Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gerenciador Gratuito - Banco de Dados


Posts Recomendados

Bom, tomei por iniciativa colocar este post aqui para discutir como deveria ser formatado o banco de dados de um gerenciador gratuito. Assim, quem se interessar poderá participar dando dicas e de uma certa forma padronizar os possíveis produtos que surgirem.

A minha dúvida nesse aspecto seria qual a formatação para as tabelas, nome dos campos etc a serem criados. Alguém que tenha experiência poderia nos ajudar? Penso em primeiro lugar estruturar a tabela de cadastro de clientes e referente a parte financeira (pedidos, faturas e pagamento).

Nesse momento não me interessa pensar em integração com cPanel ou afins. Primeiro vamos estruturar a parte básica de um gerenciador financeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, muito obrigado, praticamente resolveu o problema. Mas tenho uma dúvida: como fazer a interligação dessas tabelas? Acho que no MySQL não tem como que ao puxar os dados de uma tabela os dados das outras interligadas já serem puxados automaticamente.

Eu pensei em fazer alguns campos terem dupla função, como um campo cpf_cnpj e outro rg_ie, e com um campo verdadeiro/falso para saber se é PF ou PJ. Assim em uma única tabela também funcionaria bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaopaulo Visual basic?

Diz de onde diagramei aquilo? Se sim, foi no Workbench.

João, muito obrigado, praticamente resolveu o problema. Mas tenho uma dúvida: como fazer a interligação dessas tabelas? Acho que no MySQL não tem como que ao puxar os dados de uma tabela os dados das outras interligadas já serem puxados automaticamente.

Eu pensei em fazer alguns campos terem dupla função, como um campo cpf_cnpj e outro rg_ie, e com um campo verdadeiro/falso para saber se é PF ou PJ. Assim em uma única tabela também funcionaria bem?

No caso idCliente é chave primária também nas tabelas clientePF e clientePJ. Primária pq não pode ser repetida em nenhuma das duas.

Se você for implementar essa idéia, desconsidere ambas tabelas auxiliares. Fiz as auxiliares devido ao uso de clientes como objetos.

Dá de fazer com MySQL sim, é só colocar o campo idCliente como chave estrangeira e utlizar o JOIN do MySQL pra pegar os dados da tabela clientesPj ou clientesPf.

Eu trabalho cliente como um objeto. O diagrama acima não necessita de JOIN quando o cliente é objeto, basta estender a classe para o tipo de cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso idCliente é chave primária também nas tabelas clientePF e clientePJ. Primária pq não pode ser repetida em nenhuma das duas.

Se você for implementar essa idéia, desconsidere ambas tabelas auxiliares. Fiz as auxiliares devido ao uso de clientes como objetos.

Vou começar a trabalhar nisso nas minhas horas vagas, primeiro quero implementar um simples cadastro de clientes, sem segurança ainda, apenas em localhost. E quero fazer a programação o mais simples possível, até porque o meu conhecimento de programação é muito básico. E trabalhar com objetos não está no meu nível ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou começar a trabalhar nisso nas minhas horas vagas, primeiro quero implementar um simples cadastro de clientes, sem segurança ainda, apenas em localhost. E quero fazer a programação o mais simples possível, até porque o meu conhecimento de programação é muito básico. E trabalhar com objetos não está no meu nível ainda.

Eu te falo: não é dificil só é bastante teórico a principio, mas depois que você pega o jeito, você economiza em média 60% de código fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, quem quiser olhar o banco de dados do whmcs fique à vontade.

bancodedadoswhmcs.th.png

Deu trabalho organizar, o auto-layout do Workbench não é muito bom, hehehe

Ia continuar o que o joão postou mas quis dar uma olhada como é no whmcs antes.

O Matt não gosta de usar relacionamentos ou não sai no dump gerado pelo phpMyAdmin?

Alguém ai trabalha com Java EE?

post-85-13262454783888_thumb.jpg

Editado por JMonteiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Matt não gosta de usar relacionamentos ou não sai no dump gerado pelo phpMyAdmin?

É um planejamento burro, mas que funciona bem: Isso torna a aplicação hiper-compatível com quase todos os SGBD e não só o Mysql. Se você rodar isso aí no SQL Server, Oracle, PostgreSQL, Access(existe?) etc... deverá funcionar(se ele prestou atenção aos tipos)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?