Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de templates personalizados whmcs


Posts Recomendados

Saudações,

Venho hoje oferecer a vocês meus serviços na criação de templates personalizados para o WHMCS.

Atuo como Programador Web freelancer à 4 anos, e mantenho meu foco no front-end ( desenvolvimento da parte visual que interage com o usuário do sistema ). 

A alguns meses atrás enquanto visitava o fórum, me deparei com uma postagem na qual discutia-se como os websites de host estavam quase que padronizados, utilizando dos mesmo temas, apenas modificando os preços dos produtos oferecidos.... Então logo após publiquei uma postagem questionando se haveria espaço de mercado para alguém começar a desenvolver templates personalizados para as empresas, e o retorno, para minha surpresa, foi que muitos disseram que sim, existiria mercado.

Em função da correria do dia a dia e vários projetos para entregar acabei por não ir atrás no momento, porém agora com o passar da correria pensei em investir nessa ideia, passei um tempo estudando mais a fundo os websites de empresas de hospedagem, estudando também a documentação do WHMCS para a integração de templates, entre outras coisas e por fim resolvi vim oferecer aqui meus serviços.

Antes de explicar exatamente como funciona todo o processo de desenvolvimento de templates que normalmente aplico a todos os sistema que desenvolvo, gostaria de mostrar uma capturas de tela do ultimo projeto em que estou trabalhando, um gerenciador de financeiro para servidores de Minecraft, apenas para dar algum exemplo de meu trabalho.

 

https://i.imgur.com/2UoA9X7.png

Vale ressaltar que na imagem acima só é exposta o painel do usuário, não inseri imagem da pagina inicial do website pois o mesmo ainda não foi publicado. 

 

Bom agora gostaria de explicar como normalmente conduzo meu processo de desenvolvimento:

1. Etapa de Entrevista e Estudo de Caso: Nesta etapa realizo uma entrevista com o cliente para conhecer melhor as necessidades dele, conhecer "a cara" da empresa na qual ele representa, nesta etapa também o cliente explica o que necessita que tenha ou não em seu website, e então se da o estudo de caso, onde junto com o cliente é listado todas as páginas que serão desenvolvidas e com quais funcionalidades.

2. Coleta de Materiais: Esta é normalmente uma etapa rápida, onde o cliente envia os materiais necessários para criação do website, como por exemplo a logo da empresa.

3. Desenho do Layout: Com o estudo de caso realizado e os materiais já recebidos, será iniciado o desenho do layout no Photoshop. Após finalização será enviado ao cliente, caso o cliente solicite, serão realizadas as mudanças necessárias, caso ocorra a aprovação do cliente iremos para a próxima etapa.

4. Desenvolvimento do Template: Nesta etapa o layout desenhado "ganha vida" ou seja tudo que o cliente solicitou acaba sendo transferido para um template funcional na web.

5. Testes: O cliente testa todas as funcionalidades do template junto com o desenvolvedor do template para evitar qualquer erro.

6. Entrega Final do Template

 

Incluso no serviço de desenvolvimento do template temos:

I. Página inicial do website.

II. Página de produtos/planos.

III. Página sobre a empresa.

IV. Página perguntas frequentes.

V. Página de contato.

VI. Toda a área de cliente, incluindo login/registro e pedidos de produtos.

OBS.: O template é desenvolvido para a plataforma WHMCS, não sendo necessário utilizar o template do website no domínio e deixar o WHMCS como subdomínio como em alguns casos. Porém o cliente pode optar por ter a página inicial em um estilo e a área de cliente em outro estilo diferente, mesmo assim mantendo tudo na mesma plataforma.

 

Tempo de Desenvolvimento: O tempo é variável a depender dos requisitos impostos pelo cliente, as modificações solicitadas entre outras variáveis porém abaixo uma tabela do tempo que normalmente demora para cada uma das etapas descritas anteriormente:

1. Entrevista e Estudo de Caso: 4 dias.

2. Coleta de Materiais: 2 dias.

3. Desenho do Layout: 5 dias.

4. Desenvolvimento do Template: 15 dias.

5. Testes: 2 dias.

 

É possível também a personalização das páginas dos módulos do WHMCS por exemplo, modulo de VPS, de TeamSpeak 3, porém tais personalização terão uma cobrança a mais.

 

Vale ressaltar que sua empresa terá diversos benefícios tendo uma identidade única, sem utilizar de templates prontos que já são utilizados por outras empresas. 

 

Agradeço a quem leu até este ponto, e caso haja interessados em meus serviços estarei respondendo via mensagem privada, não coloquei o valor na postagem por conta das variáveis que existem nas necessidades de cada cliente.

 

Caso existam dúvidas e sugestões que podem servir aos demais membros do fórum, sugiro que estas sejam postadas como comentário de minha postagem.

 

Uma boa semana a todos!

Editado por Theodoro P.
Imagem ficou "bugada".
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?