Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ESLAPE - I Encontro de Software Livre do Agreste Pernambuco


Posts Recomendados

Informações sobre o evento

VioleirosÉ com grande satisfação que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e a comunidade Software Livre do IFPE campus Belo Jardim, vêm apresentar o I Encontro de Software Livre do Agreste Pernambucano (I ESLAPE), a ser organizado pelo grupo de usuários de Software Livre do IFPE campus Belo Jardim. Este ano o evento ocorrerá nos dias 24 a 26 de novembro, na Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), na cidade de Caruaru-PE.

O grupo de usuários de Software Livre do IFPE nasceu no campus Belo Jardim, buscando aprofundar os conhecimentos dentro das áreas de informática, tendo em vista que a instituição possui em sua matriz curricular, do curso técnico em tecnologia da informação, disciplinas desenvolvidas exclusivamente com o uso de Software Livre. Esse grupo expandiu-se para para outras regiões de Pernambuco, como Sertão e Zona da Mata, onde seus membros difundem e promovem o uso das tecnologias abarcadas pelo Software Livre, estimulando a utilização do GNU/Linux e dos padrões abertos.

O evento tem como propósito expandir a cultura da informática e, particularmente, a filosofia dos sistemas operacionais padrão POSIX em geral e, especialmente, fomentar, desenvolver, apoiar e disseminar o uso do sistema operacional GNU/Linux em todas suas distribuições, plataformas e opções de configuração. Pretendemos promover um debate da comunidade nordestina, em especial do Agreste Pernambucano, acerca das temáticas que envolvem Software Livre, de maneira que possa ser ampliada a sua difusão tecnológica, conquistando desta forma mais adeptos à filosofia de compartilhamento do conhecimento.

Objetivos específicos:

• Possibilitar a inclusão digital tornando real o acesso às novas tecnologias para os menos favorecidos;

• Estimular a utilização de Software Livre através da difusão da tecnologia, na forma de mídias livres e instalação de máquinas;

• Apoiar o intercâmbio cultural e de experiências a cerca da utilização do Software Livre nas mais variadas esferas;

• Tornar o Agreste Pernambucano referência na produção e difusão das tecnologias abarcadas pelo Software Livre.

Público Alvo

Como parte de uma filosofia ampla de compartilhamento do conhecimento e das formas de poder geradas por esse acesso, o público alvo é a sociedade como um todo, onde, devido ao caráter tecnológico do Software Livre, podemos destacar o seguintes grupos:

• Estudantes de Tecnologia da Informação, de nível fundamental, médio e superior;

• Gerentes de Tecnologia da Informação de pequenas, médias e grandes empresas;

• Acadêmicos e profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação;

• Secretarias de informática e administração dos municípios;

• Profissionais da área tecnológica, que desejam desenvolver e introduzir ferramentas de Software Livre em sua empresa;

• Pessoas que possuem o interesse em consolidar conhecimentos em computação ou ampliar horizontes em pesquisas e aplicações.

O I ESLAPE, afim de estimular a produção intelectual, estará aberto aos pesquisadores, entusiastas e usuários que queiram compartilhar as suas experiências acerca do Software Livre e tecnologia da informação, tendo como prioritários os seguintes temas:

• Administração de Sistemas e Redes;

• Ambiente Desktop e Multimídia;

• Computação Gráfica;

• Desenvolvimento;

• Ecossistema do Software Livre;

• Geoprocessamento;

• Governo e Negócios;

• Segurança;

• Sistemas embarcados.

Palestrantes convidados

Anahuac

Anahuac de Paula Gil

Membro fundador do G/LUG-PB - Grupo de Usuarios Gnu/Linux da Paraíba, trabalha com informática a mais de 20 anos, tendo implementado soluções de redes e conectividade na Secretaria de Educação e Cultura da Cidade do Recife em projetos de informatização popular patrocinadas pelo Ministério de Educação e Cultura do Brasil.

Trabalhou também como responsável pela área de informática da UNBEC (União Norte Brasileira de Educação e Cultura), que é a sede administrativa de todas as Escolas Maristas do Norte/Nordeste do Brasil, atendendo soluções de conectividade e implementação de políticas de informática educativa e uso da Internet.

Professor de diversas disciplinas de informática por mais de 12 anos em uma rede de escolas técnicas e Universidades disseminadas no Nordeste chamada IBRATEC. Consultor de TI sempre propondo soluções que permitam substituir o software proprietário por software livre e ministrando palestras sobre os benefícios diretos e sociais do Software Livre para pequenas e grandes empresas e organizações governamentais.

É também membro do comitê diretivo do "Consórcio Para o Desenvolvimento do Software Livre para América Latina e Caribe" que é mantido e coordenado pela UNESCO em associação com diversos representantes da comunidade Software Livre da região. É Sócio-Diretor do Projeto KyaPanel - Gestor de Servidores.

Danilo CesarDanilo Rodrigues César

Formado em Computação, licenciado em Matemática e Informática. Tem mestrado em Educação pela UFBA com o tema: Robótica Educacional com a Utilização de Software e Hardware Livre. Atualmente faz doutorado em Difusão do Conhecimento na UFBA, com continuação do tema de mestrado. Foi Analista de Sistemas da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (PRODABEL S.A.) - Minas Gerais, com especialização em Rede de computadores. É pós-graduado em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foi um dos desenvolvedores da distribuição GNU/Linux Libertas para administração pública; participa do projeto de informatização das escolas municipais do Município de Belo Horizonte; participa do projeto KLogo-Turtle. É membro fundador do Projeto Robótica Livre.

Fatima ContiFátima Conti

Mestre pela UFSCAR e doutora pela USP - Ribeirão Preto em Ciências, em Epidemiologia Genética. Coordena o labInfo-ICB da UFPA e dedica-se às áreas de ensino e extensão, sobre fundamentos de Estatística e Informática.

Tem implementado o uso de software livre, por pensar que seu bom uso na educação é necessário para garantir o início e a continuidade da aprendizagem. Criadora e mantenedora do conjunto de sites "Muitas Dicas"

Jon Maddog

Jon "Maddog" Hall

Diretor Executivo da Linux International. O apelido lhe foi dados por seus alunos na Hartford State Technical College, onde ele era Chefe do Departamento de Ciência da Computação. O próprio Hall afirma que o apelido "vem de um tempo em que eu tinha pouco controle sobre o meu temperamento". Jon trabalha com informática desde 1969, trabalhou para a Western Electric Corporation, Aetna Life and Casualty, Bell Laboratories, Digital Equipment Corporation, VA Linux Systems, e SGI. Atualmente, ele é o CTO e embaixador da Koolu.

Seu interesse por Linux surgiu na época em que trabalhava na Digital e foi fundamental para conseguir equipamentos e recursos para que Linus Torvalds pudesse completar seu primeiro porte, uma versão do Linux para a plataforma Alpha da Digital. Foi nessa época que Hall, que mora em New Hampshire, deu início ao Grupo de Usuário Linux de seu estado. A placa do carro de Hall é UNIX. Jon Hall também é membro dos conselhos de várias empresas e organizações não governamentais, incluindo a Associação USENIX.

Ele é reconhecido na comunidade de desenvolvedores e uma figura respeitada no movimento do software livre. No UK Linux and Open Source Awards 2006 ele recebeu um Prêmio de Reconhecimento para Toda a Vida por seus serviços à comunidade de Código Fonte Aberto. Hall possui mestrado em Ciência da Computação pelo Rensselaer Polytechnic Institute (1977) e um Bacharelado em Comércio e Engenharia pela Drexel University (1973). Maddog é um orador excepcional, que contagia seus ouvintes através do seu carisma pessoal e de analogias e exemplos que encantam o público.

Eriberto

João Eriberto Mota Filho

Oficial de cavalaria do Exército Brasileiro. Na Corporação, atua como gerente de Rede e de Segurança em Rede do Gabinete do Comandante do Exército.

Atualmente, é líder do Projeto HLBR e desenvolvedor em outros projetos. Mantenedor Debian, empacotando diversos programas, faz parte do time de Forense do Debian.

Eriberto, também, acumula experiências na área acadêmica, ele é coordenador e professor da pós-graduação em Software Livre da Universidade Católica de Brasília - UCB e professor de pós-graduação em Perícia Digital. Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (2ª edição, 2007) e Análise e controle de tráfego em redes TCP/IP (em andamento).

Local do evento

Localização da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA)

Rua Azevedo Coutinho, S/N, Petrópolis

Caruaru - Pernambuco - Brasil

CEP: 55.030-902

Telefone: (81) 2103-3900

http://www.fafica.com

http://www.eslape.org

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?