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Protegendo sua empresa de clientes ruins


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Estamos acostumados a reclamar quando as empresas descumprem prazos e desrespeitam nossos direitos, correto? Existem até órgãos oficiais e não oficiais para monitorar e intermediar esta relação. Em geral, as empresas são penalizadas e o cliente - a parte "fraca" - é indenizado ou tem sem problema resolvido.

 

Mas quando é o cliente que fere a sua parte do acordo, as empresas contam somente com os órgãos de proteção ao crédito para se protegerem. (Não entraremos no mérito de bancos de dados compartilhados)

 

Pois é... e por duas ou três vezes chega em meu email - ou até em nosso fórum - pedidos de um SPC para serviços de hospedagem. Um lugar onde empresas possam ter conhecimento dos "scammers", golpistas e mau pagadores.

Nasty Client

A ideia em si não é má, mas seria muito complicado executar algo assim de modo ético, sem falar no compartilhamento de dados de clientes - não sei qual a legislação sobre o assunto. Mas... como a Internet é uma terra de ninguém, fui apresentada no começo deste ano ao Nasty Client.

 

Isto mesmo, senhores, é um lugar onde empresas podem fazer avaliações de clientes ruins. O site é americano e afirma estar de acordo com a legislação do Tio Sam. A ideia surgiu depois que o proprietário do site levou vários calotes de clientes no ramo da construção civil.

 

A assinatura do serviço custo 15.99 dólares anuais. Veja algumas características:

  • Sua empresa pode permanecer anônima;
  • Você pode editar suas avaliações dos clientes;
  • O banco de dados abrange somente os EUA, por enquanto.

Clientes ruins

Fiz uma lista abaixo do que considero clientes ruins:

  • Os que não pagam;
  • Os que não pagam em dia;
  • Os que atolam o helpdesk com dúvidas que não estam sequer remotamente relacionadas com hospedagem;
  • Os que estão somente atrás do período de testes pra obterem hospedagem grátis;
  • Os que saem falando mal da sua empresa quando o erro é visivelmente deles (ex: falta de pagamento).

Ainda assim, acho bastante complicado divulgar por aí que cliente X ou Y é um péssimo cliente. Acontece que alguns clientes são empresas e podem ter acesso a um site deste tipo se fizerem o cadastro. E aí? Vale a pena? O que vocês acham?

 

O site é http://www.nastyclient.com/

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

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Angel. Vira e mexe alguém me propõe alguma coisa parecida, normalmente amigos que trabalham na mesma área, justificando que "vai ser só pros amigos saberem, segredo nosso". Mas a ideia como você mesma mencionou é péssima para nós, empresas de hospedagem. Creio que o melhor seja desenvolver um "faro" para cliente ruim. Exemplo: clientes que não escrevem em Português corretamente (e não falo de tiopês ou miguxês, mas sim de traduções visivelmente feitas pelo Google Translate); clientes que querem a instalação de componentes não cobertos na especificação do servidor (suas necessidades de suporte tendem a exceder aquilo para que estamos preparados); muito importante: clientes que não fazem contato prévio para tirar dúvidas ou para ter certeza de que o serviço que vão contratar seja o mais adequado (como só vendo VPSs e dedicados, com custos mais altos, é normal que os clientes queiram ter certeza de que não vão jogar dinheiro fora). Assim, não creio que exista um mecanismo automatizado para evitar maus clientes; um certo risco todos temos de correr, e de resto é torcer para que nossos bons e satisfeitos clientes consigam ter uma voz mais forte na multidão do que os maus e talvez detratores. Até porque se um cliente novo preferir acreditar no que diz um tranqueira sobre minha empresa, em vez de acreditar no que dizem os bons clientes, é provável que esse também seja um tranqueira que vai estar é sendo automaticamente afastado de mim.

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Sei que o tópico é de alguns meses atrás, mas: Isso à que vc se referiu seria uma Gestão de Risco, certo? Até onde eu sei já há empresas no mercado que fazem esse tipo de serviço. Elas são terceirizadas por outras empresas para manter um banco de dados com historico de compras online de clientes, ou seja, há "compartilhamento mas nem tanto" dos dados do cliente...

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