Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal, o quanto você precisa saber sobre servidores?

AngelCosta

Posts Recomendados

• Administração

Um assunto bastante recorrente em nosso fórum e no meu msn - em conversa com alguns amigos - é a falta de conhecimento de algumas pessoas que possuem empresas de hospedagem. Em geral os comentários vêm do meu interlocutor insinuando que fulano ou ciclano não sabe como gerenciar um servidor. Eis as minhas considerações sobre o assunto, bem como sugestões de soluções quando for o caso:

E quem disse que você precisa ser o Chuck Norris do Apache/WHM?

afinal-o-quanto-voce-precisa-saber-sobre

Para falar a verdade, para ter uma empresa de hospedagem, você não precisa saber patavina de servidores. Aí alguns pensam: "OHMelDels, Angel comeu jujuba estragada!" Sério. Não precisa saber nada mesmo. Até minha tia que dá o email dela com www no começo e se refere à sites com arroba pode ter uma empresa de hospedagem. Pergunte-me como!

Ela precisa ser somente esperta o suficiente para contratar gente qualificada para fazer isso pra ela. Vou contar um segredo para vocês: eu mexo muito pouco nos meus servidores. Ontem loguei em um VPS como root pela primeira vez em meses. A minha sorte é que estou cercada por profissionais competentes e altamente qualificados na área, como os colegators Kleber, Gustav, Juan, Jean e Richard (este pessoal deve ser parente de Norris), o gerenciamento da SIERTI para citar alguns.

Vou repassar outro segredo para vocês: muita gente que tá aí - donos de hosts - fazem exatamente o mesmo.

Não dá para saber tudo - tem de ser um trabalho de equipe

Não dá para saber tudo de um ramo, aliás a tendência ultimamente é justamente a especialização em nichos. Duvido muito que o Mark Zuckerberg (do Facebook) seja fera no Photoshop (e não deve ser mesmo, vocês já viram os primeiros layouts do site?). Mas ele tem visão o suficiente para saber de suas fraquezas e das necessidades do usuários do facebook - que gostariam de um layout melhor.

É aqui que cada um ocupa seu lugar na empresa. Vejam os exemplos nacionais, gente que manjava muito de servidores acabou virando administrador da empresa. Não dá pra ocupar os dois cargos. É preciso saber delegar.

Um CEO por aí me disse uma vez que o sonho administrativo dele é contratar só gente melhor que ele - e ele é dos bons, hein! Isto pode parecer burrice para alguns - talvez por insegurança. Eu penso que é exatamente este o caminho: ter em sua equipe os melhores de cada área - dentro do seu orçamento, claro.

Mas tudo tem sua exceção...

Não importa qual o seu campo de conhecimento. Para poder fazer isso que falei acima tem de ter visão administrativa. Tem de saber o que o cliente quer e precisa, tem que saber o que o mercado suporta. Não pode ser um completo sem-noção para entrar em um ramo como o nosso, porém aprender é um verbo ao alcance de todos nós.

Se você é uma empresa de uma pessoa só - estou tentando evitar o uso do "eupresa" por causa do sentido pejorativo que ganhou por aí - vai ter que dominar muita coisa (administrativo, suporte técnico, área financeira) e talvez vá perceber que é impossível equilibrar todos os setores.

Concluindo...

afinal-o-quanto-voce-precisa-saber-sobre

Não se deixe intimidar quando te acusam de pouco conhecimento técnico, que não sabe mexer nisso ou naquilo. Todo mundo aqui pode aprender e com a exceção do Edvan e do Zamora ninguém nasce sabendo tanta coisa. E se você não quer (ou não pode por falta de tempo) aprender, contrate algum prestador de serviço para suprir esta sua "fraqueza".

Deixo um causo daqueles que chegam no email da gente que ilustra meu ponto de vista muito bem.

E pergunto a vocês: vocês acham que tem conhecimento (técnico e/ou administrativo) para levar a empresa de vocês ao sucesso?

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto tempo Angel! Aliás muito bom o artigo, quero deixar minha humilde opinião por aqui! Um dos maiores problemas de vários profissionais é se meter nas áreas onde eles não tem um mínimo de know-how! Eu por exemplo sou PÉSSIMO em layouts & designs, vide o layout do Hostnews! Como diria o ditado "Cada macaco no seu galho"

Link para o comentário

Bom eu tambem tenho profissionais que me auxiliam e com certeza são melhores que eu. Mas fazer o que ne se voce quer ter sucesso trabalho em equipe e a coisa certa a fazer. Aprender sempre e ajudar tambem...

Link para o comentário

Oi Angélica, Muito obrigado por me citar :-) - Ótimo post, conversamos sobre isso outro dia, não é? Entretanto, eu andei pensando e vi pelo lado do 'empregado'. É bom que você tenha como diretor/chefe, um técnico, que você pode falar abertamente, pode citar termos, que eles vão entender. É extremamente ruim trabalhar com pessoas que não são técnicas, você não tem como explicar porque X aplicação não funciona, ou porque Y tarefa demora mais.. Mas também não deixo de concordar com seu post. Abc! Juan.

Link para o comentário

Ei, Pedo, legal te ver por aqui. Realmente, não levei em conta a comunicação interna. Com certeza fica tudo facilitado quando todo mundo tem noção do que está falando. PS: põe o ursinho no teu gravatar kkkkkk

Link para o comentário

Acredito que este seja o maior dos problemas que fazem os grandes continuarem grandes e os pequenos terem dificuldade em se firmar no mercado. Os pequenos com conhecimento logo conseguem ocupar seu lugar no mercado, enquanto os sem conhecimentos estão cada vez se afundando mais, seja oferecendo serviços porcos ou cobrando aquilo que não deveriam cobrar. Know how é principio básico da administração e ainda assim não garante o sucesso. Se meter em alguma área sem conhecimento acontece muito também nas cooperativas médicas onde os médicos se metem a gestores e normalmente também não duram muito tempo (claro que existem exceções como em todo meio). Hoje em dia sequer um bom livro sobre o assunto a grande maioria se dispõe a ler.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?