Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Criar um Servidor de Streaming de Video?


Posts Recomendados

Olá pessoal

 

Boa dia , Boa Tarde ou Boa noite .. risos

Sem mais delongas , como diz no titulo do tópico , queria saber como faço pra criar um servidor multimidia , um bem simples . Onde o cliente ao acessar o servidor seja capaz de ver videos ., musicas etc..

Algo bem simples , não penso em concorrer com netflix .. rs

É um trabalho da universidade da materia de redes 1 .

Gostaria que me ajudassem a como começar ,  falando sobre quais ferramentas normalmente são necessarias para isso e como funciona a logica do servidor .

Dei uma pesquisada e achei o red5, o wowza , o emby media.

Não entendi muito bem como aplicar essas ferramentas para desenvolver esse sistema .. Entretanto o red5 foi uma amiga que me indicou ela disse que com ele eu so precisaria programar o streaming.

Porém primeiro quero entender a lógica da coisa , pois além do trabalho pratico terei que produzir um artigo para explicar o funcionamento do sistema  logo terei que entender realmente as ferramentas que estarei utilizando.

Não sei se fui muito claro, então qualquer coisa me perguntem que tento esclarecer ... Estou aguardando o feedback de vocês .. por que realmente estou precisando risos !

 

P.S : Se estiver em area errada, peço a moderação que mova por favor !. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, brunowebmaster disse:

Bom, para criar um servidor de streaming de video, você pode usar o wowza.
Eu considero uns dos melhores nesta questão.

Porém, vale alerta que, o wowza é somente um servidor de streaming de video/audio(pode ser tanto para programação ao vivo quanto em demanda), é através dele que, você irá fazer as transmissões.
Já os catálogos dos videos dos Streamings, será necessário um site para a exibição daquele vídeo, porque é preciso ter um player pra exibição, e para exibir precisa de um site.

Até que existe, Softwares que fazem os dois, porém o desconheço.

Wirecast é uma boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, LeandroSA disse:

Utlize Wowza  + WSE MANAGER e Seja feliz!

Sim basicamente isso rss.
Só o amigo ai ter bolso pra licença wowza :p

 

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2016 at 22:33, Otavio disse:

Sim basicamente isso rss.
Só o amigo ai ter bolso pra licença wowza :p

 

Não tenho bolso pra licensa do wowza ... ahaha e o trabalho é so pra fins didaticos , não valeria o investimento

Em 25/03/2016 at 19:23, brunowebmaster disse:

Bom, para criar um servidor de streaming de video, você pode usar o wowza.
Eu considero uns dos melhores nesta questão.

Porém, vale alerta que, o wowza é somente um servidor de streaming de video/audio(pode ser tanto para programação ao vivo quanto em demanda), é através dele que, você irá fazer as transmissões.
Já os catálogos dos videos dos Streamings, será necessário um site para a exibição daquele vídeo, porque é preciso ter um player pra exibição, e para exibir precisa de um site.

Até que existe, Softwares que fazem os dois, porém o desconheço.

Eu não poderia usar um software que fizesse tudo , afinal a intenção do trabalho é eu saber o que eu estou e fazendo e não achar tudo pronto , até por que tenho que fazer um artigo explicando tudo e tal ...  A ideia é usar algumas coisas já prontas e a partir delas implementar minha solução ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu pode desenvolver um sistema igual ao netflix, e para transmissões ao vivo tbm quanto arquivos de midia fixo, no caso de transmissões ao vivo configure um servidor para converter rtmp para m3u8 e rode usando este projeto https://videojs.github.io/videojs-contrib-hls/

funcionaria tambem para outros tipos de midia, tu apenas trocaria o source

Ex.

<source src="nomedoarquivo.mp4" type="video/mp4" />  // arquivo em formato mp4

se for uma transmissão ao vivo o source seria

 <source src="nomedolinkaovivo.m3u8" type="application/x-mpegURL">

ai tu criara um index em php, e usaria o bootstrap(economizar tempo) para elaborar uma pagina com miniatura dos videos ou transmissões ao vivo, quando entrasse na url especifica do video, tu usaria o Projeto que passei a cima para tocar o video ou transmissão ao vivo

A explicação para converter converter rtmp para m3u8 nas transmissões e justamente para rodar em celulares, se tu tacar para rodar em rtmp, os usuarios para celulares teriam dificuldade pq teriam de utilizar flash,  e m3u8 tu não teria esse problema, roda em html5 ( youtube faz isso)

Basicamente esse modelo

Pegaria um servidor linux e Montava estrutura LAMP ( tu passaria o ip para apresentação, e nele tu colocava o index que tu montou )

nesse index, entra aquela estrutura com miniaturas e link especifico para cada video.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?