Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Tutorial] Varnish + Nginx = Apachebooster


DekWorld

Posts Recomendados

Olá a todos,

 

Pessoal que tem pouco conhecimento em Linux e Configuração vou postar um script gratuito que realmente funciona, testado por mim.

 

Teste realizado em Centos 6.3 + WHM/Cpanel

 

Esse script vai instalar Varnish + Nginx e criar um modulo dentro do WHM para gerenciamento e monitoração dos serviços.

 

Quase sempre sai um update novo e correção de BUGS.

 

Vantagem que o código é aberto pode ser modificado, gratuito e funciona.

 

Depois de instalado é só acessar seu WHM e modificar como gostaria ou deixar como padrão pois ao final da instalação já vai estar rodando Varnish + Nginx.

 

Sendo assim com um comando de linha se compila, instala e habilita os serviços de Varnish + Nginx, simples e fácil para quem está com dificuldades em compilar na mão.

Com acesso ROOT

cd /opt

wget http://prajith.in/downloads/updateapachebooster

sh updateapachebooster
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Eu achei interessante a dica. Mas eu tenho seguido as dicas do site rtcamp.com sobre nginx e tenho meu nginx bem tunado e rapidex. E eles fizeram um artigo sobre pq não se precisa usar nginx com varnish: http://rtcamp.com/tutorials/why-we-never-use-varnish-with-nginx/

 

Eu acredito também que se seu foco é apenas uma ferramenta, no meu caso Wordpress, vale a pena configurar o sistema para isso.

 

Mas para casos "gerais", é uma boa.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade Varnish é apenas um direcionado ao consultas no qual se reserva, sendo assim se poupa processamento e memória, pois está locado em cache, com isso se ganha performance e rapidez em carregamento de imagens, css, etc.

 

Já o Nginx sistema de cache para o servidor web, também se ganha muita performance, mais se separar consulta de processamento se ganha mais desempenho, por isso normalmente se usa os 2.

 

Varnish para imagens, css, etc

 

Nginx para processamento de scritps .

 

Porém nada impede de usar um ou outro, vai da visão do admin para ver as necessidades do servidor e sua empresa.

 

E um pouco crucial é tudo como foi configurado para se trabalhar junto também, instalar por instalar e não se aprofundar no assunto, não vai conseguir 100% do scritp Nginx e Varnish.

 

Pequeno resumo para entender o motivo de usar os 2

 

Ambiente Web = (Varnish(cache + segurança) + Nginx(PHP-APC + PHP-FPM)) – segurança (php-suhosin + waf))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas há um equívoco, Varnish é apenas PROXY. Nada mais, nada menos. O diferencial é que ele é tão bom, mas tão bom (quando bem configurado, é claro, pois ele vem crú).

 

Nginx é um Webserver com funções de PROXY. Aqui está a diferença, ele não é um proxy de natureza, mas pode funcionar como tal.

 

Nisso, o Varnish saiu correndo na frente, pois ele foi feito para ser, e apenas ser, proxy.

 

Na prática a diferença entre Nginx ou VArnish como Proxy é de +/- 50% a favor do Varnish.

 

Agora, é muito usado a trupe toda (Apache, Nginx e Varnish) quando se tem o uso de SSL, pois o Varnish não funciona, nem suporta por padrão SSL. A explicação é: O Varnish tem  82 mil linhas de código, enquanto apenas o OpenSSL tem só 306 mil. Logo, não faz muito sentido aumentar em 3x o tamanho do Varnish para suportar SSL..

 

Bom, abaixo tem uma ilustração que fiz para mostrar como ter o melhor de todos mundos, aproveitando o lado bom de cada um :)

 

1382558321-clip-10kb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Varnish não é apenas um proxy funciona com sistema de Cache quando bem configurado também pois sua principal função é ser Cache e não Proxy.

 

Nginx pode ser usado como proxy porém sua principal função é o motor de processamento rápido que ele tem, por isso falei acima usar ele para processar scripts e pedidos ligados enquanto usar Varnish como cache de imagens, css, etc.

 

Outro detalhe em nenhum momento disse para não usar somente Nginx, isso vai de admin para admin e o conhecimento que ele tem.

 

Sendo que ApacheBooster é um script e vem tudo configurado para Varnish e pode ser fácil modificado via WHM esse é objetivo principal desse Tropic para as pessoas que não tem conhecimento profundo. 

 

Está bem claro o funcionamento aqui abaixo.

 

Ambiente Web = (Varnish(cache + segurança) + Nginx(PHP-APC + PHP-FPM)) – segurança (php-suhosin + waf))

 

Os 2 configurados porém determinado funções para ambos trabalharem juntos.

 

Exemplo claro como funciona 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo proxy HTTP pode ser usado como Cache. Não existe Cache HTTP, mas sim Proxys com melhorias significativas para cache (caso do Varnish). Antigamente usavamos o Squid para isso :)

 

 

O erro principal do Apache Booster é que ele não vem pronto pra nada, tem-se que configurar tudo, o que implica dizer que quem não conhece Varnish, não tem melhoria alguma com ele. Nessa hora o NginxAdmin se sai pra lá de bem, visto que ele já configurado para 90% dos casos, ou seja, vem pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim conheço e mexo com Squid, sei que não existe Cache para HTTP, porém existe para módulos como Varnish pois se armazena em memória o item e o mesmo pode ser acessado várias vezes sem uma nova consulta o vídeo está bem claro que é assim que funciona.

 

Sobre Interface Web para administração tanto ApacheBooster quanto NginxAdmin podem ser editados na mão, pois o código é aberto, vai do conhecimento de cada um, então não vejo erro algum para ApacheBooster ele vem como padrão algumas funções para iniciantes no assunto no qual pode ser modificado e ficar tão bom quando uma edição via NginxAdmin, sendo que também da para usar NginxAdmin + ApacheBooster só ter conhecimento como disse, seria um erro se o mesmo não funciona-se ou se o código não pude ser editado, sendo que nem assim pois o Autor está passando de GRAÇA o script.

 

Caro Admin, simplesmente julgar uma pessoa que nem conhece dizendo que não tem conhecimento em Varnish é algo egosita com todo respeito, não estou aqui para medir conhecimento com niguem e está fugindo do foco, o Tropic não foi aberto para se falar de configuração profunda e exclusiva de Varnish, como disse antes vai de admin para admin querer usar ou não, sendo que grandes empresas estão usando os 2 juntos, outro detalhe postei sobre ApacheBooster para quem está iniciando em querer mexer com VarnishNginx, no qual é muito mais fácil a instalação e compilação, sendo que o código é aberto e pode ser editado na mão e pode ficar igual via NginxAdmin, pois nada mais que é de um editor online que tem as opções pré-selecionadas.

 

Regra básica que pode ser feito com os 2.

 

Ambiente Web = (Varnish(cache + segurança) + Nginx(PHP-APC + PHP-FPM)) – segurança (php-suhosin + waf))

 

Sendo que acho que não prestou atenção no que quis dizer na forma de trabalhar em conjunto pois o objetivo aqui é mostrar que os 2 juntos se tem melhor resultado que apenas Nginx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varnish para imagens, css, etc

 

Nginx para processamento de scritps .

 

Na verdade meu Caro Watson,  é disso acima que estou brigando.

 

O Varnish não puxa nenhum tipo de arquivo "css" ou "imagem" direto como sugerido. Ele apenas intermedia e guarda em cache, pois sua função é proxy. Todo arquivo css, js, pdf, imagens, enfim, qualquer estático, é fornecido pelo Webserver ao Varnish. O Varnish por si só apenas repassa as requisições, atuando como um filtro (em suas palavras), mas não tem o poder de fazer endereçamento direto.

 

 

Já o Nginx sistema de cache para o servidor web, também se ganha muita performance, mais se separar consulta de processamento se ganha mais desempenho, por isso normalmente se usa os 2.

 

 

A ideia que você passou é de que: para sites em HTML não seria necessário Webserver, mas apenas o Varnish, o que não é verdade. Pois o Varnish pegaria a imagem de onde? Ele não faz nada sem um webserver.

 

Outro ponto: quanto a configuração, o nginx vem aberto, tanto quanto o apache, quanto o Varnish. O que quis dizer é isto: quantas vezes você mudou a TTL dos caches do NginxAdmin? Aposto que poucas senão nenhuma, isto é, o software já está pronto para atender 90% dos casos.

 

Agora, quantas vezes você fez isso no Varnish? TODAS. Pois ele não vem pronto pra caso algum.

 

Logo meu caro, não estou  dizendo que não tem conhecimento técnico, mas há uma inversão conceitual muito grande sobre o que de fato o Varnish é, e como estamos começando agora a falar de Varnish nesse fórum, convém que todos os conceitos sejam corretamente explanados para não provocar dúvidas em novatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não uso ApacheBooster e nem NginxAdmin, prefiro editar tudo na mão e fazer padronizado para meu melhor uso, editando diretamente via console, prefiro usar scrip shell personalizado por mim, sem usar interface WEB como você.

 

Sobre o ponto direto ou não o foco era uma apresentação do ApacheBooster que tanto questionou, ninguém é obrigado a usar o mesmo e nem NginxAdmin, foi escrito e dado como tutorial para uso de quem estiver interessado e depois se quiser editar, instalar na mão, fazer via NginxAdmin fica critério de cada um, pois se notar é para iniciantes que estão começando a mexer com o mesmo ou tem interesse em algo novo.

 

Sobre pegar as imagens, css, passando como Proxy e usando o cache do mesmo conforme video, vídeo mostra passo a passa para leigos como funciona o sistema de cache de imagens, css, etc.

 

E tudo que falei sobre ambos é baseado na documentação do Autor e não inventado ou pegado de fontes GOOGLE.

 

Sobre a Pipoca aproveita e me traz para mim também já que está achando interessante e engraçado Fundadora.

 

OBS: Me chamo Tiago e não Watson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?