RNXTI Postado Fevereiro 15, 2011 Postado Fevereiro 15, 2011 Boa NOite, Pessoal, Eu tive o seguinte problema de ontem para hoje em meu servidor. Ontem por volta das 19horas da noite eu tive um cadastro usou um cupom antigo e a conta foi liberada eu suspeito logo bloquiei, ate ai ok, hoje um parceiro meu entrou em contato dizendo que o seu arquivo wp-config estava com varios links direcionando para outros sites, o engraçado que e so o wp-config, verifiquei outros sistemas o joomla e nada ocorreu e tb so foram em alguns wordpress, acredito que esse scadastro suspeito enviou algum arquivo estilo exploit que apenas foi nos wp-config e foram apenas uns 7 de todos os 12 que possuo no server. E o estranho e que o server em momento algum apresentou lentidão. Utilizo os seguintes Plugins em meu server: * Easy WHM Backup * Addon Script Manager * Clean Backups * ConfigServer Mail Manage * ConfigServer Mail Queues * ConfigServer ModSec Control * ConfigServer eXploit Scanner * ConfigServer Security&Firewall * Configure ClamAV Scanner * Configure cPanel Cron Times * Fantastico De Luxe WHM Admin * Mod Security * Munin Service Monitor * RVSiteBuilder Manager * RVSkin Manager * Setup Spamd Startup Configuration * Softaculous - Instant Installs * System Log Viewer - LogView * Xtra Ultimate Medidas que tomei: O whmcs precisa de alguns regras do Mod Securyt, usnaod o progrma # ConfigServer * ModSec Control bloqueie todas as regras, so liberando elas no site que necessecito, como acredito que foi um mini exploit. * Estou passando o # ConfigServer eXploit Scanner nesse momento no servidor e ate agora nada foi encontrado, ainda falta 40 contas. * Estarei apos isso testando todas as contas e verificando arquivos. * Estarei verificando logs de ontem e hoje. * Estarei entrando em contato com a softlayer para eles me ajudarem a rasterar para ver da onde veio. Gostaria da opniao de vocÇes o que acham que foi ? AS medidas que tomei foram adequadas ? Como posso melhorar essa parte de segurança. Desde ja agradeço a todos.
RNXTI Postado Fevereiro 15, 2011 Autor Postado Fevereiro 15, 2011 Estou achando que pode ter sido uma contaninação do muni segue logs que recebi a respeito do muni: Time: Tue Feb 15 16:01:16 2011 -0200 PID: 7458 Account: munin Uptime: 74 seconds Executable: /usr/bin/perl Command Line (often faked in exploits): /usr/share/munin/munin-update [linux.hpserver01.com] Network connections by the process (if any): tcp: 127.0.0.1:37991 -> 127.0.0.1:4949 Ja desistalei o munim do server.
tekobr Postado Fevereiro 15, 2011 Postado Fevereiro 15, 2011 Conseguiu resolver com a desinstalação do munin?
RNXTI Postado Fevereiro 16, 2011 Autor Postado Fevereiro 16, 2011 Conseguiu resolver com a desinstalação do munin? Os envios de email com atividades suspeitas do munin pararam, no server ja rodei antivirus, cxs e nada encontrado, eu acho que foi realmente essa conta, que tentou rodar algum sistema que inclui links no WP-Config.php do Wordpress, pois so apenas 7 wordpress tiveram problemas, Graças a Deus um de um cliente e os outros era meu então cliente nenhum foi afetado ate pq o server em momento nenhum apresentou lentidão ou processamentos em excesso.
RNXTI Postado Fevereiro 16, 2011 Autor Postado Fevereiro 16, 2011 Resolvido, Apos junto com a cpanel avaliarmos e o problema aconteceu por ftp, as contas que tiveram problemas foram todas onde um mesmo programador(Meu de confiança) tinha acesso, a maquina dele estava contaminada, então por isso so aconteceu nos sites onde ele utiliza. O Cpanel passou o pente fino no server e esta tudo 100%. Gostaria de alerta-los sobre os seguintes ips: 91.65.1.93 188.195.161.134 187.112.226.79 81.110.231.37 Esse ip 91.65.1.93 pertece uma empresa DE: person: Fred Mattig address: Kabel Deutschland Breitband Services GmbH address: Germaniastr. 17 address: 12099 Berlin address: DE phone: +49 30 4193 3200 fax-no: +49 (0) 30 4193 3119 abuse-mailbox: abuse@kabel-bb.de nic-hdl: FM464-RIPE mnt-by: MNT-KABELDEUTSCHLAND source: RIPE # Filtered Esse 188.195.161.134 fica na DE. person: Marcus Masche address: Kabel Deutschland Breitband Services GmbH Germaniastr 14-17 12099 Berlin fax-no: +49 89 96010 195 phone: +49 30 4193 3816 nic-hdl: MM12216-RIPE mnt-by: MNT-KABELDEUTSCHLAND source: RIPE # Filtered Fiquem alertas pois a cpanel que DE estão dando muito esses problemas. A cpanel recomendou utilizar o maximo o FTP, eles disseram que criaram o gerenciador online para que não se utiliza-se ftp. Pois o Gerenciador online e mais seguro que o FTP. Mas uma vezes gostaria de agradecer a todos do Portal do Host. Esta tudo certo foi apenas um susto e o server esta ok.
RNXTI Postado Fevereiro 16, 2011 Autor Postado Fevereiro 16, 2011 Ja ia me esquecendo, Podem Trancar o Topico. Considero como Problema resolvido.
Marco Antonio Postado Fevereiro 16, 2011 Postado Fevereiro 16, 2011 A pedido do usuario, topico trancado!
Posts Recomendados