genial-76 Postado Outubro 15, 2011 Compartilhar Postado Outubro 15, 2011 Olá Colegas. Estou criando um script para otimizar alguns serviços nossos e gostaria de ajuda de vocês em algumas questões. Como posso adicionar ao Cron automaticamente algumas coisas? Exemplo: Quero adicionar a linha abaixo no cron sem que seja preciso entrar no crontab -e Preciso que adicione isso automaticamente no script.. 0 0 * * * /root/script.sh >/dev/null 2>&1 Como posso enviar um e-mail para um determinado endereço assim que finalizar a execução do script? Quero enviar eu e-mail assim que ele termianar, não precisa de log nem nada só um e-mail mesmo avisando. "Ohh, o script rodou todo!" Por favor, poderiam me ajudar nisso? Desde já agradeço toda ajuda! Abração e bom final de semana para TODOS! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Outubro 15, 2011 Compartilhar Postado Outubro 15, 2011 Sobre a adição da tarefa agendada: não pode usar a função system/exec? Sobre o email, use a função mail() do PHP ou use SMTP. Edição: estou me baseando na premissa de que seu script é em PHP. Estou certo? Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 15, 2011 Compartilhar Postado Outubro 15, 2011 Conforme o Jaime disse, basta utilizar a mail().. Aí configure o EXIM e crie o script para enviar, que será acionado no final do script! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 15, 2011 Compartilhar Postado Outubro 15, 2011 Sobre incluir automaticamente o cron, você pode utilizar o echo, bem simples.. echo "0 0 * * * /root/script.sh >/dev/null 2>&1" >> /etc/crontab Atenção: é >>, se colocar > ele apaga o conteúdo do arquivo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
genial-76 Postado Outubro 15, 2011 Autor Compartilhar Postado Outubro 15, 2011 Sobre a adição da tarefa agendada: não pode usar a função system/exec? Sobre o email, use a função mail() do PHP ou use SMTP. Edição: estou me baseando na premissa de que seu script é em PHP. Estou certo? Opá Jaime, tudo bem? Acho que não dá para fazer com system/exec não... Preciso que rode no cron mesmo, ele irá adicionar uma linha no cron para que o servidor rode o cland a X horas. Preciso também chamar a execução de outro determinado script.sh. Não é PHP não, é um .sh simples que fará a ativação completa do servidor. Você saberia me dizer se a mail() funciona em um script.sh? Assim que o cliente fizer o pedido de hospedagem esse script irá instalar e configurar tudo para mim. Assim irei diminuir o tempo de trabalho com essas tarefas. Tentei uma vez criar uma template de um VPS Xen mas sem sucesso, agora que me dedicar a fazer isso, assim também poderei usar em Dedicados, VPS Openvz e Xen. Abração. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 15, 2011 Compartilhar Postado Outubro 15, 2011 Em um script.sh não tem como ativar.. o que dá pra fazer é ele chamar um arquivo php com o comando : php -q, e ele então irá enviar.. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jesmarcelo Postado Outubro 16, 2011 Compartilhar Postado Outubro 16, 2011 Segue abaixo o que vc pode colocar no shell script para enviar email: cat << EOF | mail -s 'titulo' [email protected] Aqui vai sua mensagem pode ter varias linhas EOF Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
genial-76 Postado Outubro 16, 2011 Autor Compartilhar Postado Outubro 16, 2011 Galera, muito obrigado! Vou começar a testar essas opções e volto a atualizar vocês. Agora um outro problema. Alguém sabe como criar, um BD e usuário no painel kloxo por ssh e que ele seja reconhecido depois no kloxo(que possa gerenciar esse BD no painel.) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados