Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um pouco sobre WOWZA 2


Posts Recomendados

Bom pessoal continuando algumas discussões sobre WOWZA que tem chegado até mim, parei para analisar em geral e após alguns teste posso trazer tais respostas sobre o uso do WOWZA em versões antigas 2 até a versão mais recente 4.

Muitos vemos um mercado NACIONAL saturado de versões de (wowza 2) em em 99% dos casos são versões PIRATAS.
Para esses argumentos e questões seguiremos um padrão único de configuração que foi usado nos testes .

Bitrate Áudio: 128 Kbps
Bitrate Video: 1024 KBPS
Resolução: 480P
Taxa de quadros: 30
Conexão Full Duplex de 30 Megas Up.
Datacenters Utilizados: OVH / CHOOPA / HIVELOCITY

A principio vemos muitos usando a versão 2 do wowza e junto com isso vemos uma enorme gama de reclamações ou situações que podemos considerar um pouco estranha quando comparados com um wozwa 4.
Os principais problemas são perdas parciais de pacotes mesmo usando configurações de certa forma corretas ou  até mesmo uma perda  total dos quadros enviados, isso costuma ser julgados pelos provedores como "problema de rota" mais isso esta muito errado, problemas de rotas existem e isso depende muito da qualidade de  rede de seu datacenter  nos teste usamos desde uma rede comum a redes que possuem um ótimo nivel de qualidade em ambos os casos notamos o mesmo problema ocorrendo na versão 2 do wowza.

Mais porque isso ocorre ?
a versão 2 do wowza é um tanto que defasada a ponto de ser considerada não suportada pelos navegadores em sua original forma, porem como qualquer tecnologia o wowza 2 foi lançado no momento em que o mercado estava começando a conhecer questões de qualidade HD (720p - 1080p) considere que isso é o (ultra HD e 4k) de hoje em dia,  o wowza possui grande parte de sua codificação encryptada oque limita que devs fora os deles trabalhem em otimizações e melhorias  e nesse ponto chegamos na questão em que o wowza 2 estava entregando uma qualidade satisfatória e corresponde as tecnologias daquele tempo.
Porem oque vemos hoje são encoder e ferramentas muito mais evoluídas que conseguem processar maiores qualidades com menores perdas, podemos dizer que hoje os encodes são muito mais "otimizados" que o tão usado FLASH ENCODER.
O problema de travamento ocorre pelo fato do wowza 2 não ser tão otimizado a ponto de saber lidar com um fluxo que tem perdas minimas ou de baixo delay ai entra a tal obrigatoriedade de usar o FLASH quem usa sabe exatamente como é fazer a mesma configuração no OBS e no FLASH no obs tem perdas no flash funciona perfeitamente

 Levantei 2 versões de wowza para a mesma maquina e subi 2 sinais iguais  um para o WOWZA 2 e outro para o WOWZA 4 , usando a versão mais recente do OBS, deixei o teste rodando por aproximadamente 5 horas  no wowza 2 ocorreu 15% de perda no wowza 4 0% de perda, o mesmo teste foi feito nas outras redes retornando resultados variados para o wowza.
Variando de 10 a 35% de perda usando o OBS com WOWZA 2    -  e 0% de perda em wowza 4.
O mesmo teste foi feito usando o FLASH ja agora os resultados foram iguais 0% de perdas em ambos os casos, porem se nota claramente que o flash joga uma qualidade de imagem um pouco mais pobre mesmo usando o wowza 4.

Assim sendo posso dizer que o wowza 2 não vai trabalhar bem dando o seu melhor  com encoders mais novos e muito menos será  uma boa opção para trabalhar com qualidades HD ou FULL HD.
Por exemplo o full HD é classificado em uma faixa de 5 megas até 10 Megas no wowza 2 você obtem um resultado satisfatório em 8 megas, alguns vão citar que 4 megas é o suficiente e não estão errados mais estou aqui julgando a qualidade de maneira satisfatória e não de kbps que de conta de entregar resolução em uma qualidade mediana .

Podemos dizer que o wowza 2  irá dar conta de trabalhar com qualidades satisfatórias até 480p mais que isso ele provavelmente vai dar algum problema.
Outra situação é que o wowza 2 tem a necessidade de ser usado em conjunto com o NGINX para troca dos cabeçalhos e o lançamento do SSL no FLUXO porem deixar o NGINX otimizado o suficiente para lidar com tráfegos muito altos não é algo nem um pouco viável e vai sempre exigir alguns ajustes de quem administra o servidor.

Lembre-se que você sempre terá 2 limitadores  a versão do wowza  e as limitações que ele impõe ao encoder independente do quão bom em gambiarras você terá essa limitação a não ser que programe um novo encoder mais acho que ninguém faria isso melhor comprar a licencinha do wowza ?

Nem me aprofundarei em questões mobile pois o wowza 2 quando foi lançado (2009) celular era feito só para falar então com isso você ja tira sua própria conclusão se é um sistema recomendado para um mercado em que quase todos tem um smartphone.


O wowza mais recente apresenta inúmeras vantagens dentre elas a questão de ter um menor delay e a vantagens de softwares de encoder mais otimizados e ja preparados para trabalhar com Codec h265 algo que é um pouco mais complicado em versões anteriores alem é claro de em breve podemos receber o codec h266 quem ja testou sabe é ótimo para altas resoluções e um santo graal no nosso tempo para trabalhar com fluxos de qualidades menores - só um pouco do gostinho dos testes que fiz  1080p em 1000 KBPS com qualidade mais que satisfatória  ja se da para ter uma base na evolução dos codecs e suas compressões , sem contar que da para criar presets mais específicos para o publico mobile.


Mais fica essa experiencia para quem usa o wowza 2 tudo que citei acima foi baseado nos teste e em alguns 2 anos de uso com o wowza 2 e mais de 5 anos de uso com as ultimas versões do wowza 4.


Meu ponto de vista é : 
Se você quer atender o mercado hoje em dia de maneira satisfatória use recursos condizentes com o atual mercado, ficar usando recursos defasados a curto prazo da lucro só que via chegar um momento em que seu sistema vai sim morrer  de vez a ponto de nenhuma gambiarra funcionar e ai você vai ficar com clientes pedindo solução ou vai até perde-los para empresas mais modernas.
E uma vez que se perde um cliente no mercado de streaming sua chance de recuperar ele é minima. 
E também o bom senso de entender que usar um sistema que tem mais de 10 anos sem update não pode ser considerado algo seguro nem muito menos compatível com o atual cenário.

Qualquer duvida fico a disposição, se falei algo errado podem corrigir vivendo e aprendendo ?
 





 

 

 

Editado por Otavio

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?