Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como bloquear os serviços para ips internacionais ( segurança )


Posts Recomendados

Olá

 

estou deixando uma contribuição para que você possa aumentar a segurança em seu servidor.

 

Como bloquear os serviços para ips internacionais ( segurança )

 

Esse tutorial ensina a você bloquear o acesso a serviços que são acessíveis com user e senha ( email, pop, smp, webmail, cpanel, whm e etc ) para ips internacionais.

 

 

A primeira coisa a fazer é ativar o hulk e colocar seu IP na whitelist afim de poder trabalhar e não ficar sem acesso.

 

Na blacklist você deve colocar

 

1.0.0.0/8

2.0.0.0/8

3.0.0.0/8

 

até 256.0.0.0/8

 

O HULK não aceita algo como 0.0.0.0/0 por exemplo ( não aceitava até alguns dias ok ? )

 

Então você precisa bloquear tudo de 1 a 256 ( 256 linhas ) com um /8

 

Após isso você precisa liberar o Brasil

 

Para conseguir a lista atualizada somente do Brasil rode o seguinte no ssh

 

 
 
cat IpsBrasil.txt | /bin/grep ipv4 | /bin/grep BR | /usr/bin/awk -F '|' {'print $4 "/" 32-(log($5)/log(2))'} > IpsBrasilFinal.txt
 
 
Segue a lista atualizada ( caso você não tenha acesso ssh e deseje montar um .htaccess para bloquear pastas ) com a data de hoje dos ips brasileiros. Não há novas liberações de IPV4 portanto essa lista não deve atualizar com muita frequencia.
 
 
Então você pega o resultado de IpsBrasilFinal.txt e coloca dentro da whitelist
 
 
IMPORTANTE
 
1) Isso irá bloquear qualquer porta que precisa de user e senha
2) Se você usa o WHMCS então coloque na whitelist o IP do seu servidor
3) Coloque o ip 127.0.0.1 na whitelist afim do webmail funcionar
 
Atenção:
 
Ips do google apps e outlook 365 não conseguirão logar na pop ( para clientes que usam emails não com o MX alterados mas sim para clientes que usam as plataformas do google e hotmail para logar no seu servidor e baixar emails )
 
Neste caso você precisa colocar os ips deles na whitelist. 
 
Na internet é possível conseguir essa lista. Eu tenho uma coleção por aqui. Se precisar só pedir aqui no tópico
 
Outra coisa, se você usa o TRENDYTOOLS ( Construtor de sites ) saiba que ele roda nos servidores do fabricante  e manda publicar no seu servidor. Então tem que colocar o ip dele também na whitelist. No site da TrendyTools tem o ip no help. É apenas 1
 
 
Agora:
 
Para saber paises vizinhos como Paraguai, Uruguai, Argentina ou outro que deseja liberar
 
Rode novamente isso ( abaixo ) mas troque a TLD de BR ara a TLD do pais que vai liberar. Por exemplo, se for liberar Paraguai, segue abaixo
 
BRASIL
----------
 
cat IpsBrasil.txt | /bin/grep ipv4 | /bin/grep BR | /usr/bin/awk -F '|' {'print $4 "/" 32-(log($5)/log(2))'} > IpsBrasilFinal.txt
 
 
PARAGUAI ( observe a segunda linha em grep PY )
--------------
 
 
cat IpsBrasil.txt | /bin/grep ipv4 | /bin/grep PY | /usr/bin/awk -F '|' {'print $4 "/" 32-(log($5)/log(2))'} > IpsBrasilFinal.txt
 
 
O resultado final será colocado em IpsBrasilFinal.txt mas isso é indiferente visto que sua intenção é pegar a lista dos ips daquele lugar.
 
 
 
Você também pode usar o resultado para criar um .htaccess afim de bloquear uma determinada pasta apenas para o Brasil ou colocar um site sob firewall.
 
Espero ter ajudado. Dúvidas? me pergunte.
 
 
Abraços
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Tekobr

 

acredito que vc esteja falando, se algum usuário de ip brasileiro venha desejar fazer um brutal force para acessar o ftp de alguma conta, seria essa a bobagem ou algo parecido envolvido com uma tentativa de hack ? Se for isso, tuna o firewall para que o ip seja jogado no blacklist do firewall. Então vc usa o firewall para bloquear tentativas de hack via brutal force mas não o hulk neste caso. Caso o user erre muitas vezes a senha ficará a cargo do firewall negar várias tentativas. Se não ficou claro ou se eu não entendi a sua pergunta, reforce a mesma para que eu possa compreender melhor. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MyWay, é essa situação mesmo que estou falando. Se alguém do BR tentar acessar o cPanel de algum cliente e errar a senha várias vezes ele não será bloqueado pelo CpHulk. Não sei se o CSF bloqueia isso pois aqui o CpHulk bloqueia antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o FIREWALL irá bloquear o IP. Neste caso o CPHULK irá funcionar para autorizar ou não o acesso e o FIREWALL irá servir para bloquear em caso de muitos erros.

 

Você não irá usar o CP HULK como um firewall propriamente dito e sim para autorizar ou não. Quem irá bloquear por errar muitas vezes a senha será o FIREWALL. Inclusive isso é o certo. 

 

O HULK libera ou não acesso para ip nacional.

 

O FIREWALL é o guardião que irá banir um ip se errar a senha muitas vezes. seja por estar usando a senha errada ou seja com segundas intenções com finalidade para hacks.

 

Essa é a lógica e ordem de funcionamento.

 

Em caso de dúvidas, me questione.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inclusive Teko, se vc desativar o firewall ( digamos ) e deixar apenas o hulk bloqueando, você verá o hulk tomando muita cpu. Pq no máximo ele fará a verificação se está na blacklist e deixar ou não entrar. Neste caso um ataque de brutal force não terá fim e isso tomará muita CPU. Então o certo é tunar o firewall para que o ip seja bloqueado depois de muitos erros. O HULK não pode ficar segurando a bronca sozinho. Vc precisa fazer os 2 trabalhar em modo cooperativo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo esse tutorial para bloquear acesso gringo a certas portas 

Funciona muito bem.

 Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 59,95 por mês
 Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda.
 www.superthost.com.br - WhatsApp 21 4125 4334

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?