Administração AngelCosta Postado Agosto 24, 2009 Administração Compartilhar Postado Agosto 24, 2009 A não ser que você esteja em outro planeta, desde a invasão do Orkut, empresas têm fortemente marcado presença em redes sociais como uma jogada de marketing. Elas descobriram que tem de ir onde o povo está. São milhões de pessoas acessando diariamente Twitter, Facebook e redes do tipo. Mas qual o meio mais adequado de uma empresa se portar neste novo território? Você deve saber que o orkut é uma rede internacional, inicialmente de língua inglesa. Mas foi tomada por brasileiros, que são maioria dentre os usuários. Acredito que seja a rede preferida dos brasileiros, que não tem presença marcante deste modo em nenhuma outra. Lá fora, myspace, facebook e twitter são os preferidos. Há também algumas redes de cunho profissional como é o caso do LinkedIn. Porém, vida pessoal e profissional podem acabar se misturando nestes meios. É necessário ter um cuidado absurdo. Você não quer que seus clientes vejam fotos suas bêbado no churrasco de domingo. Para isso, é preciso ter um perfil separado, um para você, outro pro seu host. Mantenha o nível profissional, educado, evite palavrões e erros de português. Agora, vejam os usos recomendados: Contato com os clientes Acredite quando eu digo que os seus clientes vão entrar em contato com você pelos meios mais variados. Alguns falam comigo via twitter, outros msn, outros chat, e-mail, orkut e por aí vai. Você tem de estar disponível onde o cliente achar melhor. Afinal, é você que tem que correr atrás dele, e não o contrário. Pesquisa de reputação Em uma revista Info, eu vi que existem várias profissões nascendo com a web 2.0. Uma é a de verificar a reputação de marcas em redes sociais e na web em geral. É bom saber o que andam falando de você por dois motivos: se for bom, agradeça; se for ruim, retrate-se, procure a paz. Fizeram muito isso quando dedos foram caindo por aí com o Fox. Notificações Em vez de esperar que venham linchar com você ao primeiro sinal de pane no servidor, avise a todos que o problema está sob controle (se, de fato, estiver) via twitter, por exemplo. Os clientes se sentem mais seguros quando são informados de que realmente há um problema e que ele está sendo consertado. Espie a concorrência Quem aí nunca soube de alguém ou criou perfil falso para espiar os outros? É um bom jeito de saber o que a concorrência anda aprontando. Mas nada de deixar recados desaforados ou recados falsos falando mal. Isso é coisa baixa e pega mal não só para você e para a sua empresa. Promoções relâmpago Li essa semana que a Dell vendeu mais de 3 milhões esse ano via twitter. Quer incentivo maior? Líderes e Seguidores A regra é básica: aceite todos os pedidos de amizade e adicione todos que te adicionarem. Mas, para parecer mostrar que você é um geek engajado, adicione alguns grandes nomes da tecnologia, desde que não sejam concorrência direta. Se tiver parceiros, é obrigação adicionar todos. Deixe a fofoca na cozinha Comporte-se. Seja profissional, claro, objetivo e educado. Mantenha seus "inimigos" em perfis pessoais e apague cada comentário que seja pessoal, discriminatório (racista) ou barraqueiro. Só divulgue se for usar Pronto. Agora basta curtir as suas comunidades e perfis. Aviso: se não gostar disso, contrate alguém para fazer isso para você. Muitas pessoas levam isso à sério. Evite comunidades vazias (chame amigos para enchê-las), pois podem passar a impressão de poucos clientes. Agora é só adicionar os links no seu site e boa sorte! 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Agosto 25, 2009 Compartilhar Postado Agosto 25, 2009 Ótimo post, como sempre Angel :-) 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Agosto 25, 2009 Compartilhar Postado Agosto 25, 2009 Ótimo post, como sempre Angel :-) 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Agosto 25, 2009 Compartilhar Postado Agosto 25, 2009 Muito legal, eu até ja tenho um plano de reformulação do meu host e as redes sociais vão ganhar mais espaço. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Agosto 25, 2009 Compartilhar Postado Agosto 25, 2009 Muito legal, eu até ja tenho um plano de reformulação do meu host e as redes sociais vão ganhar mais espaço. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Agosto 25, 2009 Compartilhar Postado Agosto 25, 2009 @Maison,valeu!@Daniel,se quiser depois nos contar os resultados, seria legal! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Agosto 25, 2009 Compartilhar Postado Agosto 25, 2009 @Maison,valeu!@Daniel,se quiser depois nos contar os resultados, seria legal! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.