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Lidando com reclamações nas redes sociais


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  • Administração

Com o aumento do uso das redes sociais, já era de se imaginar que os clientes passassem a usá-las como meio de contato com a sua empresa.

  • Responda com urgência quando se tratar de reclamações sérias ou críticas negativas. Não importa se é no Facebook, Twitter ou no blog da empresa. O cliente tem que saber que foi ouvido e agora você está ciente do problema. Cabe a você tomar uma decisão para resolver a questão ou admitir que realmente existe um problema.
  • Certifique-se de que a sua empresa é transparente durante o processo de apuramento da denúncia/crítica e oferece um feedback honesto sobre a reclamação do cliente.
  • Insista na identificação do autor para verificar que se trata mesmo de um cliente e que o argumento é pertinente. Com a questão do anonimato provido pela Internet, pode se tratar apenas de pessoas querendo prejudicar a sua imagem.
  • Fique calmo. Se o cliente estiver furioso, não tente entrar em conflito. Isso só piora a situação. O seu objetivo aqui é tranquilizar o cliente irritado e resolver a situação de maneira amigável.
  • Use pessoal especializado em redes sociais. Eles estão habituados a lidar com vários tipos de reclamação. Isto, definitivamente, não é trabalhao para o suporte de TI da sua empresa.
  • Se o problema se agravar ou ficar fora de controle, é hora de tratar de tudo fora das redes. Resolva por email, skype ou telefone da maneira mais apropriada e calma possível.

E lembre-se sempre: o cliente sempre tem razão, mesmo quando ele não tem.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

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O pior são os clientes que não entendem que o perfil pessoal do funcionario da empresa não é para fazer reclamação e pedir suporte. É como se minha conta do Facebook fosse bloqueada e eu reclamasse com o Mark pelo WhatsApp.

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  • Administração

Nestes casos, Thiago, o indicado seria não adicionar clientes em redes sociais. Fica muito complicado para eles fazer esta distinção.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

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Dica 1: USE O TELEFONE para tratar diretamente com o cliente quando vc receber uma reclamação via facebook, twitter ou mesmo reclameaqui. Use a rede social O MÍNIMO POSSÍVEL nestes caso e apenas para feedback e finalização da conversa que vc teve via TELEFONE - quanto menos CONTEÚDO estiver postado publicamente e relacionado a reclamação será melhor. Dica 2: RESOLVA o problema do cliente.

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