Administração AngelCosta Postado Setembro 14, 2009 Administração Compartilhar Postado Setembro 14, 2009 O Joomla! é o CMS (Content Management System) mais famoso do mundo! Basicamente, ele gerencia a sua página na web de uma forma fácil e bem profissional. Mesmo que você não tenha conhecimento algum em HTML/PHP, você pode facilmente adicionar um link à sua página e/ou adicionar uma enquete interativa, etc. Imaginemos que você terá que criar todos os links da sua página, editar texto, formatos, tabelas e tudo mais. A principal vantagem de ferramentas como o Joomla! é que você pode (mesmo sem conhecimento e/ou tempo para editar um site do zero) economizar tempo e, como todos sabemos, tempo é dinheiro! Outra super vantagem é o fato de você poder administrá-lo de qualquer lugar. Se você é uma pessoa sensível à mudanças, com certeza fica com uma dor de cabeça tremenda quando tem de viajar e, no melhor momento da viagem tem de editar um site qualquer, porém não levou o notebook. O que fazer? Se é urgente, correr para a primeira lan house disponível (é claro, sabemos dos riscos de segurança, etc.). Você, acostumado(a) com seu Dreamweaver salvador, fica fadado à um notepad simples (velhos tempos). Se uma pessoa na mesma situação acima usasse o Joomla!, não teria este tipo de problema, afinal poderia acessar a administração do seu site de qualquer lugar, a qualquer momento e fazer as modificações necessárias (links, banners, etc.). Muita gente (até mesmo programadores e designers) têm receio de utilizar o Jo0mla!, ainda preferem fazer os sites manualmente. Eu discordo! A tecnologia existe para nós usufruirmos o que há de melhor dela. Muitos dizem: "Mas Carlos, não há personalização em um site feito com o Joomla!" e eu respondo: Há sim! Vamos imaginar um corpo humano. O Joomla! funciona como o ESQUELETO. A fisionomia, ou seja, a beleza/feiura da face/corpo fica a critério do criador (oh, ser divino! :-). Temos uma comparação bem interessante: Quando Santos Dummont acreditou que poderia voar, baseou-se no movimento das asas das aves, etc. Se o mesmo Santos Dummont tivesse um Joomla! 747 da Boeing disponível na época, acham que ele não o utilizaria? ;-) Foi um exemplo banal, mas é verdade. As principais vantagens do Joomla! na minha opinião: - É gratuíto: Nada de pagar para ter direito a tecnologia de qualidade; - Facílima administração: Até mesmo pessoas leigas conseguem postar notícias e/ou comentários. Interessante para programadores que não cobram taxa de manutenção e possuem os seus clientes "no pé" para adicionarem notícias e novidades em seus sites; - Como todos os CMS, você acopla módulos de acordo com a sua necessidade: Você não precisa baixar uma ferramenta pesadíssima, o Joomla! é leve e funciona com a instalação de módulos. Precisa de um banner em flash com promoções? Instale um módulo! - A estrutura: E vamos sem bem sinceros, a estrutura de um site feito em Joomla! é totalmente diferente, muito mais profissional. Se você é iniciante no desenvolvimento de websites, esqueça do HTML, passe a utilizar o PHP/MySQL mesmo sem conhecimento técnico para isso, use o Joomla! :-) __________________________________________________________ Quero saber a opinião de cada um de vocês que está lendo este texto! Poste um comentário, não dói, é interessante para que possa saber sua opinião e postar novidades futuras! Não esqueçam, ainda neste semana (ou na semana que vem) começamos nossa série de entrevistas com CEOs de empresas de hospedagem de sites NACIONAIS! 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 14, 2009 Compartilhar Postado Setembro 14, 2009 Olá Fagner, tudo bem? Fico feliz de saber que também adotou nosso querido Joomla! :-) Geralmente há esse problema de incompatibilidade quando não há o php.ini liberado para o Apache em servidores Windows ou quando há algum problema de permissão nos arquivos! Como você hospeda seus serviços no UOL Host, uma idéia é pedir ao suporte técnico a inclusão do php.ini na sua hospedagem para fazer com que seu serviço funcione ou editar as permissões dos arquivos via CHMOD pelo seu client de FTP. Mais fácil mesmo é fazer o que você fez: Pedir mudança ao Linux ;-) Um grande abraço. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 17, 2009 Compartilhar Postado Setembro 17, 2009 Oi Carlos, O joomla tem me dado muito mais opção de personalização que o wordpress, apesar de dar muito mais trabalho a integração de adaptação de conteúdo. Mas o trabalho vale a pena. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 19, 2009 Compartilhar Postado Setembro 19, 2009 Sim. O Joomla é um pouco mais complicado para os leigos do que o Wordpress, pois requer um conhecimento técnico um pouco maior. Um amigo questionou-me essa semana como editar ou instalar um novo layout no Joomla. Em homenagem à ele, vou fazer uma série de postagens sobre o assunto. Desculpe-me por não te responder antes, não recebi mais os avisos de posts no meu e-mail :-( 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 25, 2009 Compartilhar Postado Novembro 25, 2009 Estou lendo esse post algumas semanas depois, mas, coincidentemente, hoje eu estava procurando informações sobre CMS e acabei instalando o Drupal. O que acha do Drupal, já usou? O Joomla é melhor? Abraços! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 26, 2009 Compartilhar Postado Novembro 26, 2009 Luiz, tudo bem? Sendo bem sincero, já cheguei a instalar e utilizar basicamente o Drupal, porém não acho que tenho "know-how" para opinar efetivamente sobre ele. Gosto do Joomla! pelo controle que ele tem e o trabalho que é desenvolvido em background por uma equipe extensa. Acho que a principal diferença do Joomla! é que por ser mais utilizado, tenha mais componentes e plugins! Um abraço. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.