Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Olá pessoal,

Uns 3 anos atras eu trabalhava com um servidor dedicado onde eu tinha somete 1 ip com RDNS configurado para 3 dominios.

Cancelei meu plano e esta semana voltei a contratar o servidor dedicado.

Para minha surpresa, ao pedir para empresa configurar o RDNS de um determinado ip para 3 dominios que tenho, eles responderam que só podem configurar 1 dominio por ip.

Essa informação procede?

Se eu tenho 5 dominios diferentes e quiser enviar email dos 5 eu terei que ter 5 ips diferentes só por causa do RDNS?

Obrigado.

Postado

Isso procede sim, DNS reverso é mapeamento único. Se você colocar mais de 1, vai entrar numa situação de imprevisibilidade pois a cada consulta pode responder como qualquer um dos vários. 

Um e-mail de um domínio x não precisa vir de um IP com RDNS x. Basta apontar corretamente o IP ou o hostname em registros SPF e DMARC. Por exemplo, os domínios no Google Apps não tem um IP para cada domínio... 

Postado
  • Autor

Mas não entendo pois antes eu tinha um RDNS para vários ips.

Rubensk, você está querendo dizer que todos meus emails independente do dominio irão funcionar se eu fizer a configuração correta nos registros SPF e DMARC ? 

Ou seja, não preciso ter um ip para cada dominio?

Poderia dar um exemplo de configuração SPF e DMARC para a seguinte situação?

ip do server xxx.yyy.xxx.xxx com dns CORRETAMENTE configurado para o dominio www.a.com.br

Nesse servidor preciso que funcione os emails dos seguintes dominios:

emails@a.com.br
email@b.com.br  
email@c.com.br

Postado

Você pode SIM criar várias entradas para responder por vários reversos, mas como o Rubens falou, é a mesma coisa que ter várias entradas A sob um mesmo nome apontando para ip's diferentes: cada consulta responde de forma diferente, então se algum servidor de email fizer a consulta do seu reverso e apontar para o IP Y, e você está enviando do servidor com IP X (sob o mesmo hostname), poderá ter o email rejeitado.

Explicando a sua segunda pergunta, você primeiro precisará ter um hostname. Ele será o principal do seu servidor e é para ELE que você deverá apontar o reverso, exemplo:

IP principal: 8.8.8.8

Escolheu o domínio "a.com.br" como hostname;

Entrada A:

server.a.com.br 14400 IN A 8.8.8.8

Então, seu DC irá criar uma entrada PTR exatamente inversa da que você criou como entrada A: 

8.8.8.8 14400 PTR server.a.com.br

Agora, você cria as entradas SPF em cada domínio, apontando para o IP de seu servidor:

b.com.br 14400 IN TXT v=spf1 ip4:8.8.8.8 +a +mx + ~all

c.com.br 14400 IN TXT v=spf1 ip4:8.8.8.8 +a +mx + ~all

E se você tiver um subdomínio e enviar emails @subdominio.dominio.com.br, terás de criar novas entradas, ex:

cliente.b.com.br 14400 IN TXT v=spf1 ip4:8.8.8.8 +a +mx + ~all

Uma entrada DMARC é mais complicada e vai depender de outras coisas, veja neste endereço: http://blog.returnpath.com/blog/cherie-ansari/build-your-dmarc-record-in-15-minutes

Seguindo dessa forma e contanto que o seu IP esteja limpo, seu servidor utilizando ao menos um terceiro DNS do Google ou OpenDNS para garantir a resolução de nomes e etc, você provavelmente terá um email na caixa de entrada dos provedores.

Postado
  • Autor

Pessoal. Muito obrigado pelas dicas. Amanhã de noite farei as configuracoes e dou um feed back

Só mais uma duvida. Para tdo funcionar precisarei configurar o DMARC? ou so as configurações de SPF são suficientes

Postado

Pessoal. Muito obrigado pelas dicas. Amanhã de noite farei as configuracoes e dou um feed back

Só mais uma duvida. Para tdo funcionar precisarei configurar o DMARC? ou so as configurações de SPF são suficientes

Não é algo digital tipo funciona ou não funciona. Você terá uma eficácia maior ou menor de entrega e um risco maior ou menor, mas não é sim/não. 

Postado
  • Autor

Ok,

Mais uma vez muito obrigado pela atenção.

Espero até domingo marcar este post como Resolvido...rs

Postado
  • Autor

Ola pessoal.

Ontem segui os procedimentos que o pessoal sugeriu mas sem sucesso POREM meu dominio esta sendo controlado pelo painel da locaweb ou seja eu nao tenho o servidor de dns configurado no meu server

Hj a noite vou configurar o servidor de dns no meu server e fazer todas as configuraçoes necessarias, inclusive as que o pessoal daqui indicou

Se funcionar respondo este post com um passo a passo de tudo o que foi feito para ajudar quem precisar no futuro

Postado
  • Autor

Olá pessoal,

Fiz todas as configurações de SPF e meus emails continuam caindo na caixa de spam...

Com base no email abaixo que caiu na caixa de spam vocês conseguem me orientar sobre o que esta faltando?

Delivered-To: ????@gmail.com
Received: by 10.???.89.243 with SMTP id v106csp267156qgd;
Wed, 12 Mar 2014 12:36:07 -0700 (PDT)
X-Received: by 10.???.96.201 with SMTP id r49mr63264325yhf.33.1394652967016;
Wed, 12 Mar 2014 12:36:07 -0700 (PDT)
Return-Path: <novoserver@MEUDOMINIO.com.br>
Received: from DOMINIOCONFIGURADODNSREVERSO.com.br (DOMINIOCONFIGURADODNSREVERSO.com.br. [64.???.???.15])
by mx.google.com with ESMTP id v46si43306564yhh.87.2014.03.12.12.36.06
for <????@gmail.com>;
Wed, 12 Mar 2014 12:36:06 -0700 (PDT)
Received-SPF: pass (google.com: domain of novoserver@MEUDOMINIO.com.br designates 64.???.???.15 as permitted sender) client-ip=64.???.???.15;
Authentication-Results: mx.google.com;
spf=pass (google.com: domain of novoserver@MEUDOMINIO.com.br designates 64.???.???.15 as permitted sender) smtp.mail=novoserver@MEUDOMINIO.com.br
Received: from [179.???.165.197] ([179.???.165.197]) by MEUDOMINIO.com.br with MailEnable ESMTP; Wed, 12 Mar 2014 16:36:07 -0300
Date: Wed, 12 Mar 2014 16:35:58 -0300
Subject: Teste
Message-ID: <6s2x746wjc00b7mvnxmpmxiq.1394652958277@email.android.com>
Importance: normal
From: Novo Server Celulat <novoserver@MEUDOMINIO.com.br>
To: ALE <???@gmail.com>,
agpcardoso@emailparticular.com, Marco Araujo <agpcardoso2@emailparticular.com>
Reply-To: Novo Server Celulat <novoserver@MEUDOMINIO.com.br>
MIME-Version: 1.0
Content-Type: multipart/alternative; boundary="--_com.android.email_23401329428600"

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?