dinosn Postado Janeiro 15, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 15, 2015 Olá, Queria tirar uma dúvida com vocês sobre 2 processadores em específico: 1) Intel Hexa Core Xeon E5-2609 v3 (6x1.9GHz) 2) Intel Quad Core Xeon E3-1240 v3 (4x3.4GHz) HT O primeiro, tem uma frequência menor (1.9GHz), porém, 6 núcleos reais. Serão implementados 2 processadores no mesmo servidor (Dual) O segundo, tem uma frequência bem acima, contudo, a tecnologia HT nominalmente dobra sua quantidade de núcleos, tornando 8x3.4GHz Se levarmos ao pé da letra, o processador 2 seria campeão em termos de performance e velocidade, contudo, na prática, funciona assim mesmo? Ou podemos levar em consideração que o processador 2 teria realmente 4 núcleos efetivamente? Estamos em dúvida sobre qual processador optarmos na implementação de um novo servidor. Lembrando que o E5-2609 será implementado 2 processadores no mesmo servidor, quando no outro apenas 1. Se calcularmos nominalmente, conforme abaixo, chegaremos à conclusão que o processador ainda vence, mas será mesmo? Xeon E5-2609 v3: 6 x 1.9GHz = 11,4 x 2 Processadores Físicos = 22,8GHz ----- Xeon E3-1240 v3 4 x 3.4GHz = 13,6 x 2 (HT, 1 Processador Físico) = 27,2GHz Pode-se facilmente perceber que, nominalmente, o processador Xeon E3-1240 v3 ganharia contra 2 do Xeon E5-2609 v3. Mas e na realidade? Os experts de plantão poderiam deixar suas opiniões? Obs: a intriga nasceu a partir do momento que, um servidor com 2 processadores Xeon E5-2609 v3 custa muito mais caro do que o outro com apenas 1 processador Xeon E3-1240 v3 Devemos levar em consideração também, que o processador Xeon E5-2609 v3 é muito mais novo, tecnologia mais recente e trabalha com DDR4, ele possui o dobro de velocidade de transferência de informações com a RAM, o que agrada muito neste quesito. Segue link dos processadores com suas especificações em comparação: http://ark.intel.com/pt-br/compare/75055,81897 Abraço e espero um apoio do pessoal! ;) 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio S Araujo Postado Janeiro 15, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 15, 2015 Acho que tem limitação de memoria, senão estou enganado essa linha E3-1200 só reconhecem até 32GB de ram ECC não registrado, enquanto o outro modelo aceita até 768GB ECC Registrado. 0 Citar Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DELTA SERVERS Postado Janeiro 16, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 16, 2015 Acho que tem limitação de memoria, senão estou enganado essa linha E3-1200 só reconhecem até 32GB de ram ECC não registrado, enquanto o outro modelo aceita até 768GB ECC Registrado. É isso mesmo. 0 Citar DELTA SERVERS SOLUÇÕES CORPORATIVAS! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dinosn Postado Janeiro 16, 2015 Autor Compartilhar Postado Janeiro 16, 2015 Neste caso, o servidor irá operar com 32GB de RAM, independente do processador. Com relação ao que relatei acima, sobre a real potência de ambos, tens alguma sugestão? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio S Araujo Postado Janeiro 16, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 16, 2015 Neste caso, o servidor irá operar com 32GB de RAM, independente do processador. Com relação ao que relatei acima, sobre a real potência de ambos, tens alguma sugestão? Você está comparando o processador Top da linha e-1200 com o processador mais inferior da linha e-2600 Então teria que comparar o 1240 com o 2640 para ter uma noção mais real. Alem disso pelo que vi o cache da linha 2600 é muito maior, isso faz diferença. O que tenho certeza é que a linha e-1200 quando você vai no gerenciador de tarefas, em performance, só mostra 04 núcleos. Meus servidores são todos dessa linha e para mim atende muito bem. Sem contar o custo beneficio é ótimo, compra o processador top dessa linha por menos de mil Reais. 0 Citar Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dinosn Postado Janeiro 16, 2015 Autor Compartilhar Postado Janeiro 16, 2015 Entendo, lembrando que neste caso são 2 processadores Xeon E5-2609 v3 contra 1 processador Xeon E3-1240 v3 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dinosn Postado Janeiro 19, 2015 Autor Compartilhar Postado Janeiro 19, 2015 Preciso tomar uma decisão quanto a escolha dos processadores ainda nessa semana, se alguém mais tiver dúvidas, o tópico ainda está aberto esperando interações :rolleyes: 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Higor Martins Postado Janeiro 19, 2015 Compartilhar Postado Janeiro 19, 2015 Pode ir de Intel Quad Core Xeon E3-1240, alem de ser dual que vai facilitar a divisão dos recursos ele se mostra melhor nos testes. Fonte: http://cpuboss.com/cpus/Intel-Xeon-E5-2609-vs-Intel-Xeon-E3-1240-v3 @Edit: olhei processador errado, mas use o site para suas comparações. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dinosn Postado Janeiro 19, 2015 Autor Compartilhar Postado Janeiro 19, 2015 Mesmo com E5-2609 sendo 2 processadores, quando o Xeon E3-1240 apenas 1? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.