silas_i Postado Abril 22, 2014 Compartilhar Postado Abril 22, 2014 Olá pessoal, Esse post não é bem uma dúvida mas apenas para trocarmos uma idéia de como vocês tem feito o backup dos servidores de vocês. Atualmente faço meus backups em um dedicado (em outro datacenter) usando o cpRemote (servidores cPanel). Funciona muito bem, só que esse dias tive que recuperar um cliente de 150GB (mais ou menos) e sofri pra transferir os arquivos de volta para o servidor. Fiquei imaginando no que eu precisar recuperar um servidor inteiro vou levar dias até migrar tudo novamente. Dito isso, lhes pergunto: Como vocês fazem o backup de vocês ? Acredito que a maioria faz backup remoto, se sim em qual datacenter ? (Apenas para saber a velocidade de download e upload). 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
chuvadenovembro Postado Abril 22, 2014 Compartilhar Postado Abril 22, 2014 Eu uso Cpremote também, no passado, eu tinha servidores na europa p/ armazenamento de backup, mas fiquei imaginando precisar recuperar + de 1TB e decidi mudar meus servidores de backup p/ EUA. Acredito que 150GB demore um pouco p/ recuperar (mesmo na mesma rede) 0 Citar █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
silas_i Postado Abril 22, 2014 Autor Compartilhar Postado Abril 22, 2014 Eu uso Cpremote também, no passado, eu tinha servidores na europa p/ armazenamento de backup, mas fiquei imaginando precisar recuperar + de 1TB e decidi mudar meus servidores de backup p/ EUA. Acredito que 150GB demore um pouco p/ recuperar (mesmo na mesma rede) o cpremote funciona muito bem, mas fiquei me imaginando na situação de ter que recuperar + 1.5TB de dados de um único servidor, vai levar uma eternidade... rs Eu até considerei usar o Dropbox Business (que te da o quanto você precisar de espaço e tem uma boa rede) para backup's mas não é "funcional" para backup do "whole server" do cPanel. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Abril 22, 2014 Compartilhar Postado Abril 22, 2014 Geralmente no mesmo DC mas com localidades diferentes e uso o Rsync à partir do servidor de backup para puxar o download, pois o cpremote não funciona muito bem quando você tem 600, 800GB de backups diários. É muito raro você conseguir fazer downloads de backup acima de 25MBps (~ 200mbps). Claro que puxar um backup específico de 150GB levará umas 3 horas, mas isso é normal. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Amarante Postado Abril 22, 2014 Compartilhar Postado Abril 22, 2014 Encontrei uma boa solução usando a Backupsy.com Eles possuem VPS's com 1 GBps de link real, e com várias opções de localidades. Por exemplo, tenho servers com a Secured Servers em Phoenix - AZ e ativei servidores com a Backupsy em Los Angeles - CA. Consigo copiar 250GB de dados em 4 horas de Phoenix para Los Angeles. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
silas_i Postado Abril 22, 2014 Autor Compartilhar Postado Abril 22, 2014 Encontrei uma boa solução usando a Backupsy.com Eles possuem VPS's com 1 GBps de link real, e com várias opções de localidades. Por exemplo, tenho servers com a Secured Servers em Phoenix - AZ e ativei servidores com a Backupsy em Los Angeles - CA. Consigo copiar 250GB de dados em 4 horas de Phoenix para Los Angeles. Interessante a solução, mas achei um pouco "caro". Caro pelo que eu pago. Pago $89,00 por 4TB de HD em um dos meus servidores.... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Amarante Postado Abril 22, 2014 Compartilhar Postado Abril 22, 2014 Interessante a solução, mas achei um pouco "caro". Caro pelo que eu pago. Pago $89,00 por 4TB de HD em um dos meus servidores.... Sim, desde que haja a demanda de 4TB e possua link de 1GBps, tá barato. Eu também tinha um dedicado com 2TB por U$ 39 mas não chegava usar 500GB, além do link ser de 200 mbps e estar localizado no canadá. Vi que mesmo por um valor baixo não havia demanda pra tudo isso e estava tomando prejú. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
chuvadenovembro Postado Abril 22, 2014 Compartilhar Postado Abril 22, 2014 O Jaime que é vetereno nessas questões relacionadas a backup, poderia desenvolver uma ferramenta que tivesse inteligencia p/ remover pastas das contas que já não existem mais nos servidores master heheheheh Remover arquivos e pastas por mais velhos não deve resolver. Teria que ser um parâmetro "apenas de pastas" que não sofreu nenhuma modificação nos últimos 3 meses por exemplo, se a varredura encontra uma pasta nessa condição, ela deve ser removida. (depois disso, enviar um relatório informando que as pastas x,y,z...foram removidas) Digo isso porque no meu caso por exemplo os backups são incrementais e sempre tem alguma coisa sendo atualizada referente as contas que realmente estão ativas no servidor. PS: Se alguém tiver uma solução como essa que comentei, eu estou disposto a pagar pelo script :D 0 Citar █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
silas_i Postado Abril 23, 2014 Autor Compartilhar Postado Abril 23, 2014 O Jaime que é vetereno nessas questões relacionadas a backup, poderia desenvolver uma ferramenta que tivesse inteligencia p/ remover pastas das contas que já não existem mais nos servidores master heheheheh Remover arquivos e pastas por mais velhos não deve resolver. Teria que ser um parâmetro "apenas de pastas" que não sofreu nenhuma modificação nos últimos 3 meses por exemplo, se a varredura encontra uma pasta nessa condição, ela deve ser removida. (depois disso, enviar um relatório informando que as pastas x,y,z...foram removidas) Digo isso porque no meu caso por exemplo os backups são incrementais e sempre tem alguma coisa sendo atualizada referente as contas que realmente estão ativas no servidor. PS: Se alguém tiver uma solução como essa que comentei, eu estou disposto a pagar pelo script :D Se não me engano o cpremote tem uma cron.weekly que limpa as contas que foram "terminadas" do servidor. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Abril 23, 2014 Compartilhar Postado Abril 23, 2014 Essa ideia do Rsync a partir do servidor de destino pode ajudar, já que a taxa de download geralmente é maior que a de upload. O Jaime que é vetereno nessas questões relacionadas a backup, poderia desenvolver uma ferramenta que tivesse inteligencia p/ remover pastas das contas que já não existem mais nos servidores master heheheheh Remover arquivos e pastas por mais velhos não deve resolver. Teria que ser um parâmetro "apenas de pastas" que não sofreu nenhuma modificação nos últimos 3 meses por exemplo, se a varredura encontra uma pasta nessa condição, ela deve ser removida. (depois disso, enviar um relatório informando que as pastas x,y,z...foram removidas) Digo isso porque no meu caso por exemplo os backups são incrementais e sempre tem alguma coisa sendo atualizada referente as contas que realmente estão ativas no servidor. PS: Se alguém tiver uma solução como essa que comentei, eu estou disposto a pagar pelo script :D Obrigado pela menção. Infelizmente não venho tendo tempo para voltar a criar script/plugin/addon de backup. Mas tenho muitas ideias na caxola e até escolhi um nome para um sistema tudo em um (backup/migraçao/restauração): Calamim. Este sistema substituiria o WHMEasyBackup (pra revendedor) e CpRemote (pra revendedor e root). 0 Citar Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.