Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Suspender Acesso Ao Google Apps


Posts Recomendados

Olá galera, bom dia!

 

Estou com uma dúvida aqui... Tenho alguns clientes que utilizam o Google Apps e estou com a seguinte ocorrência; quando um desses clientes não paga a fatura, o site é bloqueado pelo WHMCS, entretanto o acesso ao Google Apps continua operando normalmente, pois o MX está apontado para o Google. Sendo assim o cliente nem percebe que o site está offline e mesmo que perceba muitas vezes não se preocupa, pois para alguns clientes o mais importante é o e-mail.

 

E então? Alguém tem alguma dica para que o WHMCS possa bloquear o Apps, sem que no entanto ocorra uma perda de e-mails, etc?

 

Agradeço por qualquer idéia...

Muito Obrigado galera! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço e particularmente não concordo que você deva tentar bloquear o acesso a um serviço de terceiros.

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk

 

Olá Jonas, boa tarde!

Acho que não esclareci bem a questão, mas o site está hospedado em minha estrutura e os e-mails são encaminhados para o Google graças à hospedagem que mantém os registros DNS e hospeda o domínio. Sem meus serviços o encaminhamento para o Google não funcionaria, então porque não bloquear? Devo hospedar de graça os DNS do cliente? Remover a conta do cliente definitivamente? Claro que não; pois se eu remover a conta de hospedagem dela, o domínio ficaria sem os registros DNS e os e-mails não funcionariam mais.

Se os e-mails ficassem hospedados no meu servidor eu teria um maior consumo de espaço em disco, mas por outro lado o cliente não teria todos os recursos do Google Apps, como o Webmail, Google Drive, Agenda, etc. O serviço é do Google, mas depende do meu serviço. No meu entendimento eu não só posso como devo bloquear os serviços, pois tenho custos operacionais com minha estrutura e dependo dos recebimentos... ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te entendo, tenho alguns clientes que também utilizam, isso é realmente uma questão de entendimento de cada um, ao meu ver, e é o q eu faço nestes casos pois faço as exclusões de contas manualmente, é enviar um e-mail avisando manual informando que no momento que o serviço foi excluído o cliente deixará de ter seus serviços do google ativos (etc). Mas é claro que dependendo do porte da empresa isto se torna inviável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera pelas dicas... É realmente complicado fazer isso "na mão" (no momento não é o fim do mundo, porque minha empresa é beeeeeem pequena mesmo), mas bem que seria legal o WHMCS possuir algum recurso desse tipo. Se eu achar algum módulo ou hook que faça isso, postarei aqui.

 

No mais agradeço por qualquer outra dica ou idéia, mas agradeço ainda mais por todos que comentaram aqui e que entenderam meu ponto de vista! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Marco Antonio disse tudo. Bloquear o DNS faz parte do serviço de Hosting.

João Paulo, como você recomendaria que eu fizesse esse bloqueio? Os e-mails seriam perdidos ou apenas não seriam recebidos pelo Google, ficando pendentes de envio no servidor do remetente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João Paulo, como você recomendaria que eu fizesse esse bloqueio? Os e-mails seriam perdidos ou apenas não seriam recebidos pelo Google, ficando pendentes de envio no servidor do remetente?

 

Perdidos forever. Das duas uma: ou teu cliente vai aprender deixar o pagamento em dia, ou vai te chingar pacas e cair fora. Geralmente o que ocorre é a primeira alternativa. Imaginou ele ter que ligar para aqueles clientes que iam fechar algo dizendo "eu dei o cano na hospedagem e por isso não recebi seu email...."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?