Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas Para Transmissão De Palestra Ao Vivo.


Posts Recomendados

Prezados, bom dia.

 

Tenho um cliente que deseja realizar a transmissão de palestras ao vivo (apenas áudio) em determinados dias e horários da semana.

 

Gostaria que vocês pudessem compartilhar suas experiências e me orientar quanto à melhor tecnologia para usar.

 

Esclareço que não pretendo fazer revenda de hospedagem para stream. Desejo apenas instalar esse serviço para um único cliente, ou para outros que no futuro apareçam com essa necessidade.

 

Bem, eu pensei em instalar o WHMSonic, pois está com um preço bem legal (40 dólares por ano ou 160 dólares uma única vez). Gostaria de saber se o WHMSonic serviria perfeitamente para esse propósito.

 

Mas, também andei olhando o Icecast, que é gratuito.

 

1) Eles têm funcionalidades semelhantes para o que eu preciso?

 

2) O WHMSonic é muito melhor que o Icecast por ser pago? Ou no fundo é a mesma coisa?

 

3) Vocês recomendam algum outro programa que considerem melhor? 40 dólares por ano, como o WHMSonic, é um limite aceitável.

 

4) Se configurar para ATÉ uns 100 ou 200 ouvintes simultâneos, isso sobrecarrega muito o servidor? Tenho outros clientes compartilhados no servidor. Ou fica tranquilo? O servidor onde esse cliente está instalado é um Xeon E3-1240V2 com 16 GB de RAM.

 

5) O WHMSonic só funciona com o WinAMP instalado na máquina que vai enviar o áudio da palestra? Tem algum outro programa que pode ser usado para enviar o áudio para o servidor? E o Icecast? Funciona com qual programa?

 

6) Se futuramente houver a necessidade de stream de áudio E vídeo simultâneos, quais seriam as opções?

 

Muito obrigado pela ajuda.

 

Um abraço,

 

Alex Costa

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pretente disponibilizar serviços de streaming em um servidor onde já existem serviços de hospedagem compartilhada?

 

Sim, nesse servidor já existem outras contas compartilhadas.

Desejo disponibilizar esse serviço para um único cliente. Se ficar pesado, posso abrir um VPS somente para esse cliente no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, nesse servidor já existem outras contas compartilhadas.

Desejo disponibilizar esse serviço para um único cliente. Se ficar pesado, posso abrir um VPS somente para esse cliente no futuro.

 

Se eu fosse você não colocaria um serviço de streaming junto, para utilizar streaming sempre é recomendado utilizar um servidor somente para esta finalidade.

 

Você poderá ter problemas com os seus outros clientes, caso ocorra alguma sobrecarga.

 

Sobre o sistema que irá utilizar, eu iria de WHMSonic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse você não colocaria um serviço de streaming junto, para utilizar streaming sempre é recomendado utilizar um servidor somente para esta finalidade.

 

Você poderá ter problemas com os seus outros clientes, caso ocorra alguma sobrecarga.

 

Sobre o sistema que irá utilizar, eu iria de WHMSonic.

 

Sim, imagino isso.

A questão do servidor nem me preocupa tanto, pois posso colocar o sistema em um VPS.

Minhas dúvidas maiores são em relação aos programas mesmo.

Mas, valeu pelas dicas.

Vou esperar outras pessoas se manifestarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, imagino isso.

A questão do servidor nem me preocupa tanto, pois posso colocar o sistema em um VPS.

Minhas dúvidas maiores são em relação aos programas mesmo.

Mas, valeu pelas dicas.

Vou esperar outras pessoas se manifestarem.

 

Vou tentar responder as perguntas :) Mas acredito que o mais importante já tenha sido dito: Colocar hospedagem e streaming em um mesmo servidor é fria.

 

1) O WHMSonic serve com certeza, e atualmente é o melhor do mercado, mais fácil de usar e de instalar. Só tem um porém: Em um novo servidor, ia precisar de mais uma licença do cPanel pra usar ele.

 

2) Desconheço o Icecast, mas o WHMSonic com certeza é um bom serviço, apesar de que alguns não gostam.

 

3) Teria o Centova, mas você teria que arcar com outros custos como de instalação e configuração, pois ele é bem chatinho nisso :)

 

4) Não temos como responder com exatidão, porque depende de muitos motivos, como a carga atual do servidor, a quantidade de ouvintes que vai se conectar, etc. Mas a dica já foi dada, separe Streaming de Hospedagem.

 

5) Não sei te responder ao certo, mas ao instalar o WHMSonic ele já estará pronto pra uso, não vai ser preciso instalar nada manualmente além do WHMSonic.

 

6) Infelizmente não entendo nada de Streaming de vídeo, portanto não posso te responder :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo sua pergunta!

Recomendo WHMSonic, fácil de instalar e manusear ( já tenho 5 anos trabalhando com ele)...  para apenas um ou dois clientes com 200 simultâneos não terá muitos problemas de sobrecarga no servidor , usando AAC+ com 64 kbps de bitrate (porem é recomendado um servidor apenas para Streaming caso deseje aumentar esse numero).

Para transmitir (enviar o áudio para o servidor) pode usar o simplecast ou optcodec são ótimos programas. 

Para transmitir ao vídeo, recomendado o media-cast com wowza ..Porem é um processo mais complicado.

 

Caso precise de uma ajuda mais especifica manda um MP 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo sua pergunta!

Recomendo WHMSonic, fácil de instalar e manusear ( já tenho 5 anos trabalhando com ele)...  para apenas um ou dois clientes com 200 simultâneos não terá muitos problemas de sobrecarga no servidor , usando AAC+ com 64 kbps de bitrate (porem é recomendado um servidor apenas para Streaming caso deseje aumentar esse numero).

Para transmitir (enviar o áudio para o servidor) pode usar o simplecast ou optcodec são ótimos programas. 

Para transmitir ao vídeo, recomendado o media-cast com wowza ..Porem é um processo mais complicado.

 

Caso precise de uma ajuda mais especifica manda um MP 

 

Valeu pela ajuda, Leandro.

 

Vou tentar configurar o WHMSonic no servidor. Qualquer dúvida, falo com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra deixar mais claro, foi misturado dois tipos diferentes de sistemas, WHMSonic e CentovaCast são paineis de gerenciamento de servidores de streaming, Shoutcast e Icecast são servidores de streaming, ou seja, para uma conta apenas, vc precisa configurar apenas um servidor de streaming.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?