BRANIX Posted March 31, 2011 Share Posted March 31, 2011 Pessoal, Gostaria de opinião de vocês sobre cobrar ou não usando o "Valor Pró-Rata", alguém tem alguma experiência, quais os pros e contras? Um abraço! Link to comment Share on other sites More sharing options...
JMonteiro Posted March 31, 2011 Share Posted March 31, 2011 Eu acho que cobrar pró-rata é o correto. Assim o cliente só vai pagar pelo que usa e mantém as cobranças organizadas, recebendo sempre no mesmo dia (tirando os atrasos dos clientes). Sobre configuração, é só ativar la em cada produto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Roots Posted March 31, 2011 Share Posted March 31, 2011 Aqui sempre usamos o pró-rata, a única chateação é q no meu WHMCS tenho q ficar mudando manualmente o período no final do mês paras as faturas serem geradas corretamente. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jesmarcelo Posted March 31, 2011 Share Posted March 31, 2011 Eu também pensei em trabalhar com pró-rata, mas tenho um problema pois eu vendo vps cpanel e tenho que pagar pela licença do cpanel, aí se eu fizer pró-rata vou precisar pagar pela licença sem ter recebido o valor completo do cliente, o que vocês recomendam neste caso? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marco Antonio Posted March 31, 2011 Share Posted March 31, 2011 Eu tambem uso o Pro-Rata, porem, somente para valores acima de 30 reais, valores menores uso pagamento normal. NO seu caso Marcelo, vc pode configurar Pro-Rata sem problemas, pois a opçao produtos adicionais e separada e ele cobrara de acordo como vc quizer. Link to comment Share on other sites More sharing options...
BRANIX Posted March 31, 2011 Author Share Posted March 31, 2011 Aqui sempre usamos o pró-rata, a única chateação é q no meu WHMCS tenho q ficar mudando manualmente o período no final do mês paras as faturas serem geradas corretamente. Roots explica melhor, não entendi. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jesmarcelo Posted March 31, 2011 Share Posted March 31, 2011 Eu tambem uso o Pro-Rata, porem, somente para valores acima de 30 reais, valores menores uso pagamento normal. NO seu caso Marcelo, vc pode configurar Pro-Rata sem problemas, pois a opçao produtos adicionais e separada e ele cobrara de acordo como vc quizer. E tem como configurar no whmcs pro-rata somente para alguns planos? Link to comment Share on other sites More sharing options...
tekobr Posted March 31, 2011 Share Posted March 31, 2011 A vantagem do pró-rata é que você pode centralizar os pagamentos todos em um único dia, assim você tem um controle financeiro melhor. E o pró-rata só é usado no momento da assinatura do plano. Exemplo1: você tem um plano de 30 reais (usei esse valor pois fica mais fácil fazer os cálculos) e o dia de vencimento das suas cobranças é dia 05. A pessoa assinando um plano seu no dia 25, ela pagará o equivalente a 10 dias (referente a diferença do dia 05 para o dia 25 do mês anterior, isso em meses com 30 dias) junto com o valor do próximo mês, e no total daria 40 reais. Exemplo2: ainda usando o exemplo acima, tem a opção de você cobrar apenas os 10 dias até o seu dia de vencimento, o problema é quando os valores dos planos são pequenos, ou se a pessoa assinar no dia 04, onde só pagaria 1 dia e o valor nem cobriria os custos do boleto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
BRANIX Posted March 31, 2011 Author Share Posted March 31, 2011 E tem como configurar no whmcs pro-rata somente para alguns planos? Tem sim, é configurado em cada plano, na Aba Pricing, opções: Prorata Billing (Marcando ativa o pró-rata) Prorata Date - Aqui você informa que o dia para recebimento. (No meu caso uso o 1º dia para VPS/Dedicados) Charge Next Month - Aqui você diz o limite para que seja considerado o próximo mês, ex: dia 20, nas contratações após o dia 20 do mês o sistema já vai considerar o pró-rata. (Somar o valor proporcional de dias até o fim do mês + valor mensal) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marco Antonio Posted March 31, 2011 Share Posted March 31, 2011 A vantagem do pró-rata é que você pode centralizar os pagamentos todos em um único dia, assim você tem um controle financeiro melhor. E o pró-rata só é usado no momento da assinatura do plano. Exemplo1: você tem um plano de 30 reais (usei esse valor pois fica mais fácil fazer os cálculos) e o dia de vencimento das suas cobranças é dia 05. A pessoa assinando um plano seu no dia 25, ela pagará o equivalente a 10 dias (referente a diferença do dia 05 para o dia 25 do mês anterior, isso em meses com 30 dias) junto com o valor do próximo mês, e no total daria 40 reais. Exemplo2: ainda usando o exemplo acima, tem a opção de você cobrar apenas os 10 dias até o seu dia de vencimento, o problema é quando os valores dos planos são pequenos, ou se a pessoa assinar no dia 04, onde só pagaria 1 dia e o valor nem cobriria os custos do boleto. E isso mesmo..... Por isso eu so coloco pro rata a valores acima de 30 reais Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts