cryptowhale Postado Julho 31, 2011 Compartilhar Postado Julho 31, 2011 Fala pessoal, estou abrindo esse tópico para saber qual é a atitude que vocês acham mais correta a ser tomada em relação com aqueles clientes que realizam o pagamento e que violam o Contrato ou Termos de Uso... Vocês suspendem a conta desses clientes por um determinado tempo; enviam alguma mensagem ou e-mail solicitando que se expliquem para que seja feito o reativamento da conta; removem os arquivos, alerta com alguma mensagem e depois suspende caso faça novamente; entregam os arquivos de backup para o cliente e devolve o dinheiro pago ou não entrega os arquivos de backup e nega o reembolso caso seja solicitado? Envie uma notificação, aguarde 24hrs e se não resolvido, suspende. Para abuses, não há reembolso. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Seulugar.net Postado Agosto 2, 2011 Compartilhar Postado Agosto 2, 2011 EU sinceramente, tento resolver o problema da melhor forma possivel, explico ao cliente, mando email, ate ligo para o cliente se for possivel.. mas sinceramente, eu ja tive muita dor de cabeça, tem cliente que nao entende, nao aceita, acho que tudo é feito de qualquer geito. Tem cliente que tudo é " vou te processar!" a culpa é do seu HOST, é do seu servidor, a falha é de sua empresa.. em fim.. cada caso é um caso.. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Aleixo Postado Agosto 3, 2011 Compartilhar Postado Agosto 3, 2011 EU sinceramente, tento resolver o problema da melhor forma possivel, explico ao cliente, mando email, ate ligo para o cliente se for possivel.. mas sinceramente, eu ja tive muita dor de cabeça, tem cliente que nao entende, nao aceita, acho que tudo é feito de qualquer geito. Tem cliente que tudo é " vou te processar!" a culpa é do seu HOST, é do seu servidor, a falha é de sua empresa.. em fim.. cada caso é um caso.. Pois é... Eu também tento fazer o possível pra resolver e manter o cliente. Já perdi a conta de quantos scripts já acessei pra ver o que dava pra ser feito, mesmo especificando no contrato que o suporte não mexe em código fonte. Mas tudo depende de qual política ele está violando. Se é SPAM ou site publicando vírus, dá pra tentar remover/ bloquear o arquivo em específico sem tirar tudo do ar. Mas se já veio a comunicação do DC, aí não tem jeito... Tem que suspender de imediato. Pedofilia, apologia ao crime e etc, se não foi falha de script, cancelamento da conta na hora sem conversa e nem volta. Mas é fácil identificar quando é proposital ou não, especialmente porque essas coisas acontecem com aqueles clientes que estão com você há 3 anos usando o mesmo Joomla sem nunca ter atualizado... Mas se é cliente novo, difícil evitar o cancelamento. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
1040ez Postado Agosto 3, 2011 Autor Compartilhar Postado Agosto 3, 2011 (editado) Envie uma notificação, aguarde 24hrs e se não resolvido, suspende. Para abuses, não há reembolso. Aí que está a questão, quando é um cliente novo que coloca um conteúdo que viola os Termos de Uso é obrigatório o reembolso? Digo isso, pois o Código de Defesa do Consumidor Art. 49 diz claramente que o cliente pode solicitar o reembolso até 7 dias após o contrato do serviço, daí tem sempre aquele cliente que se aproveita do famoso “o cliente sempre tem razão” e solicita uma hospedagem com o registro de um domínio, viola os Termos de Uso e depois de sua conta estar suspensa solicita o reembolso... Pior são aqueles que fazem isso contratando um VPS ou um Servidor Dedicado... Total Prejuízo! Art. 49 - O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 07 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único - Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados. Editado Agosto 3, 2011 por 1040ez Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
olouco Postado Agosto 3, 2011 Compartilhar Postado Agosto 3, 2011 Cobra o registro de domínio dele e explica se ele quiser reembolso deve se dirigir ao órgão responsável. Por que é responsabilidade desse órgão o reembolso, lógico que vc deve deixar claro ao cliente antes dele contratar qualquer registro de domínio que não é vc que faz a gerência do registro, e é apenas o intermediário. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Aleixo Postado Agosto 3, 2011 Compartilhar Postado Agosto 3, 2011 Aí que está a questão, quando é um cliente novo que coloca um conteúdo que viola os Termos de Uso é obrigatório o reembolso? Digo isso, pois o Código de Defesa do Consumidor Art. 49 diz claramente que o cliente pode solicitar o reembolso até 7 dias após o contrato do serviço, daí tem sempre aquele cliente que se aproveita do famoso “o cliente sempre tem razão” e solicita uma hospedagem com o registro de um domínio, viola os Termos de Uso e depois de sua conta estar suspensa solicita o reembolso... Pela Lei é direito dele e risco nosso, mas não acredito que alguém assine, pague, coloque pedofilia e depois exija devolução baseado em alguma Lei. Se acontecesse, o que eu faria numa situação dessas é falar pra ele buscar o Procon. Lá ele teria que dar os dados reais dele pra registrar a reclamação, eu faria normalmente a devolução do valor e depois o denunciaria na delegacia (não com relação aos arquivos no site, porque seria difícil de provar, mas sim com relação à ele ser pedófilo e provavelmente ter conteúdo que o incrimine em sua casa). Nos outros casos, repito: tento fazer o máximo pra mantê-lo. Se não der, devolvo o valor pago sem problemas. Mas casos de clientes pedirem a devolução do dinheiro após terem infringindo os termos do contrato é algo que nunca aconteceu por aqui, porque eu nunca cobrei antes de liberar o serviço. Pior são aqueles que fazem isso contratando um VPS ou um Servidor Dedicado... Total Prejuízo! É um risco da empresa que revende. Já tive casos de VPS assim, mas não houve prejuízo financeiro direto porque tenho a própria estrutura de VPS (sou root no servidor físico). Já nos dedicados, pelo menos por aqui, quem se interessa por esse tipo de serviço não tem intenção de usar somente por 7 dias. Mas já assumi prejuízo de cliente de dedicado que sempre pagou corretamente, um belo dia pede pra aguardar um tempo o pagamento com o servidor online e some. Enfim... São riscos da profissão. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Aleixo Postado Agosto 3, 2011 Compartilhar Postado Agosto 3, 2011 Cobra o registro de domínio dele e explica se ele quiser reembolso deve se dirigir ao órgão responsável. Por que é responsabilidade desse órgão o reembolso, lógico que vc deve deixar claro ao cliente antes dele contratar qualquer registro de domínio que não é vc que faz a gerência do registro, e é apenas o intermediário. Legalmente falando, isso não existe. Se foi pra você quem ele pagou, é você quem deve devolver. Ele não possui nenhum relacionamento comercial com o seu fornecedor. Ele possui com você. Se você compra um produto defeituoso em uma loja e o fabricante some, por exemplo, a responsabilidade sobre o produto é da loja. Quem tem que assumir o conserto ou devolução do dinheiro é a loja. O cliente nunca é penalizado, porque no entendimento jurídico ele é o mais frágil entre as partes. Por isso que existem tantas leis pra protegê-los e tão poucas para proteger as empresas. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Agosto 4, 2011 Compartilhar Postado Agosto 4, 2011 Sinceramente ? Em qualquer caso que seja nós reembolsamos os valores pagos, descontado o tempo de uso. Eu to pagando para não ter dor de cabeça. Como meu xara disse acima, são riscos da profissão. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Agosto 4, 2011 Compartilhar Postado Agosto 4, 2011 Sinceramente ? Em qualquer caso que seja nós reembolsamos os valores pagos, descontado o tempo de uso. Eu to pagando para não ter dor de cabeça. Como meu xara disse acima, são riscos da profissão. rsrs, com certeza Duran, concordo completamente.. Muitas vezes, mesmo sabendo que eu estava correto, devolví o dinheiro por vezes até inteiro apenas para evitar atrito com clientes. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados