Clicky

Ir para conteúdo

DELTA SERVERS

Proteger uma pasta em seu site usando cPanel

Posts Recomendados

Olá, bom dia!

Como usuário WordPress, muitas vezes você tem que criar arquivos e pastas em seu servidor web por várias razões. Você pode querer criar um cookie no seu computador local para excluir suas próprias visitas de análise, ou você deseja executar scripts diversos para determinar e modificar configurações, ou o que quer. Em todos esses casos, você deseja acessar esses arquivos a partir da web, mas não quer que usuários não autorizados de brincar com eles. Muitos navegadores como o Chrome apenas listar o conteúdo de um diretório e pode ser trivial para alguma pessoa aleatória para acessar o conteúdo que eles não têm qualquer negócio trabalhando. Se você tem um plano de hospedagem com cPanel, aqui está como a senha proteger uma pasta no seu website. Esses usuários são distintos de sua hospedagem ou banco de dados de usuários. Você pode dar-lhes fora para aqueles que precisam de acesso sem se preocupar com comprometer a segurança.

Acessando Proteção de senha via cPanel:

Para fins de demonstração, eu criei uma pasta de teste que vamos proteger com senha a partir do zero. Eu coloquei-o no diretório raiz WordPress utilizando FTP.

sWl78Ut.png

Faça login em sua conta de hospedagem e navegue até a interface cPanel. Rolagem para baixo, você vai encontrar um guia chamado "Segurança" e uma pasta chamada "Palavra chave" como mostrado abaixo:

697DpaW.png

Quando você clicar nesta opção, você será solicitado a selecionar a pasta na qual você deseja abrir o browser. Selecione o relevante e clique em "Go"

pwrIY0V.png

Em seguida, apenas detalhar a pasta que você deseja proteger. 
Abrir pastas, clicando no ícone ao lado deles e selecionar o que você finalmente deseja proteger clicando no seu nome:

7JbmixQ.png

Criação de pastas e nomes de usuário:

Agora é hora de configurar o acesso. Há duas partes para isso. Em primeiro lugar, nós temos que nomear o diretório que deseja proteger. Isto é completamente diferente do nome real da pasta e não tem qualquer influência sobre ele. Dê-lhe um nome que é informativo e que vai fazer sentido para um usuário autorizado. Vá em frente e clique em "Salvar". Uma vez feito isso, agora podemos criar os usuários.

 

bBn2rox.png

Como pode ser visto na imagem acima, você pode ir em frente e criar tantos usuários quanto você quiser específico para este diretório particular. Qualquer outra pasta terá um conjunto diferente de nomes de usuários e senhas, permitindo que você implementar o controle de grão extremamente fino sobre várias partes do seu hosting. Você também pode usar o gerador de senha embutido para criar senhas fortes convenientemente para suas pastas.

Acessando seu site via HTTP

Uma vez que tudo é feito, vá em frente e tentar acessar a pasta através do navegador web. Se tudo correr bem, você deverá receber um pop-up semelhante à mostrada abaixo, dependendo se você estiver usando o Chrome, Firefox ou Internet Explorer:

pEBpusO.png

Lembre-se que essa proteção só está disponível para acesso através do protocolo HTTP. Isso não vai ser capaz de criar uma parede na frente de quem já tem privilégios de FTP. Além disso, você não pode controlar o acesso a arquivos individuais, apenas as pastas. Há maneiras de fazer o mesmo com arquivos bem, mas isso é uma funcionalidade mais avançada e requer a utilização de manipulação de arquivos .htaccess. Isso é para outro dia!

Senha proteger uma pasta usando cPanel recursivamente faz o mesmo para todas as outras subpastas abaixo dele. A facilidade de uso e flexibilidade torna uma ferramenta ideal para aqueles que precisam de ter acesso fácil a todos os tipos de documentos sensíveis em seu diretório hospedado a partir do navegador e quer mantê-los a salvo de olhares curiosos também.

Espero ajudar alguns membros do fórum.
Grande abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

O Portal do Host

Dicas para sua empresa de hospedagem. Artigos, notícias, tutoriais e os aspectos da indústria de hospedagem.

Limestone Networks

A LSN tem sido parceira e patrocinadora do PDH, fornecendo uma plataforma segura e confiável.

Cloud - Servidores decicados - Co-location
×