Marco Antonio Postado Abril 23, 2012 Compartilhar Postado Abril 23, 2012 Recebi hoje um e-mail da SIERTI de nosso amigo Eltern, e achei muito interessante e estou repassando a galera: ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ O e-mail... Estamos lhe enviando esta mensagem não registrada para fazer-lhe lembrar da importância em manter seus backups em dia. Evite surpresas desagradáveis, tenha sempre backup de seus bancos de dados ou arquivos importantes, fora do servidor de produção. Se lhes falta motivo para dar atenção a isso, tomem como exemplo o terrível momento da Starhosting: https://twitter.com/...rch/starhosting http://www.starhosting.com.br/ http://www.tambotech...problema-grave/ O verdadeiro backup é aquele que é feito fora da sua rede de servidores, em data center externo. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O Comunicado da Starhosting Agora pouco, a Starhosting - provedor de sites – Anunciou de maneira improvisada o encerramento de suas atividades. Segundo a declaração, devido a um problema grave que não foi ainda explicado com todos os detalhes, todos os dados foram comprometidos, muitos sites estão fora do ar desde da última sexta-feira. Toda estrutura da própria Starhosting foi perdida: “perdemos todos os dados de todo nosso sistema, dados de clientes, histórico financeiro, tais como produtos contratados, pagamentos já efetuados e novos vencimentos.” Fiz esse post aqui principalmente a ajudar aos muitos clientes que estão a 48 horas perdidos e procurando ajuda no twitter algumas respostas com a empresa. Aconselho nesse momento muita paciência e pouco de compaixão, problemas graves pode ocorrer em diversas empresas e por mais que sigamos todos protocolos, ainda sim estamos sujeitos a falhas e a natureza, lembro-me uma vez que o servidores do Tecnoblog foram atacados por um furação. A Segunda razão que estou fazendo esse post que muitos estão XINGANDO muito no twitter, mostrando o pior que um usuário pode ser SEM um mínimo de conhecimento de causa. Acredite, está todo mundo no mesmo barco, reclamar não ajuda. A Starhosting está trabalhando na recuperação nos arquivos e vai estar na medida do possível atendendo pelo email: [email protected] Empresa: StarHosting – Serviços de Internet. Twitter: @Starhosting Site: http://www.starhosting.com.br Fim do comunicado ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Meu pensamento (Marco Antonio)... 90% das empresas acham um gasto a toa (dinheiro jogado fora), não investir em Backups externos, é só percebem da importância quando passam por problemas como os citados acima. Muitos dão a desculpa que não são responsáveis pelos backups, etc pois isto é responsabilidade do próprio cliente, etc. Porem, na hora do problema, aí sim é que percebem a diferença de ter gasto so alguns reais a mais nisto. Recomendo a TODOS investir em backups remotos, mesmo que em seus contratos repassem a responsabilidade ao cliente, lembre-se que revendas também podem contratar este serviços. A própria SIERTI, oferece este serviços assim como O pedro da AHBACKUP, e outros usuários de aqui mesmo do fórum. Não pensem em gastos e sim em investimento da sua empresa, especialmente em credibilidade e imagem... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Abril 23, 2012 Compartilhar Postado Abril 23, 2012 Isso tem cara de ataque generalizado e hacker com acesso root aos servidores. Por isso sempre falo, backup tem de ser em meio EXTERNO. O problema é que as pessoas só se dão cota disso quando precisam. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hostbr Postado Abril 23, 2012 Compartilhar Postado Abril 23, 2012 O que pode ter ocorrido foi como o Duran disse acima, pegaram o acesso root com todas as senhas e depois foram apagando servidor por servidor, só pode ter sido. Vamos aguardar para ver o desenrolar da situação, mas, que é um trauma muito grande você ter que dizer aos seus clientes que o site deles virou pó isso é. Enquanto isso no twitter: Gabriel Simonetti @aerogabriel Amigo @izzynobre, gostaria de dizer que dois meses atrás eu hospedei meu site no starhosting por indicação sua. :/ Fernando @gravz E a expressão "dados na nuvem" ganha significado LITERAL depois do Caso Starhosting Carol Rocha @tchulimtchulim sorte do dia: vc não hospedava seu blog na @starhosting 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Sodre Postado Abril 23, 2012 Compartilhar Postado Abril 23, 2012 É lamentável mesmo uma empresa parar por falta de backup. Muita gente investe errado. Backup é algo importante e que deveria ser algo obrigatório ao se procurar uma empresa de hospedagem. Agradeço ao Marco pela indicação, e lamento pela Star. Isso tem cara de ataque generalizado e hacker com acesso root aos servidores. Por isso sempre falo, backup tem de ser em meio EXTERNO. O problema é que as pessoas só se dão cota disso quando precisam. Concordo totalmente. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 23, 2012 Compartilhar Postado Abril 23, 2012 Também tem a rsyncpalace, para quem quiser.. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Sabaia Postado Abril 23, 2012 Compartilhar Postado Abril 23, 2012 é triste ver uma empresa sair do ar e prejudicar um monte de clientes... Depois dessa vou passar a fazer backup com mais frequência da minha empresa. █ Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 65,95 por mês █ Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda. █ www.superthost.com.br - WhatsApp 21 983 121 387 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
redenflu Postado Abril 23, 2012 Compartilhar Postado Abril 23, 2012 O melhor de tudo e ver o pessoal se matando atras dos clientes da empresa. Já vi no Twitter cara oferecendo dois meses de Hospedagem grátis e ajuda na reconstrução do site... Solidariedade nessa hora não existe! :( Hospedagem, Revendas e VPS? www.cloudx.com.br Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BRANIX Postado Abril 23, 2012 Compartilhar Postado Abril 23, 2012 Muito sério isso!! Sou meio paranoico em backup, tenho até copia do servidores aqui dentro da empresa. Estrutura: Servidores Principais > Backup Fora > Servidores Principais > Backup na minha rede Preciso ainda aperfeiçoar uma rotina para checagem dos backup, e não utilizo backup compactador, aqui sempre uso o rsync. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
chuvadenovembro Postado Abril 23, 2012 Compartilhar Postado Abril 23, 2012 Clientes com sites complexos (complexo p/ não dizer as condições em que se encontram os sites) Eu tenho recomendado organizar, principalmente banco de dados. Pois peguei casos aqui, que o cliente tem 5 hospedagens por exemplo, mas o bd utilizado por todos os sites, está sendo utilizado de uma unica conta, que por sinal está bem desorganizada, com + de 15mil arquivos e que acreditem se quiser, não tem tanta importância quanto os demais. Falei com ele sobre o risco que ele estava correndo prejudicando a performance do backup dele e das demais contas de manter este vinculo desnecessário. █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gerson Porto Postado Abril 23, 2012 Compartilhar Postado Abril 23, 2012 Depois dessa, fiquei completamente com medo. Irei investir em Backups. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados