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Clientes com atividades suspeitas: o que fazer?


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  • Administração

Coisa de 2 meses atrás, quando registrei o domínio quem.me (para o meu projeto Quem me Hospeda?), comecei a disponibilizar também outros domínios para registro, como .in, .ws, .me, etc. Então, duas semanas depois, um cliente assina um plano de hospedagem junto com o domínio bb.in e paga com cartão de crédito usando o PagSeguro. Um amigo havia me falado do alto valor de domínios com 2 ou 3 caracteres, daí não desconfiei de nada.

Tivemos que trocar a extensão para outra por causa do limite mínimo de caracteres aceitos pelo .in. Então, registrei o domínio usando os dados do cliente. Foi só uma semana depois que recebi um e-mail reclamando de fraude bancária. Daí tomei as seguintes providências:

Supensão

O primeiro passo é suspender a conta do cliente para evitar que mais danos ocorram. Se você apagar a conta, você estaria apagando provas e traços que podem ajudar a identificar o criminoso. Mantenha quaisquer dados referentes a conta e ao cliente como tickets, e-mails, formulário de pedido, etc.

Denúncia

Você agora tem de ir até o site de Polícia Federal, ou pessoalmente se desejar, e procurar o setor de denúncias. Tenha consigo todos os dados para que possa ter respostas para possíveis perguntas. No meu caso, não recebi uma confirmação de recebimento de denúncia e ainda aguardo o retorno da PF. Mantenha estes dados até a PF dizer que não precisa mais deles.

Cliente

Como somente suspendi o site e não notifiquei o cliente para evitar que ele alterasse algum dado (fiz cópia dos dados em caso dele querer alterar), ele entrou em contato via helpdesk comunicando a suspensão. Ao que respondi que enviasse um número de telefone fixo para que pudéssemos conversar sobre a conta dele. O cliente nunca respondeu.

Os outros

Uma semana depois do site suspenso, uma outra empresa de hospedagem entra em contato comigo, dizendo que o cliente (o mesmo) está tentando registrar um domínio que está conosco (o mesmo domínio que ele tinha). Expliquei a situação e as providências que tomei para que ele pudesse fazer o mesmo. Se não me engano, ele também ainda não teve retorno da PF.

Como se prevenir

É possível ter uma postura mais proativa quanto a verificação de pedidos, como instalar o MaxMind (gratuito para clientes que tem whmcs). Ocasionalmente, é bom verificar o site de seus clientes, pois atividade pirata pode render um bom problema. Se um software pirata está em uso no seu servidor, o detentor dos direitos autorais pode notificar o seu datacenter - que pode notificar você ou então desativar sua conta por violação de contrato.

Isto não é brincadeira, tenho 2 ou 3 colegas que já tiveram o apartamento revistado pela PF atrás de provas. Até explicar que você apenas tem uma empresa de hospedagem e que não tem ligação com o caso é complicado. Seja mais rigoroso e não ignore os casos que você sabe que estão irregulares em seu servidor.

Alguém já passou uma dor de cabeça dessas?

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

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Eu passei, maior chatice... mas foi tudo resolvido. O safado comprou uma licença full (owned) pagou cartao de crédito e depois houve um chargeback. Como paguei via paypal consegui recuperar os dados de acesso e consegui identificar o falsário safado. Detalhe... O MaxMind identificou o proxy dele, daí ele mudou de conexão e a segunda tentativa foi aprovada.

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Angel... Gosto muito do seus sites, as dicas aqui são muito boas! Queria saber se tem como a gente trocar uma idéia por e-mail ou msn, estou montando (ou tentando) montar meu host, se puder me dar umas dicas e tal eu agradeço. Fico no aguardo da sua resposta! Obrigado!

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É bom ter cuidado, principalmente quando você disponibiliza períodos gratuitos de avaliação. Quando o faz, é bom aprovar todos os novos cadastros manualmente, avaliando CPF (batendo com dados da Receita Federal), testando o telefone (mesmo que não complete a chamada, apenas para verificar se realmente existe), etc. No primeiro indício de fraude,"pau neles".

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Difícil, quem oferece teste ainda este mais vulnerável a isso. Só hoje dia 23/04 tive uma conta com isso, suspensão na hora. Essa semana já é o segundo caso, e o terceiro no mês, isso vem aumentando muito, no começo cheguei até ir pessoalmente à PF com os arquivos, os logs de acesso da conta (com o IP do cara), mas a PF simplesmente me disse “aqui não temos infra-estruturar para resolver isso”. Resumindo, como a única punição é uma conta suspensa e terminada esse pessoal não tem o que temer, portando a tendência é piorar.

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Alguém sabe qual valor colocar e como colocar "MaxMind Fraud Risk Score" na configuração do MaxMind para o WHMCS, e para que serve ao certo. Desculpem se a pergunta é básica, é que realmente não sei o que colocar. Agradeço a todos desde já e parabéns Angélica pela nova cara do Portal.

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Serve para aumentar ou diminuir a rigorosidade de avaliação do pedido. O valor padrão é 5, ou seja, se o pedido tiver nota 5 em relação a veracidade dos dados, o pedido será bloqueado e taxado como fraude.

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