Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dedicado + Hd Ssd


Posts Recomendados

Caros colegas

Estou querendo mudar minha estrutura de vps que hoje que está na Alemanha. Vi um novo dedicado com HD SSD.

Para oferecer vps, SSD seria mais vantajoso que sata 2 comum?

Pois hoje quando é feito bkp de madrugada o load do dedicado sobe muito. Queria a opinião dos amigos.

Obrigado.

WebChamp - Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Revenda de VPS, Servidores Virtuais  (OpenVZ / KVM).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SSD é muito melhor do que um SATA 2 ou Enterprise, por causa da taxa de leitura e gravação.

Você terá um ganho muito maior em performance utilizando eles, o único viés será o custo do investimento mensal x espaço em HD, que será muito maior, se considerar um RAID-10 com BBU, 4 SSDs. Se você tem clientela corporativa (entende-se por quem quer um serviço de qualidade acima de preço), invista sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha não posso dar minha opinião na questão dos servidores pois não tenho conhecimento direto. mais no ssd eu recomendo

aqui montei um pc com ssd .

realmente o desempenho é muito bom pois o processador é i7 então tava dando gargalo o processador e memoria ia mais a leitura dos aquivos era muito lenta, penso eu com os meu botões que muitos servidores passam pelo mesmo quando é necessário fazer algum backup já que é necessário bom processamento e ótima leitura principalmente se for compactar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo testes em um servidor aqui, somente em RAID 1 Hardware e os resultados são bons. Em algumas semanas iremos montar servidores para virtualização em RAID 10 SSD, e com a isso a leitura em gravação deve melhor ainda mais.

Segue um teste feito:

Cloud IPDeck SSD

Plano: Testes

[root@ipdeck ~]# dd if=/dev/zero of=test bs=64k count=16k conv=fdatasync

16384+0 records in

16384+0 records out

1073741824 bytes (1.1 GB) copied, 2.92317 s, 367 MB/s

[root@ipdeck ~]#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe, eu tenho adotado somente HDs SSDs nos meus novos servidores e o desempenho chega a ser 2x maior, porém há algumas ressalvas:

1. Os SSD tem uma vida útil pré-estabelecida ao contrário dos HD's tradicionais, que tem uma vida útil incalculável.

2. Não faça Swap no SSD. Você vai diminuir consideravelmente a vida útil dele.

3. Por definição, servidores web fazem muitas reescritas pequenas no HD o tempo todo (devido aos bancos de dados), e isso também acaba prejudicando a vida útil deles. Como você não sabe o tempo de vida que esse SSD contratado tem, então só utilize-o se você for utiliza-lo com RAID 1. Do contrário, é fria.

4. Caso você hospede alguma aplicação que necessite de armazenamento constante, tais como imagens, videos, etc... o espaço é muito caro para isso. Eu recomendaria instalar um SSD para o SO e um HD para arquivos e etc...

Não recomendo SSD para servidor de VPS, pois o simples fato de ter muitos SO's rodando em paralelo, vai diminuir essa vida útil do HD e se acaso acabar... a casa cai.. restaurar backups desse tipo de servidor não é fácil.

SSD é uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo que te dá asas (alguém viu o comercial do RedBull?), ele te corta do outro lado com a vida útil pequena.

O desempenho é estupendamente fantástico, mas acredito que ainda é cedo para utiliza-lo em ambientes onde você não tem muito controle do que o usuário anda aprontando no HD.

Aqui como vendo alguns produtos fabricados por nós mesmos, aí fica mais fácil já fazer um código separando arquivos de media para o HD, SO + Softwares para um SSD de Boot e um servidor SSD somente para banco de dados em Raid 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O RAID 10 foi adotado devido a questão da segurança dos dados, note que o servidor é de banco de dados. Logo, precisamos de velocidade e integridade dos dados.

Para VPS, não sei se usar RAID 1 ou RAID 10 faria tanta diferença assim. Pra BD faz e muito.

O outro problema seria: será que seu cliente estará disponível a pagar o SSD? Pois a diferença de custo levaria ele a pensar num dedicado de entrada (dual cores tradicionais), pois o preço ficaria equivalente.Porém.. eu não atuo nesse ramo e estou só dando palpites. Interaja com seus clientes de VPSs e veja se eles estariam a fim de dar um Upgrade para um SSD (formule os planos SSD com o preço real que você fará caso adote). Você tem que "sentir" o mercado antes de tomar sua decisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, porem meu grande drama hoje é quando algum vps faz uso do disco, (quando realiza bkp) todos os vps e o dedicado senti isso.

Gostaria de uma solução para minimizar isso.

bom ai você tem que levar em conta a configuração do VPS, e vasculhar algo no log do backup talvez de ajude pois ele informa quando está aguardando o load abaixar... "waiting load" se não me engano que fica escrito... meu load fica um pouco elevado quando o servidor começa a fazer backup de um cliente onde seu site possui 21,8 GB de espaço ocupado em disco real...

então eu nem esquento... não é só sair trocando o HD para tentar resolver problema de load... tem que procurar o que está causando ele e analisar se é normal ou não.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?