marcelorp Postado Janeiro 31, 2016 Compartilhar Postado Janeiro 31, 2016 Bom dia! Estou com uma dúvida na configuração do Bind DNS. O que devo colocar nos parametros allow-transfer, allow-query, allow-notify e allow-recursion? Estou com receio de deixar o servidor DNS aberto demais ou fechado demais e ocorrer erros na propagação. Alguém teria alguma dica sobre isso: Atualmente meu named.conf está assim: // // named.conf // // Provided by Red Hat bind package to configure the ISC BIND named(8) DNS // server as a caching only nameserver (as a localhost DNS resolver only). // // See /usr/share/doc/bind*/sample/ for example named configuration files. // controls { inet 127.0.0.1 allow { localhost; } keys { rndc-key; }; }; acl "trusted" { 127.0.0.1; }; options { listen-on port 53 { any; }; #listen-on-v6 port 53 { any; }; listen-on-v6 { none; }; directory "/var/named"; dump-file "/var/named/data/cache_dump.db"; statistics-file "/var/named/data/named_stats.txt"; memstatistics-file "/var/named/data/named_mem_stats.txt"; recursion yes; dnssec-enable yes; dnssec-validation yes; dnssec-lookaside auto; /* Path to ISC DLV key */ bindkeys-file "/etc/named.iscdlv.key"; managed-keys-directory "/var/named/dynamic"; allow-recursion { trusted; }; allow-notify { trusted; }; allow-transfer { any; }; forwarders { 127.0.0.1; }; also-notify { }; version "None"; allow-query { any; }; }; logging { channel default_debug { file "data/named.run"; severity dynamic; }; }; zone "." IN { type hint; file "named.ca"; }; include "/etc/named.rfc1912.zones"; include "/etc/named.root.key"; include "/etc/rndc.key"; zone "domain1.com.br" { type master; file "/var/named/domain1.com.br.hosts"; allow-transfer { 127.0.0.1; localnets; }; allow-query { any; }; }; zone "domain2.com.br" { type master; file "/var/named/domain2.com.br.hosts"; allow-transfer { 127.0.0.1; localnets; }; allow-query { any; }; }; 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensk Postado Janeiro 31, 2016 Compartilhar Postado Janeiro 31, 2016 allow-query e allow-recursion: apenas 127.0.0.1. No momento está aberto para o mundo e você é um potencial amplificador de ataques. allow-notify, allow-transfer e also-notify: apenas 127.0.0.1 e o IP do servidor secundário. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
marcelorp Postado Janeiro 31, 2016 Autor Compartilhar Postado Janeiro 31, 2016 Ficaria assim? Você mudaria algo a mais ai? Para aumentar a segurança? Ou está ótimo assim? #EDIT Eu testei com essas configurações e as ferramentas de Checagem de DNS, exemplo da PingDom não funcionaram. Ai eu tive que colocar o parâmetro allow-query { any; }; para funcionar, por que? E também aparece esse erro: Citar The name server failed to answer queries sent over TCP. This is probably due to the name server not correctly set up or due to misconfgured filtering in a firewall. It is a rather common misconception that DNS does not need TCP unless they provide zone transfers - perhaps the name server administrator is not aware that TCP usually is a requirement. // // named.conf // // Provided by Red Hat bind package to configure the ISC BIND named(8) DNS // server as a caching only nameserver (as a localhost DNS resolver only). // // See /usr/share/doc/bind*/sample/ for example named configuration files. // controls { inet 127.0.0.1 allow { localhost; } keys { rndc-key; }; }; acl "trusted" { 127.0.0.1; }; options { listen-on port 53 { any; }; #listen-on-v6 port 53 { any; }; listen-on-v6 { none; }; directory "/var/named"; dump-file "/var/named/data/cache_dump.db"; statistics-file "/var/named/data/named_stats.txt"; memstatistics-file "/var/named/data/named_mem_stats.txt"; recursion yes; dnssec-enable yes; dnssec-validation yes; dnssec-lookaside auto; /* Path to ISC DLV key */ bindkeys-file "/etc/named.iscdlv.key"; managed-keys-directory "/var/named/dynamic"; allow-recursion { 127.0.0.1; }; allow-query { 127.0.0.1; }; allow-notify { 127.0.0.1; 201.131.144.20; }; allow-transfer { 127.0.0.1; 201.131.144.20; }; also-notify { 127.0.0.1; 201.131.144.20; }; forwarders { 127.0.0.1; }; version "None"; }; logging { channel default_debug { file "data/named.run"; severity dynamic; }; }; zone "." IN { type hint; file "named.ca"; }; include "/etc/named.rfc1912.zones"; include "/etc/named.root.key"; include "/etc/rndc.key"; zone "domain1.com.br" { type master; file "/var/named/domain1.com.br.hosts"; allow-transfer { 127.0.0.1; localnets; 201.131.144.20; }; }; zone "domain2.com.br" { type master; file "/var/named/domain2.com.br.hosts"; allow-transfer { 127.0.0.1; localnets; 201.131.144.20; }; }; 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensk Postado Janeiro 31, 2016 Compartilhar Postado Janeiro 31, 2016 Forwarders não é para ter nada. O allow-query eu tinha eu confundido com o allow-query-cache, que está faltando na sua configuração. allow-query-cache { trusted } ; allow-query { any } ; 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
marcelorp Postado Fevereiro 1, 2016 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 1, 2016 Vou adicionar isso então. Em mais algum lugar eu uso o 'trusted' ou só ai? Obrigado pela ajuda. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensk Postado Fevereiro 1, 2016 Compartilhar Postado Fevereiro 1, 2016 13 hours ago, marcelorp said: Vou adicionar isso então. Em mais algum lugar eu uso o 'trusted' ou só ai? Obrigado pela ajuda. Eu usaria em todos ao invés de só ali, pois se torna mais simples ter um único lugar só para alterar. trusted não é uma variável default, está definida mais acima: acl "trusted" { 127.0.0.1; }; Se você mudasse para acl "trusted" { 127.0.0.1; 201.131.144.20; }; Poderia usar trusted em todos esses lugares ao invés de, se um dia precisar alterar, ter que caçar todas as ocorrências. 201.131.144.20 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
marcelorp Postado Fevereiro 1, 2016 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 1, 2016 Obrigado novamente. Ficou assim: Agora está correto? Engraçado que quando eu salvo os dados via Virtualmin ele limpa os dados e deixa o 'also-notify' limpo, sem eu pedir isso. Sabe o por que? // // named.conf // // Provided by Red Hat bind package to configure the ISC BIND named(8) DNS // server as a caching only nameserver (as a localhost DNS resolver only). // // See /usr/share/doc/bind*/sample/ for example named configuration files. // controls { inet 127.0.0.1 allow { localhost; } keys { rndc-key; }; }; acl "trusted" { 127.0.0.1; 201.231.144.19; 201.231.144.20; localnets; }; options { listen-on port 53 { any; }; #listen-on-v6 port 53 { any; }; listen-on-v6 { none; }; directory "/var/named"; dump-file "/var/named/data/cache_dump.db"; statistics-file "/var/named/data/named_stats.txt"; memstatistics-file "/var/named/data/named_mem_stats.txt"; recursion no; dnssec-enable yes; dnssec-validation yes; dnssec-lookaside auto; /* Path to ISC DLV key */ bindkeys-file "/etc/named.iscdlv.key"; managed-keys-directory "/var/named/dynamic"; allow-recursion { trusted; }; allow-query { any; }; allow-query-cache { trusted; }; allow-notify { trusted; }; allow-transfer { trusted; }; also-notify { trusted; }; forwarders { }; version "None"; }; logging { channel default_debug { file "data/named.run"; severity dynamic; }; }; zone "." IN { type hint; file "named.ca"; }; include "/etc/named.rfc1912.zones"; include "/etc/named.root.key"; include "/etc/rndc.key"; zone "domain1.com.br" { type master; file "/var/named/domain1.com.br.hosts"; allow-transfer { trusted; }; }; zone "domain2.com.br" { type master; file "/var/named/domain2.com.br.hosts"; allow-transfer { trusted; }; }; 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensk Postado Fevereiro 1, 2016 Compartilhar Postado Fevereiro 1, 2016 1 hour ago, marcelorp said: Agora está correto? Engraçado que quando eu salvo os dados via Virtualmin ele limpa os dados e deixa o 'also-notify' limpo, sem eu pedir isso. Sabe o por que? Para mim parece correto. Não uso via painéis então não sei porque ele está implicando... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.