Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MariaDB como servidor principal


RevendaHost

Posts Recomendados

Estou tentando melhorar o desempenho do meu servidor e por mais que eu otimize o MySQL, sempre tem momentos que ele consome memória de forma exagerada.

Resolvi fazer uns testes para decidir se devo mudar para o MariaDB na esperança de melhorar os serviços. Para isso eu aloquei um VPS com 1cores, 2GB de ram, CentOS 6.7 64bits e instalei o cPanel. Depois da instalação do cPanel eu apenas recompilei o Apache/PHP com as opções que já vêm padrão na instalação do cPanel e como sabem o MySQL é a versão 5.5. Não fiz nenhuma otimização.

Em outros momentos eu fiz o upgrade para a versão 5.6 e por último para o MariaDB 10.0. Sempre depois que fiz o upgrade eu recompilava o Apache e o PHP novamente, com as opções padrão.

Os resultados a princípio foram os seguintes:

MySQL 5.5

Processo mysql - consumindo 9% de memória

Memória total utilizada no servidor - 870Mb/2GB

MySQL 5.6

Processo mysql - consumindo 24.7% de memória

Memória total utilizada no servidor - 1.2GB/2GB

obs: com a versão 5.6 eu tentei uma otimização no my.cnf mas não surte resultados satisfatórios.

MariaDB 10.0

Processo mysql - consumindo 5% de memória

Memória total utilizada no servidor - 460mb/2GB

 

De cara já deu pra ver que o MariaDB consumiu menos recursos no servidor, apesar de não ter feito testes para forçar o servidor para ver até onde vai.

Agora pergunto aos colegas e especialmente a aqueles que usam o MariaDB como servidor; vale a pena fazer essa troca, vai ter algum impacto sobre as bases de dados existentes no servidor?

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RevendaHost Aqui desde que ficou como "recomendado" nós atualizamos nos servidores, sem nenhum problema. A performance e consumo melhorou consideravelmente.

 www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites | Revenda de Hospedagem cPanel | VPS KVM SSD | Streaming | Performance Superior com discos SSD NVMe e Litespeed! Data center Tier 4 HIVELOCITY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que você não precisa se preocupar com o consumo de RAM, e sim com o consumo de CPU.

O consumo de RAM você consegue otimizar com algumas alterações no my.cnf, mas o consumo de CPU quando se torna um problema, é triste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe me meter no post do colega @RevendaHost. Enfim sabendo que o MatiaDB é na verdade o MySQL, no caso tem algum risco de compatibilidade ou problemas caso se tenha o MariaDB rodando no servidor e faça a migração de uma conta vinda de outro servidor onde tinha o MySQL? E no sentido contrário, ou seja, migrar para um servidor rodando MySQL uma conta vinda de um servidor rodando MariaDB?

Pergunto isso pois tem pessoas que ficam migrando de revenda em revenda e pode em algum momento vir a acontecer uma questão dessas, de bases de dados diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigos pelas informações.

Estou a um tempo querendo apostar nessa mudança e depois dos comentários fiquei mais encorajado.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasOliveira estava lendo a pouco o seu post

Ainda é preciso seguir esses passos (em partes), visto que a migração pode ser feita direto pelo WHM, no caso a parte criação do repositório não seria necessária. No caso fazer a cópia do Mysql original sempre é bom, mas será que é preciso  seguir "Agora faça com que o cPanel não atualize " e "Remover todos os Mysql do servidor"

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RevendaHost disse:

@LucasOliveira estava lendo a pouco o seu post

Ainda é preciso seguir esses passos (em partes), visto que a migração pode ser feita direto pelo WHM, no caso a parte criação do repositório não seria necessária. No caso fazer a cópia do Mysql original sempre é bom, mas será que é preciso  seguir "Agora faça com que o cPanel não atualize " e "Remover todos os Mysql do servidor"

Fiz direto pelo WHM, na primeira vez. minha net caiu, ai rodou o servidor todo. Fiz o backup das contas, tive que formatar e reinstalar tudo e reconfigurar. Ai restaurei as contas. Depois dessa, fiz por um dedicado de um amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, msaulohenrique disse:

Fiz direto pelo WHM, na primeira vez. minha net caiu, ai rodou o servidor todo. Fiz o backup das contas, tive que formatar e reinstalar tudo e reconfigurar. Ai restaurei as contas. Depois dessa, fiz por um dedicado de um amigo.

Que estranho... pois se o servidor estiver fazendo algo mesmo que a net caia não vai interferir em nada, se o upgrade estiver rodando ele continua sem problemas.

Mas enfim, eu fiz o upgrade em um dos servidores em produção direto pelo WHM, antes eu apenas copiei o my.cnf e o diretório do mysql, os demais passos que o @LucasOliveira citou no post o próprio processo de upgrade executa.

Até o momento está de boa, não tiver problemas com as bases de dados, o load e o consumo de memória deu uma reduzida até que legal.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?