Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Contratando uma revenda de qualidade

Posts Recomendados

reseller1

Bom pessoal, atualmente tenho uma empresa de hospedagem que até poucos meses atrás se tratava de mais uma EUpresa. Estou nesse mercado a aproximadamente 7 anos e apanhei bastante no início, quando hospedava o site de minha empresa, da empresa de meu pai e de uns poucos clientes de manutenção para os quais oferecia o serviço de hospedagem como bônus para quem fechasse um contrato de manutenção.

Depois de muitos servidores problemáticos, alguns hackeados além dos teclados gastos e horas de interurbano a fio falando com suportes com os mais diversos sotaques cheguei a conclusão de que realmente o barato saia caro. Foi assim que a quase 5 anos resolvi investir no negócio de hospedagem e sair definitivamente da área de manutenção. Levei 2 meses para contratar uma boa revenda de hospedagem comparando cada uma das opções que o Google me oferecia em seus resultados.

Especificamente em meu caso, buscava uma revenda Windows, pois como só trabalhava com ASP não tinha outra opção. Sendo assim, delimitei alguns requisitos para escolher as empresas candidatas. Primeiro defini as palavras chaves que seriam utilizadas no busca, ficando Revenda Hospedagem Windows Brasil. Depois disso ajustei que pegaria todas as empresas que atendesse ao requisito nas 7 primeiras páginas de resultado, dando com isso um limite para o tamanho de minha lista. Montei uma planilha no Excel (que deixo em anexo) com todos os demais pontos que seriam importantes para minha escolha, entre eles localização do Server (por incrível que pareça o Google me listou mais servidores fora do Brasil), Datacenter, Espaço em disco, tráfego, Painel de controle, atendimento via telefone para contatos comerciais e de suporte, período de teste grátis, valor da mensalidade, descontos para antecipação da mensalidade, entre outros.

Assim que minha planilha se completou, defini então os critérios que seriam mais importantes e os que seriam menos importantes, dando peso as colunas. Os resultados de cada empresa recebiam uma nota entre 5 e 10, sendo 5 para o pior e 10 para o melhor. Ao final da avaliação a planilha me fornecia assim um ranking da empresa mais cotada para que eu contratasse e a que não deveria indicar nem a meu pior inimigo.

Para mostrar que o resultado deu certo, permaneci cliente da empresa durante 4 anos sem qualquer problema mais crítico, quando acontecia alguma parada o suporte prontamente atendia ao telefone e dava a informação precisa sobre o problema. Infelizmente tive que encerrar a parceria com esta empresa em março de 2008 pois deixei de atender apenas aos clientes para os quais desenvolvia os sites e comecei a buscar clientes no mercado em geral e para isso a então versão do painel de controle utilizado pela empresa não mais me atendia. Com isso novamente voltei à planilha definindo novas regras para minha escolha. Novamente dei sorte pois já estou a quase 2 anos nesta nova empresa e sem maiores problemas.

Uma informação que posso deixar de útil aqui pra vocês é que a escolha em nenhum dos 2 casos coincidiu com a empresa que cobrasse o valor mais alto. Normalmente elas tinham valores medianos compatíveis com o da grande parte de suas concorrentes. Desconfie sim se uma empresa te oferecer planos a valores surpreendentes, como facilmente encontramos hoje no Google, pois certamente essa empresa não terá um suporte via telefone, não tem horário definido para atendimento via chat ou ticket, não saberá definir a diferença entre um ticket de prioridade alta e o de prioridade baixa, entre outros.

Espero que tenha ajudado aos amigos ingressantes no mercado de hospedagem, um abraço e até o próximo artigo.

Baixe o anexo (arquivo XLS)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?