Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dica Empresarial: As realidades de ser um empreendedor


Posts Recomendados

Ontem recebi um e-mail da SEBRAE sobre as realidades de ser um empreendedor e estarei recebendo mais dicas nos próximos dias que irei compartilhar com vocês. Reparem bem na segunda Dica, que creio ser a mais pura verdade:

===

Essa e as próximas 2 dicas do programa, serão uma sequência muito bacana sobre As Realidades de Ser um Empreendedor. Serão 9 Realidades que irão trazer verdades sobre obstáculos e acontecimentos inevitáveis, porém, superáveis na vida de um empreendedor.

Aproveite e reflita! Vale a pena!

Realidade 1: A primeira implementação da sua ideia estará errada.

A primeira interação ou implementação de uma ideia sua certamente estará errada. Isso não quer dizer que você não é inteligente o suficiente, ou não está fazendo as coisas direito. Pra falar a verdade, este é um bom sinal. Nenhuma ideia sobrevive a sua primeira interação com os clientes, por isso é necessário que você saiba colher todos os feedbacks que surgirão deste primeiro contato para adaptar sua ideia.

Você pode ser orgulhoso, não ouvir o que o cliente está dizendo e manter as coisas do jeito que elas estão, porém isto só deixará você sem clientes e com um produto que nem você mesmo usaria.

Por isso não se preocupe, é normal que as coisas mudem um pouco, no que se refere a implementação da sua ideia.

Realidade 2: Seus amigos e/ou sua família não irão entender o que você faz.

“Você é um empreendedor, isso significa que você está desempregado?” ou “Ah, que legal!” são alguma das várias reações que você vai receber de amigos próximos, membros de sua família e outras pessoas ao longo de sua jornada rumo a consolidação de seu próprio negócio.

Mesmo que você alcance objetivos que denotem sucesso no mundo empreendedor, as pessoas ainda não entenderão o que você faz, a não ser que você seja responsável por um produto campeão de vendas no mercado. Quando se trata de um negócio b2b é ainda mais difícil pra eles entenderem, até porque eles não são seus clientes diretos.

O simples fato de não entenderem o que você faz não significa que você está fazendo algo errado ou inaceitável. Eu duvido que Larry Ellison conseguiu fazer com que sua família entendesse a Oracle, e as coisas acabaram dando bem certo pra ele.

Realidade 3: Você ganhará um salário menor do que está esperando.

Se sua principal motivação para empreender é o dinheiro, você está no lugar errado. Claro que um dia você ira vender a empresa, mas esse dia provavelmente está bem distante de chegar. Durante um tempo, mesmo que você ganhe um bom dinheiro, você irá gastá-lo com boas contratações ao invés de tirar um bom salário para si mesmo.

Não há nada de errado em querer ganhar dinheiro, mas no começo será bem difícil, você ganhará menos que aqueles seus amigos que estão trabalhando em grandes empresas e eles provavelmente o lembrarão disso, mas não desanime, se você realmente ama o que faz, ter uma conta recheada no banco é a menor de suas preocupações.

Realidade 4: Você não pode fazer tudo sozinho!

Alguns Empreendedores tem um complexo de super-herói e sentem que podem fazer tudo sozinhos ou com apenas mais um co-fundador para ajudar. Eles acham é possível fazer uma empresa tomar grandes proporções com apenas 2 pessoas. Isso apenas resultará em excesso de cansaço e falta de foco.

Aprenda a deixar seu orgulho de lado e contratar pessoas que são melhores do que você. Trazer mais pessoas para sua empresa tornará a delegação de tarefas mais fácil, fazendo com que cada um fique focado em fazer o que sabe fazer de melhor.

Realidade 5: Não existe essa de fazer sucesso da noite para o dia!

Esteja preparado para trabalhar na sua empresa por vários e vários anos. A imprensa várias vezes faz com que o sucesso de algumas empresas pareça repentino, mesmo quando empreendedores trabalharam por anos e anos em cima de uma ideia para que ela finalmente dê resultado.

Sua empresa dar sucesso não é algo impossível, mas também não é algo que vá acontecer da noite para o dia.

Realidade 6: Não existe a tal “negociação da vida” da sua empresa.

Não deve ser somente uma negociação que fará sua empresa alcançar o sucesso. Alguns clientes ou boas negociações podem te levar ao próximo degrau da escada, mas ainda existem vários degraus a serem escalados ao longo do caminho.

Uma boa oportunidade de negociação pode escapar mais rápido do que você imagina, por isso é importante você definir quais são os degraus que você irá subir ao longo do caminho, avaliando sempre todas as suas possibilidades. Dessa maneira você constrói o futuro da sua empresa sem depender de um único cliente.

O sucesso de uma empresa que está começando vem da junção de várias pequenas vitórias ao longo do caminho.

Por: Jason Baptiste

Editado por Jefferson
 Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Servidores Virtuais, Registro de Domínios
Link para o comentário
Realmente a segunda acontece com todos nós.

Sem dúvida, para os que trabalham em casa então - aqui mesmo eu mantenho o escritório porque é de minha propriedade, se tivesse que pagar aluguel todos aqui trabalhariamos em casa e com certeza com aumente de produtividade com era antes. Sempre quando chega a conta do condominio e luz eu penso em fechar e trabalharmos em casa - nem problema com funcionario eu teria, os que trabalham comigo já trabalham a anos e já pegaram a fase em que fazíamos tudo remotamente.

Ainda me lembro quando famila, sogro, sogra, etc perguntava "mas vc não pensa em fazer um concurso publico ou algo assim ? Aranjar um emprego ?". Se der mole na época eu ganhava mais que a familia toda junta. Depois que montamos o escritório pararam de perguntar. As vezes ainda me perguntam "como é que vai esse negócio de internet ?".

Vai entender...

Link para o comentário
Sem dúvida, para os que trabalham em casa então - aqui mesmo eu mantenho o escritório porque é de minha propriedade, se tivesse que pagar aluguel todos aqui trabalhariamos em casa e com certeza com aumente de produtividade com era antes. Sempre quando chega a conta do condominio e luz eu penso em fechar e trabalharmos em casa - nem problema com funcionario eu teria, os que trabalham comigo já trabalham a anos e já pegaram a fase em que fazíamos tudo remotamente.

Ainda me lembro quando famila, sogro, sogra, etc perguntava "mas vc não pensa em fazer um concurso publico ou algo assim ? Aranjar um emprego ?". Se der mole na época eu ganhava mais que a familia toda junta. Depois que montamos o escritório pararam de perguntar. As vezes ainda me perguntam "como é que vai esse negócio de internet ?".

Vai entender...

A minha mãe fala exatamente isso! Como fico em casa meio dia para me dedicar aos sites dos meus clientes (e a estudos, principalmente) ela acha que fico de corpo mole. Acho que os "antigos" não conseguem entender que podemos trabalhar duro de casa. O mais engraçado é quando ela liga para casa de tarde e estou em casa.... hehehehe

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?