Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cloud em ambiente VPS


Calltech

Posts Recomendados

VPS significa Virtual Private Server, ou em português Servidor Privado Virtual. Um servidor virtual pode ser feito em sobre qualquer coisa, seja uma unica máquina ou um super cloud com 1 milhão de máquinas........ Não invertam o sentido correto de VPS, pois as pessoas acham que VPS só pode ser feito com uma unica máquina física, mas essa forma foi a primeira a ser usada para criar VPS mas não é a única..........

Maclei, voce está errado. Esqueça o que significa a sigla VPS.

Não se faz VPS em cima de Cloud. E nem Cloud em cima de VPS. Cloud é uma máquina virtual. VPS é uma máquina virtual. O que muda em ambos, é a camada inferior abaixo da virtualização. No VPS é o a máquina real e no Cloud é uma plataforma de clusterização.

Sua comparação se equipararia a diferença entre Driver e Software. Um trabalha sobre a plataforma física e o outro sobre a plataforma lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, eu estou me apegando a siga VPS, por isso que tinha dito que a resposta dada não estava totalmente errada, pois vendo do lado do significado da sigla é uma máquina virtual.

E o cloud que andam vendendo por aí não é o cloud em si, e sim máquinas virtuais feitas em cima do cloud, pois cloud de verdade tem um software que faz o gerenciamento de todo o cloud.

Falo isso tendo como base aquele cloud lá da serverloft (a internacional) que você me indicou e que está em fase beta. Nele eu manipulava direto na plataforma do cloud deles, e eu criava vários servidores virtuais, até poderia montar uma rede interna de servidores virtuais.

Só não fiquei pois não tinha nada referente a hospedagem de sites, nessa fase beta só tem disponível a criação de banco de dados e mais outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falo isso tendo como base aquele cloud lá da serverloft (a internacional) que você me indicou e que está em fase beta. Nele eu manipulava direto na plataforma do cloud deles, e eu criava vários servidores virtuais, até poderia montar uma rede interna de servidores virtuais.

Só não fiquei pois não tinha nada referente a hospedagem de sites, nessa fase beta só tem disponível a criação de banco de dados e mais outras coisas.

Epa, epa, epa.

Agora entendi onde você está fazendo a confusão total. Cloud tem 5 maneiras de ser vendido:

1a = Vende-lo como uma máquina virtual dedicada, como faz o Vicente Neto. Na verdade essa venda se chama IaaS (infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço) que é quando se utiliza uma porcentagem de um servidor(no caso a plataforma de clusterização) com as configurações necessárias a sua necessidade, porém seu cloud é dedicado em relação aos demais sobre a mesma plataforma;

2a = Vender "aplicações" que são pago sob demanda, que é o caso da ServerLoft. Esse tipo de venda se chama PaaS(Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço) e nela você utiliza uma plataforma já pré-configurada para Banco de Dados, email, etc... E você paga pelo uso da plataforma.

Aí no caso da Serverloft, você não cria "clouds" e monta uma rede, mas é que cada plataforma que você precisa está num cloud diferente e já previamente configurada e rodando, aí voce tem a opçao de interligar tudo isso. Acho que era aq que voce estava fazendo a confusão com essa história de criar máquinas virtuais dentro de cloud...

Existem ainda outros 3 tipos de vendas de cloud-computing: DaaS(Desenvolvimento como serviço), CaaS(Comunicação como serviço) e SaaS(Software como Serviço, ex: Google Docs, Microsfoft Office Online, etc...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então esse tipo de venda da Serverloft é diferente e me confundiu, principalmente porque quand eu criava um servidor de banco de dados e atribuía um IP externo, eu acessava este servidor através do ssh, daí eu conclui que era um servidor virtual, vps.

Mas fugindo um pouco do assunto, eu achei o sistema deles bem interessante, pois você poderia ter um servidor rodando a interface externa, com a internet, e outro rodando o banco de dados interligado internamente a este através de uma rede virtual e que não tem ligação externa, garantindo uma segurança excelente dos dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então esse tipo de venda da Serverloft é diferente e me confundiu, principalmente porque quand eu criava um servidor de banco de dados e atribuía um IP externo, eu acessava este servidor através do ssh, daí eu conclui que era um servidor virtual, vps.

Mas fugindo um pouco do assunto, eu achei o sistema deles bem interessante, pois você poderia ter um servidor rodando a interface externa, com a internet, e outro rodando o banco de dados interligado internamente a este através de uma rede virtual e que não tem ligação externa, garantindo uma segurança excelente dos dados.

TAmbém gostei do sistema deles, pena que ainda é beta. Mas uma desvantagem é: não existe painel de controle para hosting para clouds do tipo PaaS. Ou seja, vc teria que montar um. Para mim que vou vender aplicativos, é ótimo, super-estável, muito mais barato... só que... problemático para manutenção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?