado Abril 20, 2016 Pessoal eu fiz uma configuração aqui por conta própria observando as configurações do servidor e depois de alguns minutos, creio que foi o tempo de propagação, a consulta pelo reverso no IP secundário do servidor passou a ser exibida nas consultas como configurado corretamente! Eu reparei que em zonas dns tem uma entrada para o dominio principal(dominio.com.br) e outra para o hostname(server.dominio.com.br). Então eu abri a entrada do hostname e prestei atenção na configuração. Não sei se o que eu fiz é correto ou acabei fazendo uma gambiarra na sorte. Vejam só. 1- No painel de controle do VPS no DC na configuração do reverso eu tinha configurado desse jeito: obs. Vou colocar IPs e hostnames fictícios IP Primário 192.168.0.200 -> server.dominio.com.br IP Secundário 192.168.0.201 -> server.dominio.com.br Então alterei dessa forma: IP secundário 192.168.0.201 -> server2.dominio.com.br 2- Fui no WHM e acessei "adicionar uma zona dns" No campo "IP" coloquei 192.168.0.201 e no campo "domain" coloquei server2.dominio.com.br Confirmei e foi criada uma zona dns para server2.dominio.com.br com o IP secundário. 3- Agora fui em "editar zona dns" e selecionei o dominio principal do servidor Na tela de edição eu adicionei uma entrada A dessa forma: server2 14400 IN A 192.168.0.201 Esperei propagar e aparentemente funcionou, pois em todas as consultas que fiz agora fala que o reverso para o meu IP secundário está configurado corretamente. É assim mesmo que faz a configuração? Pergunto pois vi vários tutoriais falando sobre editar arquivo do bind, criar entrada PTR. Até na documentação do cPanel eu vi essa explicação de configurar zona dns para o reverso com entrada PTR. Não entendi nada disso e acabei fazendo da forma que expliquei. Então, pode ficar desse jeito mesmo? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.