Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apresentação e Atendimento em revezamento de 1x4

Mike

Posts Recomendados

Olá amigos do Portal do Host! Como este é o meu primeiro artigo, seria uma boa chance de me apresentar. Me chamo Mike, 25 anos, desenvolvedor web, moro em uma cidade do interior de Mato-Grosso chamada Nobres, localizada no vale do Tombador, muito famosa aqui na região pelos seus pontos turísticos. Além dos trabalhos com desenvolvimento e hospedagem web, também atuo como consultor em segurança de redes e dados para algumas empresas de pequeno e médio. Sou um apaixonado por programação, lógica, SGDB’s e um verdadeiro viciado em produtos Beta (neste exato momento estou utilizando um Word 2010 Beta instalado no Windows 7 RC7100 para escrever este artigo).

Estou no ramo de hospedagem desde os 21 anos, e nesse pouco tempo já pude ver algumas coisas curiosas. Gente cobrando o olho da cara por 1GB de espaço, enquanto outros vendem hospedagem a preços de R$ 1,99 mensais.

Há algum tempo atrás, mais ou menos, precisei de uma revenda que tivesse certo recurso que eu não tinha disponível na empresa que me fornecia a revenda. Entrei em contato com eles para saber se era viável a instalação, mesmo que eu tivesse que arcar com parte do custo. Como eu não estava disposto a comprar sozinho as licenças desse recurso, a solução foi contratar mais uma revenda que oferecesse o que eu estava precisando.

Depois de algumas googladas, achei e entrei em contato. Um tal de Paulo Santos me atendeu muito bem, e respondeu a todas as minhas dúvidas. Troquei vários emails com o atendimento antes de contratar o serviço. Ora era o Paulo Sério que respondia, ora era o Horácio Silva, outra vez o Paulo Sério, derrepente o Ivan Moura. Fiquei impressionado pois todos estavam absolutamente por dentro do progresso da conversa! “Isso sim é uma equipe bem integrada!” pensei comigo. Contratei o serviço. Não demorou muito alguém me adicionou no MSN se apresentando como o diretor geral do Host. Disse que queria manter contato mais próximo com seus clientes. Fique com um pé atrás, mas tudo bem. Trocamos alguns “bons-dias”, “e aí? Como vão as coisas?” e “tudo certo por ai?”.

A surpresa veio quando tive alguns problemas para alterar o DNS do domínio que ia utilizar, e isso acabou me levando a trocar mais emails com o suporte. Como na primeira vez, meus tickets eram respondidos por diversas pessoas, mas era incrível como todos estavam sabendo do meu problema! O deslize ocorreu quando a Karen respondeu. Meu caro leitor, convenhamos: Mulheres, por natureza, tem certo ar de doçura e delicadeza. Porém eu notei que a maneira dela escrever era exatamente igual ao dos outros “caras” que haviam me atendido. Até mesmo alguns errinhos de português e gramática, e a insistência em escrever algumas palavras sem acentuação eram iguais! Não tive dúvidas: Apesar de serem pessoas com nomes diferentes, tratava-se da mesma pessoa.

Conversei com o diretor geral do host pelo MSN e com muito custo ele me confessou que era ele quem respondia os tickets. Então, meu caro revendedor? O que você me diz dessa prática?

Um grande abraço, e até a próxima!

* Os nomes citados neste artigo, com exceção do meu ;-), foram alterados, mantendo-se apenas o gênero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mike, adorei o artigo. Com certeza, eu conheço várias empresas que fazem isso. Eu pessoalmente não faço, tampouco condeno quem faça desde que atenda bem o cliente. O problema vai ser se o cliente for sequencialmente atendido por uma pessoa, e ligar para empresa pedindo para falar com ela...

Link para o comentário

Quando tinha meu pequeno host, nunca tive vergonha de tratar todos os casos devidamente assinados com o meu nome. Ué, para que fingir que minha empresa é grande, cheia de funcionários? Um dia eu chegaria lá se continuasse. Cada passo a seu tempo. Ah sim, juridicamente falando, vamos nos lembrar da falsidade ideológica. Se posteriormente você precisar processar a empresa por alguma coisa e citar atendimentos de "Fulano da Silva", "Ciclano de Souza", que na verdade são "Beltrano Lins". É complicado. Nunca tente aparentar algo que não consegue ser. Apenas seja você mesmo.

Link para o comentário

Muito bom! Bem, acho que essa é uma prática comum nas revendas. Minha empresa também é EUpresa, pois só sou eu e uma secretária. As outras 3 pessoas que participam do trabalho são desenvolvedores freela. Mas como foi citado pelo Zamora, faço questão de assinar os "departamentos" que respondo por ele, ou seja, todos. A secretária é responsavel apenas pelo primeiro contato com o cliente (telefone) e para fazer cobranças, caso precise. Bem, é justamete neste "departamento" de cobrança que não assino, mesmo participado diretamnete dele. Vou explicar o porque... Eu prefiro que a cobrança seja feita por qalquer outra pessoa que não seja eu. Já que as visitas e todo o atendimento e suporte é dado por mim, é inevitável que alguns clientes se sintam "íntimos", e acabe ficando chateado "comigo" ou levando para o lado pessoal quando for necessário suspendê-lo ou cobrá-lo por inadimplencia. E alguns clientes realmente são íntimos, pois lá no começo, quando contratamos nossa primeira revenda, hospedávamos o site da loja do nosso tio (que fizemos o site de graça, só pra poder hospedá-lo) e o da empresa do pai de um amigo (que só pagava o preço de custo, porque é pra um amigo).

Link para o comentário

Posso apenas dizer, que 90% das empresas de hospedagem( Fundo de quintal) , ou até mesmo revendas, são feitas por jovens entre 16 a 21 anos. (Eu to nessa faixa) Mais ou menos essa faixa. Porém os jovens não tem o mínimo de conhecimento em administração, acham que monta um empresa basta ter dinheiro e força de vontade (Não descarto os dois, mas acho que precisa de paciência e planejamento estrátegico para se ter um bom resultado ) Sem conta no conhecimento avançado das ferramentas do Cpanel e entre outros. Para deixa a resposta sempre na ponta da lingua quando surgir um problema. Ou você sabe ou perde o cliente por sua incopetencia profissional. Os clientes estão cada vez mais exigentes, então INOVE ! Não há nenhum problema se você tá começando sozinho, mas seja verdadeiro! Não tenha vergonha de usa seu nome em todos os chamados. Se você mostra segurança e confiança ao cliente, ele(a) vai se sentir seguro na sua empresa (Mesmo que ela não tenha CNPJ) Então digo! Galera não tente da um pulo alto achando que vai se destacar no mercado, que não vai! A vida lá fora não é como na Escola! Escola a gente pode erra, toma bomba, a gente tem sempre uma segunda chance. Na vida profissional se você erra ou mentir uma vez "Já era"! Você é um incopetente (Que na verdade quem passa o cliente para trás é um burro mesmo ) Como posso dizer para concluir é que. " Somos cegos guiados por cachorros loucos " Resumindo: "Os clientes estão cegos, sendo guiados por jovens loucos" Mas quando eles começam a enchergar, você leva ferro! Então, antes de fazer qualquer coisa, ou até mesmo monta um host Estude, invista em você e no seu conhecimento antes de fazer qualquer loucura. Eu não sei quem foi o maluco que inventou essa frase" É errando que se aprende" Eu não sei exatamente aonde esse louco estava, não sei se foi mordido por um Chupa cabra. Mas tenho certeza que ele nunca conseguiu nada na vida profissional. Evite erros, acerte de primeira. Numa luta quem Erra, morre! Abraços!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?