Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dns de forma correta


rodrigo286

Posts Recomendados

Pessoal, eu sempre comprei 3 IPv4 na mesma maquina e fazia da seguinte forma:

1º HOSTNAME, IP dos SITES e SMTP

2º DNS PRIMÁRIO NS1

3º DNS SECUNDÁRIO NS2

Então comecei a comprar 4 IPv4:

1º IP dos SITES

2º DNS PRIMÁRIO

3º DNS SECUNDÁRIO

4º HOSTNAME e SMTP

Mudei também uma coisa, comecei a enviar os emails por SMTP Relay assim resolvendo problemas com envios e caixas de entrada.

Porem resolvi usar um DNS externo então eu fiz assim:

Comprei 3 IPv4 no servidor + um VPS com 2 IPv4 ficando da seguinte maneira:

1º HOSTNAME, IP dos SITES e SMTP ( por enquanto )

2º DNS PRIMÁRIO NS1

3º DNS SECUNDÁRIO NS2

4º DNS EXTERNO ( VPS ) NS3

5º DNS EXTERNO (VPS ) NS4

 

Mas percebi que de qualquer forma, mesmo eu fazendo cluster o DNS 1 e DNS 2 continuam no mesmo servidor.

Ai tive uma duvida, posso apontar o NS3 como NS2 e o NS2 para NS3, assim mesclaria e o NS1 e NS2 ficariam em maquinas diferentes.

Esse pensamento está correto? e caso a OVH para de responder para o Brasil como ocorreu em 2016 por quase 3 dias e me ferrou muito o NS2 e NS4 continuaram a responder e o site não ficaria OFF já que conseguiram conversar com a OVH por outra rota.

Lembrando esse VPS peguei em outra empresa fora da OVH.

 

Abraço e obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Amigo, eu recomendo você a "segmentar" seus DNS mantendo o cluster, se deseja 4 servidores de DNS eu recomendo utilizar VPS com DNS-Only da própria cPanel.

NS1 - VPS BRASIL
NS2 - VPS BRASIL (empresa diferente do NS1)
NS3 - VPS EUA (com boa rota para BRASIL)
NS4 - VPS EUROPA (com boa rota pra Brasil)

scn_19062017_0244.png.930e129ba742b29f6d32d89182f0bbe9.png

Com isso, no servidor de hospedagem você apontará Servidor -> NS1 + Servidor -> NS2 e assim por diante.
Não recomendo você apontar NS1 -> NS2....

Em alguns clientes eu utilizo 3 DNS e estão funcionando que é uma maravilha.

 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, exato amigo estou usando o DNS-Only mesmo, minha duvida é se posso fazer exatamente o que vc mostrou na imagem.

Se eu entendi eu posso então no servidor deixar somente o NS1 e os outros NS2, NS3 ou até um NS4 em VPS externo.

E se eu tenho que deixar esses outros DNS registrados no "Server Configuration" do WHM do servidor principal.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sugiro usar um "hidden-master", ou seja, os servidores DNS que aparecem na publicação dos domínios são apenas cópias DNS-Only ou secundários, e não o servidor principal. Assim, o servidor principal pode ficar escondido sem IP publicado na Internet, usando alguma CDN de proxy reverso como Cloudflare ou Sucuri para que o IP dele nunca apareça. 

Além disso, sugiro usar dois domínios exclusivos para DNS, então se sua empresa é a host.com.br, você poderia ter um domínio servidoresdns.com.br e um domínio servidoresdns.com sem o nome da sua empresa, de forma mais "marca branca", e os servidores DNS seriam dns1.servidoresdns.com.br, dns2.servidoresdns.com etc. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo como uso plesk existe uma ferramenta chamada slave dns, com ela consigo esconder o master e deixar os que servidores secundários executem o trabalho, assim como o @rubensk mencionou, tenho um domínio exclusivo para nomenclatura. 

Hoje trabalho com 4 servidores DNS em minhas hospedagens/revendas: 1 EUA - 2BR - 1 Euro.

usei isso como uma alternativa as CDNs, funciona muito bem pra mim.

Os servidores BR ficam no mesmo datacenter e redes distintas. os web servers ficam em uma rede separada dos servidores dns, porem no mesmo datacenter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração
7 horas atrás, rodrigo286 disse:

Alguém tem um bom guia de como fazer isso, pode ser algo para que eu estude, gostaria de aprender.

Ou alguém que cobre algo para me dar uma aula básica.

Claro se quiser postar aqui para ajudar outros, vou pesquisar também.

Obrigado amigos.

Não há segredos :)

1.- Contrate um (ou 2 conforme recomendação do @rubensk ) domínio apenas para seu DNS.

2.- Contrate 1/2/3/4 VPS e instale os DNS-Only do cPanel

3.- Vá no Servidor de Hospedagem e configure o Cluster de DNS

O "problema" é que você precisará alterar os DNS de todos seus domínios junto as entidades (registro.br / Resellerclub / Enom) mas se tiver um bom relacionamento com seus clientes não terá dificuldade.

 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou voltando aqui só para uma duvida que pode ser besta mas para mim é importante.

Eu preciso comprar domínios de TLDs diferentes mesmo? .com.br .com .net...

Ou posso usar tipo um TLD só tipo:

ns1.servidordns.online 

ns2.servidordns.online

ns3.servidordns.online

Só fazendo apontamentos A para cada VPS, eu iria usar 3 VPS mas um mesmo TLD, posso fazer isso?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutes ago, rodrigo286 said:

Pessoal, estou voltando aqui só para uma duvida que pode ser besta mas para mim é importante.

Eu preciso comprar domínios de TLDs diferentes mesmo? .com.br .com .net...

Ou posso usar tipo um TLD só tipo:

ns1.servidordns.online 

ns2.servidordns.online

ns3.servidordns.online

Só fazendo apontamentos A para cada VPS, eu iria usar 3 VPS mas um mesmo TLD, posso fazer isso?

Abraço.

Com TLDs diferentes você se protege de falhas desse TLD. Domínios no AWS costumam ter nameservers de 5 TLDs diferentes... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?