Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Driblando os estereótipos para conseguir clientes

Posts Recomendados

• Administração

Dizem que gosto é algo particular e peculiar de cada um, certo? Na minha família, todos têm paixão por eletrônicos Sony - aqui em casa ainda se vê LG e uma ou outra marca diferente. Se você perguntar a algumas pessoas elas têm uma marca ou modelo de referência em cada setor: celular é Nokia, geladeira é Brastemp, eletrônico é Sony, refrigerante é Coca-Cola.

Quando o assunto é hospedagem, não é muito diferente. Se uma pessoa, com razoável conhecimento e situação financeira equilibrada, procurar hospedagem, muito certamente vai para no site das grandes como Locaweb, UolHost, Terra Empresas. Dependendo do perfil, muitas vezes pode confiar seu site à maior empresa da sua localidade.

O que há de se fazer nesses casos? Lavagem cerebral? Mais ou menos. Creio que a necessidade pede mais uma campanha de conscientização com os seguintes itens:

Confiança

Pense como seu futuro cliente: você trocaria uma empresa de grande porte pela sua? Qual é o seu diferencial? Porque ele nunca ouviu falar de você antes? Se o seu cliente já tiver experiência com hospedagem de grande porte, você pode começar mostrando (nesta ordem):

1. Sites hospedados com você - Para que ele veja não só a velocidade, mas quantos outros clientes "importantes" já confiaram o site à você;
  2. Recursos - Procure saber o que você tem a mais (painel de controle, sites prontos, possibilidade de expansão/upgrade) ou o que pode oferecer a mais;
  3. Suporte - A diferença aqui é que seu suporte deve (ou deveria) ser mais eficiente;
  4. Profissionalismo - Sempre responder e-mails em bom português - mesmo que o seu cliente não o use. Não há necessidades de formalidades, pode chamar o cliente de você, mas sempre o trate com muito respeito independente de idade;

Parcerias

Uma prática muito comum em empresas que estão começando no mercado e entre alguns webdesigners: preço diferenciado na mensalidade ou no serviço se o cliente se dispuser a ter um link na homepage para a sua empresa de hospedagem. É um custo mínimo - apenas um desconto na mensalidade - mas que poupa uns trocados no marketing, fortalece o seu nome e garante um ponto no SEO.

Você é real

Nos casos de clientes locais, a sua empresa tem a oferecer suporte real e em tempo real. O cliente tem a possibilidade de agendar visitas, tirar dúvidas pelo telefone. Assim, com o contato físico, o cliente pode ter uma imagem mais real sua e da sua empresa. Visitas são importantes para networking (aumentar sua rede de contatos) e devem ser levadas a sério - seja sempre pontual e educado.

Self-service x À la carte

Serviço à la carte traz tudo pronto e seu nível de personalização é mínimo. O seu diferencial pode ser justamente identificar a necessidade do cliente e oferecer várias soluções. De repente, a empresa x não precisa de um plano tão grande e sim de um plano mais básico junto com uma loja virtual. Trabalhar direto com o cliente dá essa possibilidade e autonomia que as grandes deixam de lado pela falta de autonomia de seus agentes de venda.

Resumindo, é preciso saber bem as características de seus clientes e perceber o que os impede de mudar para uma empresa nova. Oferecer planos de teste é uma excelente alternativa de custo relativamente baixo, pois dá a chance de se familiarizar com o seu servidor e verificar todos os recursos existentes. Com a popularização de planos ilimitados e com a instabilidade de algumas empresas, esta é uma oportunidade de ouro para conseguir clientes frustrados com suporte e uptime e mostrar como sua empresa de hospedagem pode suprir essa demanda.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa as suas dicas! Parabéns pelo blog, primeira vez que visito ela, espero que continue com ele e continue me ajudando também com a mina empresa! E Parabéns novamente! Até! ^^

Link para o comentário

Primeiramente Angélica já tava com saudades do portal... Um coisa que esta deixando meus clientes satisfeitos é o atendimento pessoal passa bastante confiança. Hoje re-começando do zero mas, com uma grande confiança tenho um cliente que é uma TV daqui do estado. Eles precisam eu atendo por celular telefone residência portátil (Livre), pessoalmente e e-mails, ticket.

Link para o comentário

Também aposto nessa questão do atendimento, faço o atendimento via email,msn e ticket, e nenhum cliente fica sem resposta. Em no máximo 10 minutos estou tirando as duvidas. Ofereço 7 dias de testes, mesmo vendendo hospedagem com preço bem popular,porque resolvi segmentar os meus serviços para aquela pessoa que está tendo sua primeira conta de hospedagem,tive a sorte de encontrar um excelente servidor que já vai no 80º dia 100% Up-time. O Resultado é que em 2 meses do meu serviço iniciado já são 60 clientes, e com desistencia 0. Outra coisa que deixo bem claro para os meus clientes, é sobre nossa empresa e como trabalha, sem criar situações fantasiosas e magalomaniacas. Enfim, ofereço só aquilo que posso entregar, acho que por esse motivo, estamos indo no caminho certo.

Link para o comentário

Angélica, eu não conhecia o seu site e fiquei muito feliz por alguém ter resolvido escrever sobre um assunto que me interessa tanto --- afinal, é de hosting que eu vivo! Sobre este artigo em especial, você disse tudo e mais um pouco. Sobre os comentários dos colegas (acho que todos são colegas no ramo de hospedagem), só tenho a acrescentar que uma das primeiras coisas que eu aboli na PortoFácil foi o teste gratuito: muita gente mau caráter abusa dessa possibilidade que a gente abre na maior boa vontade, e depois de vencer o período de testes eles já encontraram outro trouxa para financiar seus sites e, principalmente, envios de spam.

Link para o comentário

A solução que encontrei foi cobrar muito barato o primeiro mês (10 Reais por qualquer VPS, foi a promoção mais recente), e só ativar o serviço depois da confirmação do pagamento. Além do mais, não aceito pagamento com cartão de crédito, a não ser que seja uma pessoa que eu já conheça, ou que seja indicado por um cliente antigo. Isso reduziu a zero a incidência de fraudes na PortoFácil nos últimos três anos.

Link para o comentário

E como disse o outro colega acima, minha principal arma para disputar clientes com a concorrência é a Ética: não me meto com os clientes dos outros, não falo mal de concorrente, também não faço propaganda de quem são os meus clientes, a menos que estes concordem ou peçam isso. Vendendo o que podemos entregar, e esforçando-nos para surpreender o cliente nos detalhes mais simples, é certo que todos experimentaremos muito crescimento em nossas empresas, e sucesso financeiro, profissional e pessoal para nós próprios e nossos colaboradores. Mais uma vez, Angélica, parabéns pelo trabalho nesse site, e se eu tiver como retribuir a gentileza que você está fazendo por toda a comunidade, agora você tem meu e-mail pessoal, é só escrever!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?