Administração AngelCosta Postado Outubro 14, 2009 Administração Compartilhar Postado Outubro 14, 2009 Dizem que gosto é algo particular e peculiar de cada um, certo? Na minha família, todos têm paixão por eletrônicos Sony - aqui em casa ainda se vê LG e uma ou outra marca diferente. Se você perguntar a algumas pessoas elas têm uma marca ou modelo de referência em cada setor: celular é Nokia, geladeira é Brastemp, eletrônico é Sony, refrigerante é Coca-Cola. Quando o assunto é hospedagem, não é muito diferente. Se uma pessoa, com razoável conhecimento e situação financeira equilibrada, procurar hospedagem, muito certamente vai para no site das grandes como Locaweb, UolHost, Terra Empresas. Dependendo do perfil, muitas vezes pode confiar seu site à maior empresa da sua localidade. O que há de se fazer nesses casos? Lavagem cerebral? Mais ou menos. Creio que a necessidade pede mais uma campanha de conscientização com os seguintes itens: Confiança Pense como seu futuro cliente: você trocaria uma empresa de grande porte pela sua? Qual é o seu diferencial? Porque ele nunca ouviu falar de você antes? Se o seu cliente já tiver experiência com hospedagem de grande porte, você pode começar mostrando (nesta ordem): Sites hospedados com você - Para que ele veja não só a velocidade, mas quantos outros clientes "importantes" já confiaram o site à você; Recursos - Procure saber o que você tem a mais (painel de controle, sites prontos, possibilidade de expansão/upgrade) ou o que pode oferecer a mais; Suporte - A diferença aqui é que seu suporte deve (ou deveria) ser mais eficiente; Profissionalismo - Sempre responder e-mails em bom português - mesmo que o seu cliente não o use. Não há necessidades de formalidades, pode chamar o cliente de você, mas sempre o trate com muito respeito independente de idade; Parcerias Uma prática muito comum em empresas que estão começando no mercado e entre alguns webdesigners: preço diferenciado na mensalidade ou no serviço se o cliente se dispuser a ter um link na homepage para a sua empresa de hospedagem. É um custo mínimo - apenas um desconto na mensalidade - mas que poupa uns trocados no marketing, fortalece o seu nome e garante um ponto no SEO. Você é real Nos casos de clientes locais, a sua empresa tem a oferecer suporte real e em tempo real. O cliente tem a possibilidade de agendar visitas, tirar dúvidas pelo telefone. Assim, com o contato físico, o cliente pode ter uma imagem mais real sua e da sua empresa. Visitas são importantes para networking (aumentar sua rede de contatos) e devem ser levadas a sério - seja sempre pontual e educado. Self-service x À la carte Serviço à la carte traz tudo pronto e seu nível de personalização é mínimo. O seu diferencial pode ser justamente identificar a necessidade do cliente e oferecer várias soluções. De repente, a empresa x não precisa de um plano tão grande e sim de um plano mais básico junto com uma loja virtual. Trabalhar direto com o cliente dá essa possibilidade e autonomia que as grandes deixam de lado pela falta de autonomia de seus agentes de venda. Resumindo, é preciso saber bem as características de seus clientes e perceber o que os impede de mudar para uma empresa nova. Oferecer planos de teste é uma excelente alternativa de custo relativamente baixo, pois dá a chance de se familiarizar com o seu servidor e verificar todos os recursos existentes. Com a popularização de planos ilimitados e com a instabilidade de algumas empresas, esta é uma oportunidade de ouro para conseguir clientes frustrados com suporte e uptime e mostrar como sua empresa de hospedagem pode suprir essa demanda. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 16, 2009 Compartilhar Postado Novembro 16, 2009 Muito boa as suas dicas! Parabéns pelo blog, primeira vez que visito ela, espero que continue com ele e continue me ajudando também com a mina empresa! E Parabéns novamente! Até! ^^ 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 16, 2009 Compartilhar Postado Novembro 16, 2009 Obrigada, Marcos. Verifique os outros posts, deve ter mais coisas úteis a você! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 16, 2009 Compartilhar Postado Novembro 16, 2009 Primeiramente Angélica já tava com saudades do portal... Um coisa que esta deixando meus clientes satisfeitos é o atendimento pessoal passa bastante confiança. Hoje re-começando do zero mas, com uma grande confiança tenho um cliente que é uma TV daqui do estado. Eles precisam eu atendo por celular telefone residência portátil (Livre), pessoalmente e e-mails, ticket. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 16, 2009 Compartilhar Postado Novembro 16, 2009 Também aposto nessa questão do atendimento, faço o atendimento via email,msn e ticket, e nenhum cliente fica sem resposta. Em no máximo 10 minutos estou tirando as duvidas. Ofereço 7 dias de testes, mesmo vendendo hospedagem com preço bem popular,porque resolvi segmentar os meus serviços para aquela pessoa que está tendo sua primeira conta de hospedagem,tive a sorte de encontrar um excelente servidor que já vai no 80º dia 100% Up-time. O Resultado é que em 2 meses do meu serviço iniciado já são 60 clientes, e com desistencia 0. Outra coisa que deixo bem claro para os meus clientes, é sobre nossa empresa e como trabalha, sem criar situações fantasiosas e magalomaniacas. Enfim, ofereço só aquilo que posso entregar, acho que por esse motivo, estamos indo no caminho certo. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 16, 2009 Compartilhar Postado Novembro 16, 2009 Angélica, eu não conhecia o seu site e fiquei muito feliz por alguém ter resolvido escrever sobre um assunto que me interessa tanto --- afinal, é de hosting que eu vivo! Sobre este artigo em especial, você disse tudo e mais um pouco. Sobre os comentários dos colegas (acho que todos são colegas no ramo de hospedagem), só tenho a acrescentar que uma das primeiras coisas que eu aboli na PortoFácil foi o teste gratuito: muita gente mau caráter abusa dessa possibilidade que a gente abre na maior boa vontade, e depois de vencer o período de testes eles já encontraram outro trouxa para financiar seus sites e, principalmente, envios de spam. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 16, 2009 Compartilhar Postado Novembro 16, 2009 A solução que encontrei foi cobrar muito barato o primeiro mês (10 Reais por qualquer VPS, foi a promoção mais recente), e só ativar o serviço depois da confirmação do pagamento. Além do mais, não aceito pagamento com cartão de crédito, a não ser que seja uma pessoa que eu já conheça, ou que seja indicado por um cliente antigo. Isso reduziu a zero a incidência de fraudes na PortoFácil nos últimos três anos. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 16, 2009 Compartilhar Postado Novembro 16, 2009 E como disse o outro colega acima, minha principal arma para disputar clientes com a concorrência é a Ética: não me meto com os clientes dos outros, não falo mal de concorrente, também não faço propaganda de quem são os meus clientes, a menos que estes concordem ou peçam isso. Vendendo o que podemos entregar, e esforçando-nos para surpreender o cliente nos detalhes mais simples, é certo que todos experimentaremos muito crescimento em nossas empresas, e sucesso financeiro, profissional e pessoal para nós próprios e nossos colaboradores. Mais uma vez, Angélica, parabéns pelo trabalho nesse site, e se eu tiver como retribuir a gentileza que você está fazendo por toda a comunidade, agora você tem meu e-mail pessoal, é só escrever! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 4, 2009 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2009 Excelentes dicas Angélica, parabéns! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 2, 2010 Compartilhar Postado Janeiro 2, 2010 Se tratando de concorrencia há como monitorar os clientes, do concorrente, para fazer análise junto ao seu..... Mas não tenho certeza se é 100% eficaz...... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.