Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eu posso demitir um cliente?


Posts Recomendados

  • Administração

Você faz tudo como manda o figurino, prepara uma proposta bonitinha, escrita em português de verdade, com um orçamento que atenda tanto a você quanto ao seu cliente, ganha o projeto, faz o job e entrega no prazo. Afinal de contas, você tem total consciência da sua existência como freelancer e sabe muito bem que ela não existe se não atendesse muito bem os seus clientes. Mas aí começam os problemas, surpreendentemente surgem defeitos no telefone do cliente que você nunca mais consegue falar com ele, os pagamentos começam a atrasar até chegar no inevitável calote.

Seria a existência do freelancer fadada a servir bem os clientes e em troca levar voltas e mais voltas? Como freelancer temos a tendência de supervalorizar qualquer tipo de projeto que apareça na nossa frente, correr atrás do cliente como quem corre atrás de um prêmio de loteria, na pura inocência de que devemos servir bem para servir sempre.

Seria esse um traço de masoquismo que carregamos na nossa vida profissional? Liberte-se e aprenda a dizer não O grande momento de libertação do freelancer acontece quando ele descobre o poder que tem em suas mãos, quando a ficha cai e ele entente que pode simplesmente demitir os seus clientes. Uma simples atitude, com uma simples palavras que usamos tranquilamente em outras esferas da nossa vida, mas por algum motivo obscuro temos a tendência de deixá-la de lado quando lidamos com assuntos profissionais.

Não vou mais aceitar esses prazos ridículos para tentar resolver a desorganização do cliente.

Não vou mais abaixar o meu orcamento para não perder o cliente.

Não vou mais aceitar trabalhar com pessoas desonestas e desorganizadas. E principalmente, não vou mais aceitar desculpas esfarrapadas de clientes que atrasam pagamentos e depois de um tempo, com a cara mais lavada do mundo, fazem propostas surreais para quitar a dívida. A partir do momento em que você toma consciência deste poder e passa a usá-lo de forma inteligente, selecionando os melhores projetos e valorizando os melhores clientes (nem que isso signifique passar alguns meses sem nenhum trabalho em vista) você valoriza a si mesmo e isso acaba refletindo na qualidade do seu trabalho, fazendo com que melhores projetos aparecam pra você. Sim, concordo, é um trabalho árduo e requer um treinamento diário.

Às vezes dói dizer não à um cliente e ver o dinheiro do job indo embora, mas tenha em mente que se o relacionamento for tumultuado a grana pela grana perde o seu valor rapidamente.

Texto reproduzido na íntegra com permissão de http://carreirasolo.org/respostas/eu-posso-demitir-um-cliente Quem trabalha no mercado de hospedagem, identifica-se muito com o texto acima. Principalmente se você é uma "eupresa".

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?