zanin Posted December 18, 2013 Share Posted December 18, 2013 Bom dia pessoal, Recentemente tenho notado um volume consideravel de mensagens no forum referentes a outros paineis de controle, especialmente os gratuítos. Em especial o zPanel e ISPConfig. Eu tenho testado o ISPConfig há alguns meses e no momento estou avançando para a fase de homologação. O único ponto negativo é que a interface web do ISPConfig é pouco usual e ainda usa técnicas de programação pouco atuais. O motivo do tópico, é saber como os membros do forum que estão validando o ISPConfig e principalmente os que ja fazem uso do mesmo em produção, estão lidando com a parte da interface dele. Alguém já arriscou a construir um template para ele, por exemplo usando bootstrap? Teve algum tipo de avanço? Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopaulo Posted December 18, 2013 Share Posted December 18, 2013 Eu e o Marco Antônio usamos em ambiente de produção. Tenho casos aí de 18 meses sem qualquer tipo de problema. Seja de hackers ou software. O ISPConfig é horrível pro cliente, nem tente passar essa bomba a ele, pois até ele entender que para adicionar um domínio é primeiro o DNS depois o site... enfim.... Porém ele tem uma API em PHP muito bacana de se trabalhar e bastante simples. Ou seja, você pode montar um criador de conta via PHP no estilo cPanel para ele, usando a API (já montando o DNS/IP Dedicado/FTP/SITE/Email). Com a API você também poderá montar uma mascara de painel (no estilo cPanel) completo para ele. E claro, o fato de ter suporte nativo ao Nginx é um hiper diferencial :). Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeandroTC Posted December 18, 2013 Share Posted December 18, 2013 Que legal! Vou pesquisar sobre essa API. Se possível, posta um tutorial a respeito pra gente. Obrigado! :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopaulo Posted December 18, 2013 Share Posted December 18, 2013 Baixe o ISPConfig no site do desenvolvedor e extraia. Entre nessa pasta: ISPConfig-3.0.5.3.tar\ispconfig3_install\remoting_client\ Ali irá haver duas pastas: "API-docs" e "examples", as duas são ricas em detalhes. Mas use a integração via API, pois te permite rodar remotamente. Ou seja, você pode controlar N servidores ISPConfig via uma única interface. Na pasta "example", todos os exemplos são em PHP com o código já prontinho. Não esqueça de personalizar apenas o arquivo soap_config.php com os dados do servidor em questão. Para mais segurança, pense em integrar isso a um framework qualquer. Eu fiz meus testes usando o Code Igniter. E para mais segurança, pense em mudar o nome da URI de /remote/ para qqr outra coisa, bem como a porta padrão (8080) dele. @Zanin: Antes de por em produção, faça alguns testes usando o recurso de multi-server do ISPConfig. É muito bom!!! (Nessa hora o cPanel fica de Dupé). Sobre o Firewall, não use o firewall dele. Use o CSF, é melhor. E ele é muito estável em Ubuntu Server. Não tenho tido boas experiencias com CentOS. Link to comment Share on other sites More sharing options...
zanin Posted December 19, 2013 Author Share Posted December 19, 2013 Eu e o Marco Antônio usamos em ambiente de produção. Tenho casos aí de 18 meses sem qualquer tipo de problema. Seja de hackers ou software. O ISPConfig é horrível pro cliente, nem tente passar essa bomba a ele, pois até ele entender que para adicionar um domínio é primeiro o DNS depois o site... enfim.... Porém ele tem uma API em PHP muito bacana de se trabalhar e bastante simples. Ou seja, você pode montar um criador de conta via PHP no estilo cPanel para ele, usando a API (já montando o DNS/IP Dedicado/FTP/SITE/Email). Com a API você também poderá montar uma mascara de painel (no estilo cPanel) completo para ele. E claro, o fato de ter suporte nativo ao Nginx é um hiper diferencial :). Valeu joaopaulo!!! A API já estava sendo mesmo meu norte, uma vez que esse formato do template deles é tétrico! kkkk (agora mais ainda se voce tem uma experiencia maior e também fez via API) Aproveitando, vc saber se tem como fazer o remote user responder apenas de um IP especifico? Depois vou testar em multiserver na AWS para ver como fica :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopaulo Posted December 19, 2013 Share Posted December 19, 2013 Não entendi sua pergunta sobre o remote user. Sua pergunta por acaso era se é possível se conectar ao /remote/ a partir de um único IP conhecido? Se for essaa pergunta, a resposta: é possível sim. Link to comment Share on other sites More sharing options...
zanin Posted December 19, 2013 Author Share Posted December 19, 2013 Isso! Eu procurei na interface dele e nao achei. É em algum arquivo que define? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mazzarello Posted December 19, 2013 Share Posted December 19, 2013 Eu e o Marco Antônio usamos em ambiente de produção. Tenho casos aí de 18 meses sem qualquer tipo de problema. Seja de hackers ou software. O ISPConfig é horrível pro cliente, nem tente passar essa bomba a ele, pois até ele entender que para adicionar um domínio é primeiro o DNS depois o site... enfim.... Porém ele tem uma API em PHP muito bacana de se trabalhar e bastante simples. Ou seja, você pode montar um criador de conta via PHP no estilo cPanel para ele, usando a API (já montando o DNS/IP Dedicado/FTP/SITE/Email). Com a API você também poderá montar uma mascara de painel (no estilo cPanel) completo para ele. E claro, o fato de ter suporte nativo ao Nginx é um hiper diferencial :). joaopaulo, Você está querendo dizer que não é indicado colocar este painel para o cliente final utilizar? Estou pesquisando sobre alguns e gostei do ZPanel, mas o mesmo apresenta diversas falhas de segurança. Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopaulo Posted December 19, 2013 Share Posted December 19, 2013 joaopaulo, Você está querendo dizer que não é indicado colocar este painel para o cliente final utilizar? Estou pesquisando sobre alguns e gostei do ZPanel, mas o mesmo apresenta diversas falhas de segurança. Depende do cliente, se ele for expert em informática, pode acessar normal. O painel é bastante bagunçado e o fato de você sempre ter dois passos ou mais para ações simples, deixam-no demasiado confuso para usuários acostumados a painéis mais simples como cPanel,Plesk, Locaweb, Kinghost, Godaddy, Hostnet etc... Talvez seja bacana a gente se reunir e criar um painel pro cliente via ISPConfig. Link to comment Share on other sites More sharing options...
EuMarcos Posted December 19, 2013 Share Posted December 19, 2013 Já tentou utilizar o directadmin? Temos uma boa parcela de clientes, que precisam de um painel controle( não querem cPanel ) e hospedam E-Commerce e outros sites ( com ou sem Nginx, funcionando 100%. ) Sobre o ISPConfig, tenho uma instalação funcionando sem problemas ( + 7 meses ) hospedam alguns domínios. Já vi em alguns forums temas para o ISPConfig e encontrei um no https://github.com/dclardy64/ISPConfig_Clean-3.0.5 ***https://www.typo3multishop.com/ispconfig/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts