Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Backup via rsync (cPanel)


Posts Recomendados

O código ficou dessa forma:

rsync -avzhe "ssh -p 22" --delete --info=progress2 /home2/backup user@ip-server --log-file=/home2/backup/log

 

Mas ao validar, dá o erro:

Falha na validação de transporte “Raspberry - BR”: Não foi possível abrir “/var/cpanel/backups/tmp.test.21315-1643901533.copy” após baixá-lo.

 

Eu já fiz o teste no terminal após gerar a chave.

ssh user@ip-server

Logou sem precisar da senha.

 

 

 

Screenshot_20220203-121902.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considere fazer o backup e crie um script com esse rsync ai pra fazer o backup (acho até mais seguro)

E supondo que esteja fazendo backup em um raspberry, considere também fazer o caminho inverso.

Rodar o rsync no raspberry (ele ter acesso sem senha ao servidor) copiando os arquivos via rsync...

Essa sugestão seria caso o ip do raspberry seja dinamico...Basta ligar ele e rodar o script em screen pra fazer o backup por exemplo...

Aqui eu tenho um pi 4 que uso pra fazer umas copias dos backups e deixá-las offline pra quando chegar o dia do apocalipse hehehe

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, chuvadenovembro disse:

Essa sugestão seria caso o ip do raspberry seja dinamico...Basta ligar ele e rodar o script em screen pra fazer o backup por exemplo...

O raspberry tem um IPV4 fixo.

Então a conexão poderia ser feita do servidor cPanel para o raspberry.

Obrigado pela ajuda, vou realizar mais alguns testes e formas diferentes de fazer isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você criar um script e rodar ele via cron com notificação por email após a conclusão, vai ficar show

Você precisa apenas saber quando que o cron pode rodar com a certeza que o backup diario está concluído...

Segue sugestão de script que faz envio por email (você vai precisar adaptar ai, pois uso esse no raspberry com mutt para envio de emails)

#!/bin/bash
# Backup Remoto via Rsync
# INICIO

# Desliga a interface grafica para melhorar o desempenho (apenas se o rapberry tiver pouca memória ram)
# sudo service lightdm stop

# Variaveis
PORTA="PORTAAQUI"
SERVIDOR="SERVIDORAQUI"
SOURCE="root@XXX.XXX.XXX.XXX:/backup/weekly/*/accounts/"
DESTINATION="/media/pi/PASTADESEJADAAQUI/"
LOGFILE=/media/pi/PASTADESEJADAAQUI/$SERVIDOR.log
TXTFILE=/media/pi/PASTADESEJADAAQUI/$SERVIDOR.txt
SENDER="root"
RECIPIENT="SEUEMAILAQUI"
SUBJECT="Backup Local - $SERVIDOR"

#Do the deed
rsync -avzhe "ssh -p $PORTA" --delete --info=progress2 $SOURCE $DESTINATION --log-file=$LOGFILE

# Criar arquivo de log em um txt com as 10 ultimas linhas apenas.
tail -100 $LOGFILE > $TXTFILE

# Remover log
rm -f $LOGFILE

# Notificação por email
echo "Backup Local - $SERVIDOR finalizado!"
mutt -a $TXTFILE -s "$SUBJECT" -- "$RECIPIENT" < $TXTFILE
echo "Email enviado"
# FIM

Eu não manjo de programação, adaptei esse script ai pra fazer backup e deixá-lo offline.

Eu rodo esse script em screen (vários servidores um seguido do outro) e a cada backup concluído ele envia uma notificação por email.

Como o log geralmente fica gigantesco, pra não sobrecarregar a conta de email passei a colocar apenas as ultimas linhas do log em anexo para ter uma noção como foi a conclusão do processo rsync...

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?