Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hospedagem gratuita: passado, presente e futuro

Posts Recomendados

• Administração

imagesCom a extinção do serviço de hospedagem gratuita do Geocities, ontem eu me peguei pensando nos novos rumos deste setor. Lembrei que durante os anos 90, serviços de hospedagem gratuita eram muito mais populares do que são atualmente. Creio que por causa do alto custo da hospedagem paga.

Titia te viu quando você era desse tamanho assim, ó...

Quando penso em hospedagem antigamente, alguns nomes vêm direto a mente: Geocities, HPG, Vila Bol, zip.net, kit.net, lycos e alguns outros. Meu primeiro site (um site pessoal para um primo baterista) foi hospedado no geocities e poderia ser acessado através de uma url como http://geocities.com/avenida-tal/cafe-com-bobagem/esquina-x/45646. Sim, não era nada bonito - mas tinha estilo.

O site ficava com mais propaganda do que conteúdo, o serviço às vezes estava indisponível e só aceitava html, banco de dados, nem pensar - só se assinasse os extras. O mercado nacional chegou a arriscar no setor com o hpg, vila bol, kit.net, etc. Tudo ficava hospedado em subdomínios (http://site.kit.net) e com urls bem menores.

Então, o óbvio aconteceu. Muita gente querendo tudo de graça, pouco anunciante para cobrir os custos dos servidores e seu negócio de hospedagem gratuita se torna.... inviável.

Mas espere! Tem mais!

Alguém em algum lugar pensou: "antes, havia tanto site de hospedagem gratuita, vou preencher este vazio oferecendo algo gratuito - ou quase". Muitas empresas de hospedagem expandiram ou criaram filhotes:

Apenas para membros do clube

Empresas tipo kit.net, zip.net, hpg foram comprados (se é que já não eram) por empresas maiores como globo.com, IG, uol... Então, o serviço de hospedagem gratuita passou a ser oferecido somente a para assinantes/clientes. Além disso, para ganhar adicionais como domínio próprio, banco de dados e suporte a mais linguagens de programação, basta pagar uma taxa extra. Ou seja, sair do gratuito e ir para o pago, mas pago bem baratinho.

Todo mundo pinta o 7 eu também quero pintar

Como várias empresas conseguiram abocanhar uma cartela significativa de clientes que não queriam perder seus sites, muitos descobriram o nicho. E grandes começaram a criar filhotes para oferecer hospedagem gratuita, mas desta vez sem propagandas, vide HDFree da HostDime, V10 da HomeHost, dentre outros.

A novidade é que alguns oferecem banco de dados e suporte à linguagem de programação, mas dos que vi, nenhum oferece suporte ao domínio. No caso do cliente querer o domínio, é oferecida a hospedagem paga. Boa sacada: para minimizar o impacto no servidor, alguns terceirizam o e-mail para o google apps.

De graça ou absolutamente de graça?

E tem também o inverso. Anuncia-se a hospedagem gratuita, como o doteasy faz, e se cobra apenas pelo domínio. O espaço é relativamente pequeno se comparado aos gigas oferecidos pelas empresas atualmente (a empresa oferece 100mb). Se você hospeda sites, sabe que uma parte não excede isso. Sinceramente? Eu achei a idéia tão boa que estou considerando colocar em prática. Mas só é viável se o custo destes 100mb forem cobertos pelo valor do registro do domínio.

Patrocínio: uma mão lava a outra

Antes deste site, meus contatos eram mais com clientes ou clientes em potencial e não com empresas. Vários destes pedindo patrocínio. Ocorre que o patrocínio hoje não é mais como antigamente, apenas ceder o espaço. Atualmente, você oferece espaço e domínio. A host.net é líder nisso, pois quem não conhece os sites de "rede" como o WMoline?

Além do horizonte...

A ideia por trás da hospedagem gratuita é mostrar qualidade e quando o cliente exceder os limites propostos no planos, adquirir novos serviços e cubrir os custos dos demais (basicamente igual a previdência social). É preciso prever que há clientes que nunca farão upgrades, seja por falta de recursos ou de interesse.

Entretanto, há vários nichos a se explorar. Tiremos como exemplo a host.net, se seus clientes/hóspedes/patrocinados são constituídos de gente com respaldo em web, e eles escolheram você, logo você vira referência. Há vários modelos não usados de hospedagem grátis e creio que seja possível pensar em alguma forma de retorno financeiro. Basta inovar.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A hospedagem gratuita ainda tem sua aplicação de forma viável no Brasil. Geralmente é voltada para pessoas físicas e possui construtores de sites (basiquíssimos) acoplados, onde num pequeno passo-a-passo a pessoa que não conhece nada de internet constrói um site na internet que pode ser visitado por qualquer pessoa no mundo! Os hosts gratuitos fazem com que tenhamos mais clientes no mercado. A Angélica, eu, você que está lendo e muitos outros aqui começaram em hosts gratuitos, se interessaram pelo negócio e começaram a estudar mais e mais. Todo caminho tem um começo e todo meio tem um fim. Neste caso, uma finalidade. Oferecer host gratuito com a finalidade de possivelmente obter um cliente pago. Às vezes o próprio crescimento da marca vale à pena, caso da HD Free por exemplo, que hoje já tem dezenas de milhares de clientes. Quem acessa visualiza anúncios da Hostdime como serviço "pago". É, vale à pena :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?