Daniel Lemes Postado Fevereiro 17, 2014 Compartilhar Postado Fevereiro 17, 2014 Todo mundo diz que trocar a porta do SSH da 22 para outra aleatória (tipo 2568 ou 45684) é medida de segurança, ouço isso desde nem sei quando. Mas esse artigo https://www.adayinthelifeof.nl/2012/03/12/why-putting-ssh-on-another-port-than-22-is-bad-idea/ diz que é exatamente o contrário, já que qualquer outra acima de 1024 seria insegura e facilmente detectada por um script específico. Ele ainda argumenta que se o problema é segurança do ssh, é melhor desabilitar o root e ativar uma chave, e que muitas aplicações "esperam" ter a 22 ocupada pelo ssh, o que pode causar problema. Entre vários outros motivos... Afinal, vale a pena trocar a porta do ssh ou não? Por extensão, o mesmo deve valer para outras alterações de porta, como do SMTP como vejo com frequência. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gerson Porto Postado Fevereiro 17, 2014 Compartilhar Postado Fevereiro 17, 2014 Rapaz, eu acho que alterar as portas SSH aumentam a proteção sim. Porque não, alterar porta SSH, desabilitar root e ativar as chaves? :) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 17, 2014 Compartilhar Postado Fevereiro 17, 2014 Não muito, basta você utilizar Fail2ban ou Snort para a detecção de bruteforces/scan de portas. Vale sim a pena, mas, não irá adiantar muito caso seja feito um Privilege Escalation em seu servidor. Sugiro que instale o Fail2ban, e faça a restrição de IPs e gere uma chave SSH para o usuário desejado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administração AngelCosta Postado Fevereiro 17, 2014 Administração Compartilhar Postado Fevereiro 17, 2014 Eu já tinha lido também que qualquer porta acima da 1024 não era uma boa ideia. 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados