Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda urgente com r-DNS


PedroHenrique

Posts Recomendados

Eu tenho um VPS que está com problemas no DNS reverso. Queria a opnião dos amigos antes de entrar em contato com o suporte, pois a ajuda de todos aqui tem sido muito mais eficaz.

É o seguinte

Quase todas as mensagens de e-mail que meu servidor envia estão sendo devolvidas com a seguinte mensagem:

***** SMTP error from remote mail server after RCPT TO:<xxxxxxx@bol.com.br>: 450 4.7.1 Client host rejected: cannot find your hostname,[ip secundario do meu servidor]

Como podem ver na mensagem de erro acima, o IP que está enviando emails do meu servidor é o IP secundário e não o IP principal. Detalhe: todas as contas no servidor compartilham o IP principal e não o secundário. Então eu consultei o r-dns para o IP secundário em vários sites e os únicos que informaram que está errada a configuração foram: terra.com, ipok.com e wemail.sinos.net. Os demais até mesmo o mxtoolbox aponta a configuração reverso para o IP secundário como OK.

No painel de controle no datacenter eu apontei tanto o IP principal quanto o IP secundário para o hostname do servidor.

Uma outra informação importante é que, o IP secundário do meu servidor era o IP principal, mas o Datacenter adicionou um outro IP no meu servidor e colocou esse novo como principal e o outro passou a ser secundário e pelo o que estou entendendo, mesmo as contas estando apontando para o novo IP, o exim continua enviado os emails pelo IP antigo, que agora é secundário.

Como que resolvo isso sem precisar do suporte do datacenter? Como que configuro o r-dns dentro do servidor no IP secundário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu fiz uma configuração aqui por conta própria observando as configurações do servidor e depois de alguns minutos, creio que foi o tempo de propagação, a consulta pelo reverso no IP secundário do servidor passou a ser exibida nas consultas como configurado corretamente!

Eu reparei que em zonas dns tem uma entrada para o dominio principal(dominio.com.br) e outra para o hostname(server.dominio.com.br). Então eu abri a entrada do hostname e prestei atenção na configuração.

Não sei se o que eu fiz é correto ou acabei fazendo uma gambiarra na sorte. Vejam só.

1- No painel de controle do VPS no DC na configuração do reverso eu tinha configurado desse jeito: obs. Vou colocar IPs e hostnames fictícios

IP Primário 192.168.0.200  -> server.dominio.com.br
IP Secundário 192.168.0.201 -> server.dominio.com.br

Então alterei  dessa forma: IP secundário 192.168.0.201 -> server2.dominio.com.br

2- Fui no WHM e acessei "adicionar uma zona dns"

No campo "IP" coloquei 192.168.0.201 e no campo "domain" coloquei server2.dominio.com.br

Confirmei e foi criada uma zona dns para server2.dominio.com.br com o IP secundário.

3- Agora fui em "editar zona dns" e selecionei o dominio principal do servidor

Na tela de edição eu adicionei uma entrada A dessa forma:
server2 14400 IN A 192.168.0.201
 

Esperei propagar e aparentemente funcionou, pois em todas as consultas que fiz agora fala que o reverso para o meu IP secundário está configurado corretamente.

É assim mesmo que faz a configuração?  Pergunto pois vi vários tutoriais falando sobre editar arquivo do bind, criar entrada PTR. Até na documentação do cPanel eu vi essa explicação de configurar zona dns para o reverso com entrada PTR. Não entendi nada disso e acabei fazendo da forma que expliquei.

Então, pode ficar desse jeito mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?