MyWay Hosting Postado Julho 25, 2014 Compartilhar Postado Julho 25, 2014 Olá estou deixando uma contribuição para que você possa aumentar a segurança em seu servidor. Como bloquear os serviços para ips internacionais ( segurança ) Esse tutorial ensina a você bloquear o acesso a serviços que são acessíveis com user e senha ( email, pop, smp, webmail, cpanel, whm e etc ) para ips internacionais. A primeira coisa a fazer é ativar o hulk e colocar seu IP na whitelist afim de poder trabalhar e não ficar sem acesso. Na blacklist você deve colocar 1.0.0.0/8 2.0.0.0/8 3.0.0.0/8 até 256.0.0.0/8 O HULK não aceita algo como 0.0.0.0/0 por exemplo ( não aceitava até alguns dias ok ? ) Então você precisa bloquear tudo de 1 a 256 ( 256 linhas ) com um /8 Após isso você precisa liberar o Brasil Para conseguir a lista atualizada somente do Brasil rode o seguinte no ssh wget ftp://ftp.lacnic.net/pub/stats/lacnic/delegated-lacnic-latest -O IpsBrasil.txt cat IpsBrasil.txt | /bin/grep ipv4 | /bin/grep BR | /usr/bin/awk -F '|' {'print $4 "/" 32-(log($5)/log(2))'} > IpsBrasilFinal.txt Segue a lista atualizada ( caso você não tenha acesso ssh e deseje montar um .htaccess para bloquear pastas ) com a data de hoje dos ips brasileiros. Não há novas liberações de IPV4 portanto essa lista não deve atualizar com muita frequencia. http://myway.com.br/security/IpsBrasilFinal.txt Então você pega o resultado de IpsBrasilFinal.txt e coloca dentro da whitelist IMPORTANTE 1) Isso irá bloquear qualquer porta que precisa de user e senha 2) Se você usa o WHMCS então coloque na whitelist o IP do seu servidor 3) Coloque o ip 127.0.0.1 na whitelist afim do webmail funcionar Atenção: Ips do google apps e outlook 365 não conseguirão logar na pop ( para clientes que usam emails não com o MX alterados mas sim para clientes que usam as plataformas do google e hotmail para logar no seu servidor e baixar emails ) Neste caso você precisa colocar os ips deles na whitelist. Na internet é possível conseguir essa lista. Eu tenho uma coleção por aqui. Se precisar só pedir aqui no tópico Outra coisa, se você usa o TRENDYTOOLS ( Construtor de sites ) saiba que ele roda nos servidores do fabricante e manda publicar no seu servidor. Então tem que colocar o ip dele também na whitelist. No site da TrendyTools tem o ip no help. É apenas 1 Agora: Para saber paises vizinhos como Paraguai, Uruguai, Argentina ou outro que deseja liberar Rode novamente isso ( abaixo ) mas troque a TLD de BR ara a TLD do pais que vai liberar. Por exemplo, se for liberar Paraguai, segue abaixo BRASIL ---------- wget ftp://ftp.lacnic.net/pub/stats/lacnic/delegated-lacnic-latest -O IpsBrasil.txt cat IpsBrasil.txt | /bin/grep ipv4 | /bin/grep BR | /usr/bin/awk -F '|' {'print $4 "/" 32-(log($5)/log(2))'} > IpsBrasilFinal.txt PARAGUAI ( observe a segunda linha em grep PY ) -------------- wget ftp://ftp.lacnic.net/pub/stats/lacnic/delegated-lacnic-latest -O IpsBrasil.txt cat IpsBrasil.txt | /bin/grep ipv4 | /bin/grep PY | /usr/bin/awk -F '|' {'print $4 "/" 32-(log($5)/log(2))'} > IpsBrasilFinal.txt O resultado final será colocado em IpsBrasilFinal.txt mas isso é indiferente visto que sua intenção é pegar a lista dos ips daquele lugar. Você também pode usar o resultado para criar um .htaccess afim de bloquear uma determinada pasta apenas para o Brasil ou colocar um site sob firewall. Espero ter ajudado. Dúvidas? me pergunte. Abraços 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tekobr Postado Julho 25, 2014 Compartilhar Postado Julho 25, 2014 Olá, ótimo tutorial, parabéns. Gostaria de tirar uma dúvida: caso algum IP que esteja na whitelist faça alguma "bobagem" ele será bloqueado pelo cphulk? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MyWay Hosting Postado Julho 25, 2014 Autor Compartilhar Postado Julho 25, 2014 Olá Tekobr acredito que vc esteja falando, se algum usuário de ip brasileiro venha desejar fazer um brutal force para acessar o ftp de alguma conta, seria essa a bobagem ou algo parecido envolvido com uma tentativa de hack ? Se for isso, tuna o firewall para que o ip seja jogado no blacklist do firewall. Então vc usa o firewall para bloquear tentativas de hack via brutal force mas não o hulk neste caso. Caso o user erre muitas vezes a senha ficará a cargo do firewall negar várias tentativas. Se não ficou claro ou se eu não entendi a sua pergunta, reforce a mesma para que eu possa compreender melhor. Abraços. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tekobr Postado Julho 25, 2014 Compartilhar Postado Julho 25, 2014 MyWay, é essa situação mesmo que estou falando. Se alguém do BR tentar acessar o cPanel de algum cliente e errar a senha várias vezes ele não será bloqueado pelo CpHulk. Não sei se o CSF bloqueia isso pois aqui o CpHulk bloqueia antes. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MyWay Hosting Postado Julho 25, 2014 Autor Compartilhar Postado Julho 25, 2014 Sim, o FIREWALL irá bloquear o IP. Neste caso o CPHULK irá funcionar para autorizar ou não o acesso e o FIREWALL irá servir para bloquear em caso de muitos erros. Você não irá usar o CP HULK como um firewall propriamente dito e sim para autorizar ou não. Quem irá bloquear por errar muitas vezes a senha será o FIREWALL. Inclusive isso é o certo. O HULK libera ou não acesso para ip nacional. O FIREWALL é o guardião que irá banir um ip se errar a senha muitas vezes. seja por estar usando a senha errada ou seja com segundas intenções com finalidade para hacks. Essa é a lógica e ordem de funcionamento. Em caso de dúvidas, me questione. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MyWay Hosting Postado Julho 25, 2014 Autor Compartilhar Postado Julho 25, 2014 Inclusive Teko, se vc desativar o firewall ( digamos ) e deixar apenas o hulk bloqueando, você verá o hulk tomando muita cpu. Pq no máximo ele fará a verificação se está na blacklist e deixar ou não entrar. Neste caso um ataque de brutal force não terá fim e isso tomará muita CPU. Então o certo é tunar o firewall para que o ip seja bloqueado depois de muitos erros. O HULK não pode ficar segurando a bronca sozinho. Vc precisa fazer os 2 trabalhar em modo cooperativo. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Julho 25, 2014 Compartilhar Postado Julho 25, 2014 Bela dica. Vou usar com meu sistema de monitoramente e notificação de login: assim em caso de falha em um (exemplo: queda do MySQL vai fazer o cPHulk parar) o outro vai fazer o serviço. 1 Citar Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Antonio Postado Julho 26, 2014 Compartilhar Postado Julho 26, 2014 Otima dica, parabens., aquela lista de IPs, podes compartilhar? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucasG Postado Julho 26, 2014 Compartilhar Postado Julho 26, 2014 Obrigado , acho que vou utilizar ! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Sabaia Postado Julho 26, 2014 Compartilhar Postado Julho 26, 2014 Eu utilizo esse tutorial para bloquear acesso gringo a certas portas Funciona muito bem. 0 Citar █ Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 65,95 por mês █ Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda. █ www.superthost.com.br - WhatsApp 21 983 121 387 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.