FernadoReis Posted April 21, 2015 Share Posted April 21, 2015 Boa tarde pessoal, quero fazer um destrinchamento da meta de faturamento da minha empresa, transformar a meta anual em mensal. Eu pensei em fazer da seguinte maneira: Vendo a receita mensal dos ultimos 5 anos em um grafico no exce, percebi uma certa sazonalidade, picos de receita mais ou menos nos mesmos periodos. Entao pensei em dividir a receita de cada mês pela receita total do respectivo ano, e com isso vou ter uma porcentagem. Depois pensei em tirar a média de cada mês e multiplicar as medias mensais pela meta de faturamento desse ano. O que vocês acham? Da para ser feito assim? Valeu pessoal. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
rubensk Posted April 21, 2015 Share Posted April 21, 2015 Dá sim, mas precisa ver se a curva de sazonalidade está mudando. Para não ter que estar atento a isso, o mais simples é estabelecer a meta como média móvel dos últimos 12 meses. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renato Frota Posted May 5, 2015 Share Posted May 5, 2015 Dá sim, mas precisa ver se a curva de sazonalidade está mudando. Para não ter que estar atento a isso, o mais simples é estabelecer a meta como média móvel dos últimos 12 meses. Ótima sugestão. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts