Clicky

Jump to content
Portal do Host
  • Sign Up

Sign in to follow this  
Weverton Luis

Como inciar a minha hospedagem com o "pé direito"?

Recommended Posts

Olá prezados, boa noite! Bom para começar, meu nome é Weverton. Eu tinha essa vontade louca a muito tempo de  abrir uma hospedagem, mas não tinha muita experiência, procurei me "optimizar" para estar qualificado para o serviço. Porém, mesmo aprendendo tanto da parte técnica, pessoal, desenvolvimento, designer, etc, acabei esquecendo da jurídica e por meio desse forum (que por acaso eu amei) queria sanar algumas dúvidas antigas e atuais. Se vocês estiverem com preguiça de responder mais detalhadamente e souberem alguns links de tópicos resolvidos no forum também podem mandar (rsrs).

1 - O meu ponta pé inicial foi a venda de uma VPS, na qual o data center não é Brasileiro (tem alguns aqui no Brasil dessa empresa, porém não sei como comprar daqui), então eu utilizo uma ferramenta que transforma meu real em euros para pagar a VPS e afins. Tendo em vista isso, uma pessoa veio me pedir uma VPS (queria comprar) daí eu vendi, por um preço justo claro, porém me deparei com essa situação, é preciso eu emitir nota fiscal para ele depois de vendido, mesmo ele fazendo depósito direto em minha conta ou na minha carteira virtual de onde eu mesmo pago os serviços? Então, eu sou obrigado a pagar tributos ou impostos ao governo por apenas utilizar um serviço e distribuir (terceirizar)? Se sim, quais serião os possíveis problemas em que eu poderia me meter?

2 - Eu não gosto muito da parte jurídica (por quê é como matemática para alguns, só que eu amo matemática) como mencionei acima. Então, eu sou obrigado cadastrar a minha empresa para poder mantê-la online (quando falo obrigado, quero dizer: fazer para evitar problemas)? Por exemplo, usar um CPF ou CPNJ seria a saída mais viável para uma empresa virtual e resolver problemas, tais como impostos, etc...?

3 - Desde que comecei a comprar VPS para usar, alguns colegas e amigos querem vender pra mim, mas eu não gosto disso. Porém, eu queria contratá-los para me ajudar, como eu poderia fazer isso de uma forma que não acontece-se da PF invadir minha casa na madrugada (mais uma vez, evitar problemas). Por exemplo, em algumas empresas de pequeno, médio e grande porte, usam gestores de RH, para contratar, pagar o salário mínimo e afins. A minha dúvida é: Eu como dono da hospedagem com meu nome na frente de tudo (entendam, não é escravizar rsrsrs), posso contratar alguns amigos para resolverem problemas para meus clientes (servirem de suporte), atenderem, venderem e usar de uma equipe de marketing sem ter que pagar ou ser obrigado a pagar salários? Só que tendo em vista que todos eles querem trabalhar por livre e expontânea vontade para passarem o tempo e obterem experiências novas e outros até como Hobbie, como já falei pra eles, não posso pagar salários, não posso ajudar a pagar o pão, então se eu poder fazer isso darei 4h pra cada, ainda estou pensando nisso.
 Mas ainda é algo que me dói na cabeça, pois eles querem, eu preciso e talvez a gente possa ter um relacionamento contratual, porém eu não sei, poderiam me ajudar nisso? Ah e o valor que eu pagaria aos vendedores seriam porcentagens das vendas, como em alguns sites por aí hoje em dia que paga pra você convidar compradores e irei usar até sistema de recompensas e descontos para clientes que convidarem outros clientes. Porém, NECESSITO dessa ajuda sobre os contratados ou ajudantes, não sei.

4 - Quais seriam as melhores formas de regulamentação para minha hospedagem? Tipos de documentos, certificados, avaliações, ser explorado pelo governo... Gostaria de saber sobre isso pra deixar minha hospedagem linda, formal e nada desgraçada como muitas e estragar meu nome.

5 - Vocês conhecem algum tipo de painel gratuito para manipulação de servidores? Tal como limitar GB de RAM,  HD e outros, ou vocês acham melhor comprar cPanel mesmo e ir levando? Ainda não entendo sobre ou se devo participar um dedicado para vendas.

6 - Se eu quiser usar pagamentos em Bitcoin (Obs.: Já conheço os riscos de usar, então não precisam falar sobre) ou alguns de seus "garfos" (rsrs) eu posso fugir de alguns impostos ou me prejudicaria mais ainda com impostos e a RF na minha porta (rsrs)?

7 - Vocês poderiam me dizer algumas formas de contornar ou por em contratos dizendo que eu não tenho nada haver com o que o cliente vai fazer na VPS e que eu daria total apoio ao governo se solicitassem (para não acarretar em mais problemas por enquanto que estou sozinho)?

8 - Formular contratos ou aquele famoso "Termos & Condições" com informações do tipo "Não tenho nada haver com o que ele faz", me ajudaria mais ou só prejudicaria? Vocês poderiam me passar alguns exemplos ou eu tenho que buscar com pessoas mais informadas? Como falei não entendo muito do jurídico, pois amo a parte prática e "criadora".

9 - Tem um joguinho que eu amo muito brincar de "Dev." que se chama (HP - Habbo Pirata) e amo "Developar" muito em todos os tipos de jogos, a minha dúvida é a seguinte, eu tenho uma margem alta de clientes querendo HP's e outros jogos, eu entendo um pouco sobre essa parte por quê já pesquisei, mas queria saber mais um pouco. Então, existe uma realidade de "8 ou 80" (acontecer de primeira ou nunca acontecer), é de que no caso eu como Dev., se eu instalar alguns servidores de joguinhos a pedido dos clientes, eu como dono da hospedagem, mas não fazer com o nome da hospedagem ou fazer com o nome da hospedagem, posso me lascar de verde e amarelo ou só de branco (nenhum problema)? Por exemplo, alguns querem criar HP's e não sabem, mas eu sei e cobraria por fora do plano (claro). Soluções?

Enfim, essas são algumas das minhas dúvidas principais que preciso para começar a minha hospedagem, no meu caso irei vender VPS, Dedicados, Servidores, Domínios e tudo que há de bom, esse será meu segredo para criar "As hospedagens perfeitas" (rsrs amo referências).

Todas as respostas são bem-vindas, principalmente críticas construtivas. Amplexos.

Atenciosamente (não é um e-mail mas eu gosto de por isso no final rsrs)

Weverton L.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Deixa eu pegar um chocolate quente aqui...

Bom, Weverton, bem-vindo ao PDH. Vamos lá:

1 - Digo com quase toda a certeza do mundo que uns 80% dos usuários do fórum que tem empresa de hospedagem não são registrados/cadastrados ou têm cnpj. 

Não sei como é essa ferramenta que transforma real em euro, mas ao usar cartão de crédito para fazer compras a gente acaba pagando algumas tarifas como IOF. Tem um outro tópico (quando achar eu linko) falando sobre as tarifas que têm que ser pagas em casos de compras internacionais ao governo. Mas te digo que ainda não vi nenhum caso de PF batendo na porta de ninguém aqui por conta disso.

2 - O certo é, se você vai abrir um negócio e vender coisas, abrir uma empresa. Apesar do que dizem por aí, MEI não engloba venda de hospedagem (apenas técnico de informática acho). Isso vai ser uma escolha sua. Muitos esperam crescer um pouco para abrir empresa, quando alguns clientes começam a pedir nota fiscal e assim por diante.

3 - Relação contratual como pessoa física vc pode ter com qualquer ser humano. Acho que como vc é novo no ramo ainda não percebeu, mas aqui quase todo mundo está na informalidade. Já contratei gente que nunca vi para dar suporte em uma empresa e também já dei suporte em algumas empresas. Tudo sem contrato e pago via Paypal. Se for contratar alguém, você pode e deve redigir um contrato (ainda que meio informal) para assegurar que as duas partes tenham direitos e deveres.

A questão do pagamento vai com o mercado. Se estão pagando x para suporte nível 1, vc pode pagar um pouco a mais ou um pouco a menos. Para os vendedores, você define. (Pq não investir em anúncios online e cortar este custo?)

4 - Obrigatório:

  • Termos de uso (contrato)
  • Política de privacidade
  • Política Anti-spam

5 - Para quem está começando o cPanel (o lado do admin se chama WHM), é tudo que vc precisa.

6 - Você pode aceitar a moeda que quiser.

7 - Olha, na dúvida, visite o site de empresas grandes como Hostgator e olhe o que tem no contrato deles (geralmente no fim da página). No contrato vc pode até definir que o cliente tem que pular amarelinha com vc antes de fazer um pagamento.

8 - Veja a resposta acima.

9 - Uma das primeiras regras que criei aqui foi de não estimular a pirataria ou coisas ilegais. Mas vc pode fazer o que bem entender com seu servidor. 

Só uma OBS: não sei o que aconteceu para vc ter este medo louco desse nosso governo altamente corrupto, mas ele raramente vai atrás de "coisa pequena". A relação custo/benefício é inviável. Quanto a usar coisas piratas eu me preocuparia mais com os gringos. Eles são MUITO mais cabreiros com uso de coisas piratas dos dedicados deles.

No mais, tem de tudo aqui no fórum. Tudo mesmo. E mais um pouco. Tire as dúvidas que forem aparecendo, abra um tópico para cada uma. Use a busca e veja que todo mundo começa assim e daqui a uns meses você vai estar colaborando ajudando os novatos (espero).

Ósculos e amplexos,

Angel

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado por compartilhar e esclarecer minhas dúvidas, você foi um verdeiro "Angel" (rsrs)! Ah e esse meu medo do governo é de que mesmo sabendo  da corrupção, sei que posso acabar sendo tripudiado algum dia e se acontecer não vou ter como contornar, então prefiro evitar o máximo possível.

Ósculos e amplexos!

Atenciosamente, o novo dono de hospedagens do povo brasileiro,

Weverton L.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.



×
×
  • Create New...