Administração AngelCosta Postado Maio 26, 2009 Administração Compartilhar Postado Maio 26, 2009 Desde que criei este blog, já aumentei consideravelmente minha rede de contatos. Resumindo, fiz muitos novos amigos. Geralmente, os que desejam entrar em contato comigo são, a maioria, donos de hosts. E, ao longo destes 6 meses de existência, pude acompanhar o desenvolvimento de alguns destes hosts. É interessante ver como existem pessoas por aí sem nenhuma organização financeira, que não sabem sequer a aritmética simples de subtrair os custos dos lucros. Gente que não sabe quanto ganha ou se está no prejuízo. E olha que boa parte deles tem um gerenciador financeiro como o WHMCS. A lição que eu pude tirar observando o que eu acho que podem ser pontos críticos foi: Tenha uma meta Não importa se você quer um smartphone como o meu sonhado Blackberry Bold (que eu posso comprar, só acho absurdo dar quase 2mil reais em um celular que vai estar obsoleto daqui a 6 meses) ou um carro ou até um apartamento novo. Tenha um valor em mente para poder focar algo. Alguma pesquisa por aí deve comprar que ter um objetivo concreto torna mais fácil a realização de sonhos. Entrar no mercado de hospedagem e querer ganhar só 50 reais para sair com a galera no fim de semana é pensar pequeno. Tem de ser um valor que valha a pena a dor de cabeça, o estresse e o provável infarto que você vai enfrentar de tanto trabalhar. Você é apenas um Tentar abarcar o mundo com vários serviços é inútil se você não tem como suportar a demanda proveniente deles. Normalmente, quem está começando e oferece uma ampla gama de produtos tem de contar com funcionários. Se você ainda não viu a cor do seu dinheiro, é bom pensar em reduzir o número de serviços (para não pecar na qualidade do suporte) ou pensar em parcerias que diminuam a carga disso em você. De modo algum, comprometa o qualidade do seu suporte. Se você perguntar qual o problema de empresas grandes, já estabelecidas, pode apostar que os clientes vão responder que é o atendimento ou suporte. O tempo não é seu melhor amigo Vai chegar uma hora em que você terá que tomar decisões sérias, como contratar um vps, um dedicado ou incluir novos serviços que vão exigir mais de você. Upgrades e possíveis downtimes tem de ser previstos e, para eles, você há de ter um plano de reserva/backup. Não pense que seus clientes vão entrar em modo de espera enquanto você faz tudo isso, eles vão continuar a cobrar a mesma atenção. Como Murphy tudo pode, se algo tiver de dar errado, vai dar. Esteja preparado para correr contra o relógio pois cada minuto conta para seus clientes. Resolva o mais rápido possível tudo o que puder, faça que for preciso do modo que for preciso. Mas merda acontece... Não tem jeito. E olha que acontece muito comigo (não no host), mas tem dia que tudo dá errado. Simplesmente, a vida é assim. E o que fazer quando seu servidor fica parado por (Deus nos livre) dias??? Ah, além de rezar muito, é pedir desculpas, pedir desculpas e depois pedir desculpas por estar pedindo desculpas. Deve haver alguma cláusula universal nas empresas que diz: "Caso você faça uma merda muito grande, tenha a decência e a vergonha na cara de não cobrar do cliente". E é isto que acontece, clientes ganham mês grátis e centenas de e-mails de que isso não voltará a ocorrer (HÁ! Como se você pudesse garantir tal coisa...). Trabalhe muito! Você só pode ser muito desavisado se acha que a vida de gerenciar uma empresa de hospedagem é moleza. Que basta ter uma revenda que tudo vai ser feito por você. Ledo engano. O trabalho chega a ser dobrado porque você fica no meio de duas partes (sua empresa provedora e o seu cliente) e sem saber nada. Administrar é um trabalho constante. E no caso da hospedagem, envolve marketing, finanças, suporte técnico e tantos outros aspectos que você deveria dominar, ou no mínimo, ter uma noção. Esteja a par de tudo, informe-se, pesquise, gerencie. Mas relaxe um pouco (eu disse um pouco)... O tempo todo eu tenho idéias, aliás, minhas ideias agora não tem mais acento. É terrível. Estou no carro dirigindo e pá, descubro que se eu usar a parte de announcements/avisos do whmcs como blog eu me pouparia um trabalho (o de ter outro blog pro host). E as ideias vem em momentos inusitados (principalmente no banho), quando você relaxa da administração, seu cérebro fica livre para outras coisas. Além do que, se você trabalhou muito, merece uma folga. Talvez você tenha família, e neste caso sugira que não os negligencie senão eles vão começar a ter uma aversão pelo seu negócio (apesar de se beneficiarem do dinheiro que ele gera). E quem disse que você sabe de alguma coisa? Eu respeito qualquer um que queria aprender, que meta a cara nos livros/apostilas, que faça cursos para crescer. Você nunca vai saber tudo, mas pode tentar. Áreas em que você devia ter interesse: Internet em geral, Redes, Hardware, Sistemas operacionais, Análise de sistemas, Programação, Administração, etc. Quanto mais você souber, melhor. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Maio 26, 2009 Compartilhar Postado Maio 26, 2009 Como sempre seus post maravilhosos..... eu sou um deste que tem tudo na mão varia idéia mas nunca consigo por elas em pratica nem meu site no ar pois vivo enfiado no trabalho dos sites dos cliente e quando não estou trabalhando estou respondendo email de suporte ou no telefone com algum cliente ou no chat ou msn com outro, fora o tempo que gasto na criação de Identidade visual de alguns clientes. Quando tempo um leque muito grande de serviços temos de ter muito cuidado para não nos enrolarmos pois as vezes pegamos um serviço falando isso vai levar apenas um dia e acaba levando 1 mês pois o cliente mudou tudo de ultima hora... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Maio 26, 2009 Compartilhar Postado Maio 26, 2009 @Fabio Isso é mal de designer, metade não tem site de tanto trabalhar para cliente. Casa de ferreiro, espeto de pau! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Maio 26, 2009 Compartilhar Postado Maio 26, 2009 Gostaria de parabenizar o blog do host pelas publicações. e pela angélica pelo trabalho de criar dicas para sucesso de empresas de hospedagem que tem pouco tempo no ramo. Concordo com Fabio tem tudo na mão, mais não consegue aproveitar delas para por em pratica, estou no mesmo caminho que voçe nem meu site ta criado por completo, passo o dia respondendo os tickets que não é pouco, eu peço a Deus que tem misericórdia na hora de abrir o chat e o MSN. Mal carrega o msn, ja começa abrir as janelas. Pior que são sempre os mesmos. Bem que a Angélica disse que um infarte é provavel, Não vai demorar muito pra mim. abraço a todos 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Maio 26, 2009 Compartilhar Postado Maio 26, 2009 Belo post assim como todos os seus outros :D parabéns mesmo, e sobre o S.O.S maranhão você ficou de me mandar os dados do f2B e nada em :D Abraços, João - WebDicas.org 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Maio 27, 2009 Compartilhar Postado Maio 27, 2009 @Bruce, O que eu posso dizer? É uma vida dura! Mas te desejo muito sucesso! @João Eu sou que nem a peixinha Dori de procurando nemo, minha memória de curto prazo às vezes é prejudicada eheheh Vou mandar agora. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.