Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Você tem um público alvo no seu host?

AngelCosta

Posts Recomendados

• Administração

Dentro da repercussão do Clube do Host - que aliás me surpreendeu enormemente -, vi que o público deste blog é bem distinto e único. Vocês não têm ideia dos e-mails e comentários que já recebi, uma boa parte é solicitando ajuda ou parabenizando-me pela iniciativa.

Mas tem aquela maldita porcentagem (baixa, felizmente) de mensagens que agridem a mim. Não o meu trabalho, ideias ou conteúdo. A mim. Isso já me chateou muito no começo, hoje eu apenas ignoro (eu nunca liguei muito pro que os outros pensam de mim).

Tenho estado ultimamente refazendo o layout do Netmundo, o que tem me afastado um pouco das postagens. E ao fazer isso, tenho pensado muito em qual público vai ser meu alvo, se o local (em São Luís/MA) ou se o da Internet. E queria dizer umas poucas palavras sobre a escolha do seu nicho.

A escolha de seu nicho, ou seja, um público-alvo no mercado, pode determinar o sucesso ou falência do seu negócio. Quando se tem um nicho muito específico, é necessário adequar seu serviços a ele e por consequência, ignorar o mercado global. Vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de atender a um mercado específico:

Vantagens

O seu público pode ser qualquer um

Você pode querer atingir apenas a sua cidade, apenas blogueiros, apenas pessoas que precisem de webdesign, e por aí vai. Existe host para gays, para mulheres, para homens. A ideia é focar nas necessidades de um público específico e não muito bem atendido e compreendido. Com isso em vista, criaram cursos para inclusão digital para terceira idade. E deu certo.

O preço é diferenciado

Por ser um serviço exclusivo e pioneiro, os clientes de um  mercado específico não se importam de pagar a mais para ter sua vida facilitada. Às vezes, nem é necessário estabelecer um preço mais alto que a concorrência pois o que muda é simplesmente a forma como o serviço é apresentado. Veja o exemplo do Vilago, que apresentava hospedagem meio que na forma de blog.

Se você tem ideias...

Inovação é a chave. Por exemplo, se você quer oferecer uma coisa simples e fácil para quem não entende nada de hospedagem, crie um plano básico, barato e com acesso direto ao construtor de sites (desde que ele seja bem intuitivo de usar). Se seu alvo são os gamers, tenha um jogo online no seu servidor para demonstrar performance. Tá a fim de alcançar a terceira idade? Letras grandes e nada de termos técnicos.

Desvantagens

Para não ficar de fora...

Você tem duas opções: incluir um "canto" para seu nicho em alguma seção do seu site ou dedicar todo seu host a ele. A segunda opção pode causar perda de visitação e de alguns outros clientes. Se você anunciar hospedagem de blogs com instalador automático de wordpress, é muito improvável ganhar visitas de pessoas procurando hospedagem comum.

Qualidade sempre

Como as necessidades são tão específicas, normalmente tem-se um público mais exigente (quase sempre porque está pagando mais caro). Então, suporte impecável, site atualizado e uptime são essenciais.

A minha opiniao - Eu tenho tentado focar na hospedagem simples e descomplicada, com o mínimo de trabalho para o cliente. Estou tentando refazer o meu site neste sentido. Bem como tenho mudado minha estrutura. Estou automatizando tudo, como por exemplo, quanto ativo um pedido no whmcs, ele já cria a conta no construtor de site com o mesmo login e senha (que ficam sincronizados mesmo quando editados); criação de tutoriais em vídeos;  programa de pontos que automaticamente muda o grupo do cliente no whmcs para ter descontos. Mas como já disse o amigo Claudio Candido: "simplificar é complicado demais". Mas acho que vale a pena.

Creio que a maioria aqui foque em hospedagem geral. Alguém tem um público-específico? Mesmo que seja somente corporativo?

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Angelica, Creio que você no último parágrafo confirmou, em parte, a minha afirmativa de que "a simplificação dos processos de automação do host seria complicado demais". Mas, como sei que você tem objetivos e é uma pessoa multi atarefada, essa simplificação torna-se necessária. "Ataques" significa que você está no caminho certo. Siga em frente! Se precisar, estou por aqui.

Link para o comentário

Claudio, como a gente tava conversando, percebi que o processo de deixar tudo simples é muito complicado (irônico, né?). Mas no meu caso é necessário para eu ter tempo e otimizar a experiência dos meus clientes. Assim que eu acabar este layout eu volto pro msn!

Link para o comentário

Não entendi muito bem seu ponto de vista. Vc disse que quer algo descomplicado para seu site. Acho que isso não filtra o publico alvo. O que você chama de publico alvo? Vc fala de prestar servicos para corporacoes ou usuários comuns e que uns são exigentes e outros não. Exigentes em que? Qualidade? Será que isso é filtrar publico? Tomara que eu tenha entendido errado seu texto. Abraço! ps.: Sempre acesso seu blog, apesar de comentar muito pouco.

Link para o comentário

Falei que quero descomplicar o site/serviço/hospedagem, pois meu alvo são os leigos. Gente como a minha tia, que acha que o site dela é [email protected]. Público-alvo é aquele que eu pretendo como clientes, para quem eu crio produtos específicos. Por exemplo, a ALOG não tem como público o cliente final da hospedagem, apenas clientes corporativos, o que torna a abordagem dela diferente da que eu ou outros hosts usam. Eu realmente não especifiquei o "lance" da exigência. Quanto mais especializado um mercado, mas exigente o público-alvo. Para ilustrar, veja o geek storage e o slicehost, focam usuários avançados. As exigências? É muito bom que o dono e a equipe saibam muito sobre os produtos, pois vão lidar com usuário especializados (desenvolvedores). Espero que tenha entendido meu ponto!

Link para o comentário

Aaa sim! Concordo com você! Também é meu público alvo. Quando li o post achei que você estava se referindo a qualidade de servicos vs. publico alvo. Mas aproveitando o gancho do post, quando você diz que simplificar pode ser complicado, talvez simplificar pode é complicar (para o usuário). As vezes o cliente nem precisa de um construtor de sites ou sistema automatizado de backup, seja o que for. Ele quer o site dele no ar. Ponto. Eu procuro deixar claro que ele tem a opção, se ele quiser. Abraços, e parabéns pelo Blog. É ótimo!

Link para o comentário

Angélica. Eu tenho um público alvo que acabou se formando no decorrer do tempo, que é formado por profissionais que necessitam de poder de processamento, e têm orçamento para pagar o preço justo. Não cobro 30 Reais, mas tampouco tenho centenas de clientes. Quando se trabalha com Ética, seriedade e, principalmente, com o coração no que se faz, a tendência é o sucesso, sempre. E você está no caminho certo, pode ter certeza, principalmente porque o conhecimento que você adquire ou constrói você partilha. Isso é raro. E por isso você tem todo o meu respeito e apoio. :-)

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?