Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Banda no Brasil x Banda no Exterior


Posts Recomendados

Sendo no Brasil os valores nesse tópico estão excelentes. O problema é que o Brasil está bem longe de oferecer links de 100mbps ou 1Gbps.

Chris, (é chris mesmo? acho que vi alguém respondendo assim pra você)

Na verdade todos os datacenters brasileiros tem muito mais que isso de banda, são vários Gbps de links, porém aqui praticamente todo mundo comercializa servidores com banda garantida, e não com banda compartilhada contando apenas o tráfego mensal.

Não sei como eles fazem exatamente o gerenciamento lá fora, tipo uma média de banda por servidor, mas enfiar centenas ou milhares de servidores debaixo de um link gigabit, a banda real que pode ser usada é muito inferior ao publicado.

Mas não estou dizendo que no final das contas a banda aqui é maior (em números), realmente a banda comercializada no exterior é MUITO maior do que aqui no Brasil, porém existe uma diferença MUITO grande também para nós provedores brasileiros: os nossos clientes ficam aqui no Brasil e não lá fora

O que isso significa? Bom, se comprar banda lá fora fosse exatamente a mesma coisa, porque então os provedores de banda larga, provedores de hosting e datacenters não compram a banda lá de fora e vendem aqui? Exatamente porque não é a mesma coisa.

Para nós que acessamos com conexão no Brasil chegar até um servidor em outro país, precisamos passar pelas fibras submarinas, que são caríssimas, tem poucas e as carriers limitam o consumo por elas. Então, na prática, mesmo que você compre 1Gbps dedicado para você lá nos EUA, não significará que terá também 1Gbps disponível para acesso aqui no Brasil. (talvez sim, talvez não)

Quem tem servidor no Brasil e EUA (nós temos) consegue facilmente comprovar essa grande diferença. Por exemplo temos 1Gbps disponível no datacenter do UOL e 1Gbps disponível na The Planet, vamos enviar um backup daqui pra lá (ou vice-versa), mesmo os dois pontos tendo 1Gbps de banda livre, o download/upload se chegar em 50Mbps vai ser muito. Por que? Por causa dessas limitações nas fibras submarinas.

Já com banda realmente brasileira e os clientes acessando daqui mesmo, a latência fica muito menor, as rotas diminuem absurdamente (diminuindo também os riscos e falhas) e a qualidade da banda é infinitamente superior. Por exemplo um dia desses em pleno horário de pico, fizemos um download da nova versão do Ubuntu que estava em um servidor na USP, o download foi de 85Mbps em média!!

Nossa acho que já falei muito!! rsrs

Mas esse eu acho que é um assunto muito interessante, estamos saindo um pouco da questão do tópico, talvez se abrirmos um novo tópico na área certa podemos discutir melhor, acho que muita gente deve ter seus comentários ou dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma dúvida que acho ser meio nada a ve. Mas vai..

Com um servidor nos EUA de 100Mbps o carregamento da página é mais lento que em um servidor no Brasil com 5Mbps.

Se for isso mesmo, interfere no uso da memória e processamento do servidor? Pois para receber os arquivos dos EUA demora mais e tem um processo mais trabalhoso. Com isso, o servidor no Brasil irá usar menos memória e processamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma dúvida que acho ser meio nada a ve. Mas vai..

Com um servidor nos EUA de 100Mbps o carregamento da página é mais lento que em um servidor no Brasil com 5Mbps.

Se for isso mesmo, interfere no uso da memória e processamento do servidor? Pois para receber os arquivos dos EUA demora mais e tem um processo mais trabalhoso. Com isso, o servidor no Brasil irá usar menos memória e processamento?

Eski,

Conversei com o nosso engenheiro de telecom sobre isso e ele disse que o consumo de memória diminui quando você trabalha com um link mais rápido, pois teoricamente o processo conclui mais rápido também. Mas deve ser uma diferença mínima.

Na verdade aqui nunca paramos para analisar a fundo um desempenho deste tipo que você comentou. Um link de 100Mbps é bem maior que de 5Mbps, mas por ser aqui no Brasil a latência é bem menor.

Botando tudo isso no papel, não sei lhe dizer se no final das contas o consumo de memória iria diminuir ou não. Acredito que não mude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma dúvida que acho ser meio nada a ve. Mas vai..

Com um servidor nos EUA de 100Mbps o carregamento da página é mais lento que em um servidor no Brasil com 5Mbps.

Se for isso mesmo, interfere no uso da memória e processamento do servidor? Pois para receber os arquivos dos EUA demora mais e tem um processo mais trabalhoso. Com isso, o servidor no Brasil irá usar menos memória e processamento?

Isso só será perceptivel, se o servidor transferir arquivos muito grandes(mais de 4mb vamos dizer) e para muitas conexões simultaneamente, pois enquanto não encerra a transferencia, o processador mantém o processo aberto e parte do arquivo fica na memória ram como buffer de saída. Ou seja, quanto mais gente baixando e quanto maior o arquivo = mais tempo e arquivos na memória = mais processamento.

Mas isso é valido só para grandes transferencias... para websites, a diferença é minima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chris, (é chris mesmo? acho que vi alguém respondendo assim pra você)

Na verdade todos os datacenters brasileiros tem muito mais que isso de banda, são vários Gbps de links, porém aqui praticamente todo mundo comercializa servidores com banda garantida, e não com banda compartilhada contando apenas o tráfego mensal.

Não sei como eles fazem exatamente o gerenciamento lá fora, tipo uma média de banda por servidor, mas enfiar centenas ou milhares de servidores debaixo de um link gigabit, a banda real que pode ser usada é muito inferior ao publicado.

Mas não estou dizendo que no final das contas a banda aqui é maior (em números), realmente a banda comercializada no exterior é MUITO maior do que aqui no Brasil, porém existe uma diferença MUITO grande também para nós provedores brasileiros: os nossos clientes ficam aqui no Brasil e não lá fora

O que isso significa? Bom, se comprar banda lá fora fosse exatamente a mesma coisa, porque então os provedores de banda larga, provedores de hosting e datacenters não compram a banda lá de fora e vendem aqui? Exatamente porque não é a mesma coisa.

Para nós que acessamos com conexão no Brasil chegar até um servidor em outro país, precisamos passar pelas fibras submarinas, que são caríssimas, tem poucas e as carriers limitam o consumo por elas. Então, na prática, mesmo que você compre 1Gbps dedicado para você lá nos EUA, não significará que terá também 1Gbps disponível para acesso aqui no Brasil. (talvez sim, talvez não)

Quem tem servidor no Brasil e EUA (nós temos) consegue facilmente comprovar essa grande diferença. Por exemplo temos 1Gbps disponível no datacenter do UOL e 1Gbps disponível na The Planet, vamos enviar um backup daqui pra lá (ou vice-versa), mesmo os dois pontos tendo 1Gbps de banda livre, o download/upload se chegar em 50Mbps vai ser muito. Por que? Por causa dessas limitações nas fibras submarinas.

Já com banda realmente brasileira e os clientes acessando daqui mesmo, a latência fica muito menor, as rotas diminuem absurdamente (diminuindo também os riscos e falhas) e a qualidade da banda é infinitamente superior. Por exemplo um dia desses em pleno horário de pico, fizemos um download da nova versão do Ubuntu que estava em um servidor na USP, o download foi de 85Mbps em média!!

Nossa acho que já falei muito!! rsrs

Mas esse eu acho que é um assunto muito interessante, estamos saindo um pouco da questão do tópico, talvez se abrirmos um novo tópico na área certa podemos discutir melhor, acho que muita gente deve ter seus comentários ou dúvidas.

Está correto. Mas a maioria como sempre me confundem com um cara. :)

Sobre links de 100mbps e 1Gbps me refiro no servidor, não na DC. Há DCs no exterior com 200Gbits de network.

Claro que muitas oferecem shared, mas outras oferecem esses links em um único servidor.

Quanto ao ping como muitos dizem, devido a localização, nada mais é do que 1 segundo dividido por 1000.

Certa vez eu testei o Teamspeak em um servidor na Alemanha em um link de 1Gbps e acredite se quiser, não teve falhas nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba amigos, isso sem falar na dificuldade de migrar uma conta que estã no Brasil para um servidor nos States ou Vice-versa. :mad:

Já levei 1 semana para migrar 60GB de conta para um servidor nos states que estava aqui no Brasil, na rede da UOL que é muito boa . :confused:

Eu indico sempre, servdores nacionais mas a quem prefira os Internacionais , questão de gosto (sofrimento) rs . ;)

Abraçcos a todos desse maravilhoso Fórum. ;)

parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que o Brasil está bem longe de oferecer links de 100mbps ou 1Gbps.

O grande problema disso é o Governo, pois la fora os impostos são bem menores e o governo pressiona as empresas a oferecer cada vez mais, aqui no Brasil, a coisa não é bem assim, vemos que por exemplo a telefonica só foi punida no seu produto speedy porque??? porque muitos clientes reclamaram? porque os clientes foram lesados?, não, ela foi punida porque ela deixou órgãos do governo OFF, isso foi o real motivo, então as empresas aqui além de ser sugadas nos impostos, fazem como deseja, se ta bom ta, se não esta e dai, quem paga é o cliente.

Falo isso pois nas cidades do interior nossas redes de internet é precária, isso quando existe, então falta muito pro brasil ficar igual aos demais países.

Agora em questão a velocidade, é lógico que quanto mais perto, melhor será sua comunicação, então para quem esta no Brasil os links brasileiros serão melhores, claro que isso vai depender também da rede né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?