Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O termo SSD-Cached


dinosn

Posts Recomendados

Olá,

É comum vermos, principalmente em fornecedores de VPS em USA, o termo "SSD Cached Server". Entende-se que o drive SSD entra como um cache para ganho de I/O, com baico custo, pois o armazenamento massivo das informações fica num SATA.

Rodei a internet atrás de informações sobre como criar um servidor com SSD Cache mas não encontrei muita coisa que possa me auxiliar. Poderiam me dizer qual sistema é utilizado para criar esse SSD Cached Server?

Necessito para criar servidores cPanel, penso no seguinte (não sei se funciona assim e se é isso mesmo):

- 2x SATA 2TB em RAID1 com BBU
- 1x SSD 240GB para cache

Neste servidor, a princípio, vamos usar para webhosting cPanel, o intuito seria mesmo ganho de performnace I/O. Posteriormente, mudaríamos o layout sata para RAID10 para criação de VMs.

agradeço se puderem auxiliar.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto só é possível a nível de hardware e feito diretamente na placa controladora. Há storages da Dell com esta função, que utilizam discos SAS e dispositivos SSD para guardar informações que são acessadas frequentemente, assim fornecendo maior capacidade de i/o.

É necessário uma controladora bem robusta e inteligente para isto, então até pode ser feito com algum software, mas não conheço software para tal.

 

Exemplo de storage: PS6100XS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2016 at 10:47, LucasOliveira disse:

Pode ser feito via software, mas qualquer travamento ou reboot inesperado gera perda de dados e sistema não inicia mais.

Tem de ser a nível hardware como o @Rodrigo Baldasso citou.

Exato alguns softwares de controladoras sata faz isso, em meu desktop da dell, eu utilizo desta forma, um ssd para cache, no desk é bem tranquilo, 

Em servidor utilizo apenas num servidor freenas, ssd para gravação, é nativo a função e da um bom ganho de perfomace.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?